Impacto da Análise de Dados no Processo de Otimização de Campanhas de Tráfego Pago na Empresa Raccoon.Monks

Impact of Data Analysis on Paid Traffic Campaigns Optimization Process at Raccoon.Monks

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61223/coopex.v14i1.98

Palabras clave:

Marketing Digital, Métricas, Performance

Resumen

Introdução: Com as evoluções que vêm acontecendo no cenário global, o mundo digital começou a ganhar maior importância, uma vez que as pessoas passaram a consumir e buscar informações através de mecanismos de busca no mundo online. Objetivo: Analisar o impacto da análise de dados no processo de otimização de campanhas de tráfego pago na empresa Raccoon.Monks. Metodologia: Foi realizado um estudo de caso, com abordagem quantitativa. Foi adotada uma amostra de 28% (n=110) da população de funcionários da Raccoon.Monks. Para coletar os dados, utilizou-se um questionário online aplicado através da ferramenta Google Formulário. Os dados coletados foram submetidos à análise estatística simples. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética, sob protocolo de número 5.713.600/2022. Resultados: Constatou-se que os funcionários consideram o processo de otimização de campanhas muito importante para gerar resultados e que a análise de dados é importante para otimizar campanhas, pois seu objetivo é construir um modelo onde seja possível prever o comportamento das métricas de sucesso daquela campanha. Além disso, pelo que foi analisado, o processo de otimizar uma campanha não possui uma solução que se encaixe em todos os casos, principalmente quando levamos em conta que seu sucesso é dado pelo objetivo do cliente e pelo comportamento dos usuários. Conclusão: O estudo revelou a importância de analisar dados ao otimizar campanhas de tráfego pago, visto que as otimizações, quando bem-feitas, aumentam as chances de alcançar os objetivos desejados.

Citas

AGARWAL, Princy; SHUKLA, Vinod Kumar. E-Marketing excellence: Planning and optimizing digital marketing. International Journal of Marketing and Technology, v. 3, n. 8, p. 130, 2013.

BATRA, Rajeev; KELLER, Kevin Lane. Integrating marketing communications: new findings, new lessons and new ideas. Journal of Marketing, v. 80, n. 6, p. 122–145, 2016.

CHAFFEY, Dave; PATRON, Mark. From web analytics to digital marketing optimization: Increasing the commercial value of digital analytics. Journal of Direct, Data and Digital Marketing Practice, v. 14, n. 1, p. 30-45, 2012.

CRESCITELLI, Edson; FREUNDT, Valéria Andrade. Métricas de comunicação de marketing offline e online. Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho), v. 10, n. 2, p. 01-25, 2013.

CUTRONA, Vincenzo et al. Semantically-enabled optimization of digital marketing campaigns. In: International Semantic Web Conference. Springer, Cham, 2019. p. 345- 362.

GABRIEL, Martha; KISO, Rafael. Marketing na Era Digital. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Atlas, 2020.

JÄRVINEN, Joel; KARJALUOTO, Heikki. The use of Web analytics for digital marketing performance measurement. Industrial Marketing Management, v. 50, p. 117-127, 2015.

KOTLER, Philip; KELLER, Kenvin Lane. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: mudança do tradicional para o digital. Coimbra: Actual, 2017.

RIBEIRO, Raquel Barbosa. Marketing: do conhecimento à decisão. 1. ed. Lisboa: Causa das Regras, 2016.

UDEANU, Ioana; STUPU, Luana-Diana; BOBOC, Andreea-Larisa. Optimize digital marketing campaigns using modern tools. Computer Science, v. 36, p. 335- 342, 2017.

VICTORINO, Karoline et al. Uso do Marketing Digital: Uma Análise de Empresas de um Parque Tecnológico. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 9, n. 4, p. 672-694, 2020.

XU, Jian et al. Smart pacing for effective online ad campaign optimization. In: Proceedings of the 21th ACM SIGKDD International Conference on Knowledge Discovery and Data Mining. 2015. p. 2217-2226.

Publicado

2023-01-25

Cómo citar

Lopes, C. V. de S., & Sousa, M. N. A. de. (2023). Impacto da Análise de Dados no Processo de Otimização de Campanhas de Tráfego Pago na Empresa Raccoon.Monks: Impact of Data Analysis on Paid Traffic Campaigns Optimization Process at Raccoon.Monks. Revista Coopex., 14(1), 106–117. https://doi.org/10.61223/coopex.v14i1.98

Número

Sección

Artigos

Categorías