Os impactos da Gamificação no processo de ensino aprendizagem na Era Digital

Authors

  • Miquéias Soares Cardoso Centro Universitário de Patos - UNIFIP
  • Wallennon Germano Dunga Centro Universitário de Patos - UNIFIP
  • André Francelino Gomes Centro Universitário de Patos - UNIFIP
  • Vinicius Vilar de Morais Centro Universitário de Patos - UNIFIP
  • Ítalo de Sousa Nobre Centro Universitário de Patos - UNIFIP
  • Jonathas Henryck Queiroz Centro Universitário de Patos - UNIFIP

DOI:

https://doi.org/10.61223/coopex.v14i1.125

Keywords:

Educação, Gamificação, Tecnologia, Metodologia

Abstract

O referido artigo trata da discussão sobre o impacto da utilização de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem. O mesmo se propõe a analisar o atual cenário metodológico da educação, levando em conta os dois métodos educacionais existentes, o tradicional e o moderno, dando enfoque a este último, com a aplicação da metodologia ativa gamificação. O mesmo baseia-se na pesquisa bibliográfica em artigos e publicações relacionadas ao tema supracitado, sendo uma revisão bibliográfica de autores. Após a reflexão sobre o tema, é perceptível a importância e o impacto desta metodologia no aprimoramento do aprendizado dos alunos, permitindo a conexão entre a era digital e a educação.

Author Biography

Miquéias Soares Cardoso, Centro Universitário de Patos - UNIFIP

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas no UNIFIP, já fui Ministrante de Minicursos na Área de UX e UI Design, atualmente sou participante e bolsista do FabLab UX, projeto de Pesquisa e Extensão nesta respectiva área de atuação, além disso, sou um aluno instigado pela Educação, sendo esses um dos motivos para a elaboração com a minha turma do artigo "Os impactos da Gamificação no processo de ensino aprendizagem na Era Digital" com total apoio do professor Flávio Franklin, artigo este com enfoque no uso de Metodologias Ativas em sala de aula, especificamente a Gamificação....

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Published

2023-04-07

How to Cite

Soares Cardoso, M., Germano Dunga, W., Francelino Gomes, A., Vilar de Morais, V., de Sousa Nobre, Ítalo, & Henryck Queiroz, J. (2023). Os impactos da Gamificação no processo de ensino aprendizagem na Era Digital. Revista Coopex., 14(1), 408–424. https://doi.org/10.61223/coopex.v14i1.125