Impacto da Análise de Dados no Processo de Otimização de Campanhas de Tráfego Pago na Empresa Raccoon.Monks

Impact of Data Analysis on Paid Traffic Campaigns Optimization Process at Raccoon.Monks

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61223/coopex.v14i1.98

Palavras-chave:

Marketing Digital, Métricas, Performance

Resumo

Introdução: Com as evoluções que vêm acontecendo no cenário global, o mundo digital começou a ganhar maior importância, uma vez que as pessoas passaram a consumir e buscar informações através de mecanismos de busca no mundo online. Objetivo: Analisar o impacto da análise de dados no processo de otimização de campanhas de tráfego pago na empresa Raccoon.Monks. Metodologia: Foi realizado um estudo de caso, com abordagem quantitativa. Foi adotada uma amostra de 28% (n=110) da população de funcionários da Raccoon.Monks. Para coletar os dados, utilizou-se um questionário online aplicado através da ferramenta Google Formulário. Os dados coletados foram submetidos à análise estatística simples. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética, sob protocolo de número 5.713.600/2022. Resultados: Constatou-se que os funcionários consideram o processo de otimização de campanhas muito importante para gerar resultados e que a análise de dados é importante para otimizar campanhas, pois seu objetivo é construir um modelo onde seja possível prever o comportamento das métricas de sucesso daquela campanha. Além disso, pelo que foi analisado, o processo de otimizar uma campanha não possui uma solução que se encaixe em todos os casos, principalmente quando levamos em conta que seu sucesso é dado pelo objetivo do cliente e pelo comportamento dos usuários. Conclusão: O estudo revelou a importância de analisar dados ao otimizar campanhas de tráfego pago, visto que as otimizações, quando bem-feitas, aumentam as chances de alcançar os objetivos desejados.

Referências

AGARWAL, Princy; SHUKLA, Vinod Kumar. E-Marketing excellence: Planning and optimizing digital marketing. International Journal of Marketing and Technology, v. 3, n. 8, p. 130, 2013.

BATRA, Rajeev; KELLER, Kevin Lane. Integrating marketing communications: new findings, new lessons and new ideas. Journal of Marketing, v. 80, n. 6, p. 122–145, 2016.

CHAFFEY, Dave; PATRON, Mark. From web analytics to digital marketing optimization: Increasing the commercial value of digital analytics. Journal of Direct, Data and Digital Marketing Practice, v. 14, n. 1, p. 30-45, 2012.

CRESCITELLI, Edson; FREUNDT, Valéria Andrade. Métricas de comunicação de marketing offline e online. Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho), v. 10, n. 2, p. 01-25, 2013.

CUTRONA, Vincenzo et al. Semantically-enabled optimization of digital marketing campaigns. In: International Semantic Web Conference. Springer, Cham, 2019. p. 345- 362.

GABRIEL, Martha; KISO, Rafael. Marketing na Era Digital. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Atlas, 2020.

JÄRVINEN, Joel; KARJALUOTO, Heikki. The use of Web analytics for digital marketing performance measurement. Industrial Marketing Management, v. 50, p. 117-127, 2015.

KOTLER, Philip; KELLER, Kenvin Lane. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: mudança do tradicional para o digital. Coimbra: Actual, 2017.

RIBEIRO, Raquel Barbosa. Marketing: do conhecimento à decisão. 1. ed. Lisboa: Causa das Regras, 2016.

UDEANU, Ioana; STUPU, Luana-Diana; BOBOC, Andreea-Larisa. Optimize digital marketing campaigns using modern tools. Computer Science, v. 36, p. 335- 342, 2017.

VICTORINO, Karoline et al. Uso do Marketing Digital: Uma Análise de Empresas de um Parque Tecnológico. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 9, n. 4, p. 672-694, 2020.

XU, Jian et al. Smart pacing for effective online ad campaign optimization. In: Proceedings of the 21th ACM SIGKDD International Conference on Knowledge Discovery and Data Mining. 2015. p. 2217-2226.

Downloads

Publicado

2023-01-25

Como Citar

Lopes, C. V. de S., & Sousa, M. N. A. de. (2023). Impacto da Análise de Dados no Processo de Otimização de Campanhas de Tráfego Pago na Empresa Raccoon.Monks: Impact of Data Analysis on Paid Traffic Campaigns Optimization Process at Raccoon.Monks. Revista Coopex., 14(1), 106–117. https://doi.org/10.61223/coopex.v14i1.98

Edição

Seção

Artigos

Categorias