A perspectiva dos pais sobre o tratamento fisioterapêutico no desenvolvimento motor de crianças com transtorno do espectro autista (TEA)

Patients parents' perspective on physiotherapy treatment in the motor development of children with autism spectrum disorder (ASD)

Autores

  • Laysa Gabrielle Silva Medeiros Centro Universitário de Patos UNIFIP
  • Ana Vitória Sousa de Medeiros Gomes
  • Samara Campos de Assis
  • Manuela Carla de Souza Lima Daltro

DOI:

https://doi.org/10.61223/coopex.v15i01.799

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista (TEA); Tratamento; Desenvolvimento Motor; Fisioterapia.

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) se caracteriza pelo comprometimento na interação social, comportamento e comunicação. Tais questões produzem impactos significativos, podendo trazer prejuízos ao longo de todo ciclo de vida. Objetivo: O artigo teve como objetivo analisar a percepção dos pais quanto ao tratamento fisioterapêutico no desenvolvimento motor de crianças com TEA. Métodos: Tratou-se de uma pesquisa de campo, descritiva, com abordagem quantitativa, onde foi realizado um levantamento de dados em um estudo transversal. A população foi formada por 30 pais e/ou responsáveis de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) cadastrados na Associação de Pais e Amigos dos Autistas (ASPAA), Centro Especializado em Reabilitação (CER), e na Clínica Escola de fisioterapia na cidade de Patos, no Estado da Paraíba. A coleta de dados se deu com a aplicação de um questionário semiestruturado. Resultados: Constatou-se que 70% das crianças eram do sexo masculino, com idades que variavam entre 2 e 14 anos e 60% tinham um nível de suporte dois; 70% delas apresentaram atraso na aquisição de habilidades como sentar, engatinhar, ficar de pé e andar, e 56,7% possuíam um pouco de dificuldade para manter o equilíbrio. Verificou-se ainda, que 63,3% das crianças faziam Fisioterapia há cerca de um ano, e, conforme relatado pelos pais ou responsáveis, em 96,7% dos casos a fisioterapia trouxe resultados positivos no desenvolvimento do equilíbrio e na locomoção das crianças. Conclusão: Concluiu-se que a Fisioterapia é importante no desenvolvimento não só motor, mas também nas habilidades cognitivas e de relacionamento de crianças com TEA. O estudo possibilitou um conhecimento ampliado acerca do tema, além de fornecer informações que irão ajudar outras pessoas com problemas semelhantes bem como profissionais da área.

Biografia do Autor

Ana Vitória Sousa de Medeiros Gomes

Graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário de Patos - UNIFIP

Samara Campos de Assis

Mestra. Docente no Curso de Fisioterapia do Centro Universitário de Patos - UNIFIP

Manuela Carla de Souza Lima Daltro

Pós-doutora. Docente no Curso de Fisioterapia do Centro Universitário de Patos - UNIFIP

Referências

ANJOS, C.C., et. Al. Perfil psicomotor de crianças com Transtorno do Espectro Autista em Maceió/AL. Revist. Port.: Saúde e Sociedade.. 2017

ASSOCIAÇÃO DE PSIQUIATRIA AMERICANA. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5.ed.Porto Alegre: Artmed, 2014.

ATAIDE, C. E. R. Estudo comparativo acerca do desempenho motor entre grupo controle e crianças com transtorno do espectro autista (tea). Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional-REVISBRATO, v. 7, n. 1, p. 1558-1574.

BRISAC, Juliana Gioia Negrão Worms de. Comparação do desempenho entre indivíduos saudáveis, com esquizofrenia e com transtornos do espectro do autismo em tarefas de cognição social. Dissertação de mestrado. Universidade Presbiteriana Mackenzie 2015. 149 f. 2015.

CARDOSO, Diana Maria Pereira; PITANGA, Bruno Penas Seara. O transtorno do espectro autista e as funções executivas: contribuições da neuropsicologia nacompreensão do transtorno.Estudos IAT, v. 5, n. 1, p. 126-157, 2020.

CRUZ B.D.Q, POTTKER C.A. As contribuições da equoterapia para o desenvolvimento psicomotor da criança com transtorno de espectro autista. Uningá Review Journal, v. 32, n. 1, p. 147-158, 2017.

DA SILVA, L. R. VILARINHO, K. O impacto da intervenção fisioterapêutica em crianças com autismo. Revista Científica da Faculdade Quirinópolis, v. 1, n. 12, p. 642-656, 2022.

DE MENDONÇA, Fabiana Sarilho et al. As principais alterações sensório-motoras e a abordagem fisioterapêutica no Transtorno do Espectro Autista. In: Desenvolvimento da Criança e do Adolescente: Evidências Científicas e Considerações Teóricas-Práticas. Guarujá- SP: Cientifica Digital, 1ª ed., 2020.

DE OLIVEIRA, A. F. A. A atuação da equoterapia no desenvolvimento motor de crianças com transtorno de espectro autista: uma revisão de literatura. 2022.

DE SOUZA GAIA, B. L.; DE FREITAS, F.G. B. Atuação da fisioterapia em crianças com transtorno do espectro autista (tea): uma revisão da literatura. Diálogos em Saúde, v. 5, n. 1, 2022.

DUARTE C. P., Schwartzman, J. S., Matsumoto, M. S., &Brunoni, D. Diagnóstico e intervenção precoce no transtorno do espectro do autismo: Relato de um caso. Autismo: vivências e caminhosp. 45-56, 2016.

GAIATO, Mayra; TEIXEIRA, Gustavo.O Reizinho Autista: Guia para lidar com comportamentos difíceis. n. Versos, 2018.

KONRAD, C. Desenvolvimento motor de crianças de 7 a 10 anos. RBDU. 2022.

Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12099

MARQUES, I. R. Contribuições da análise do comportamento aplicada na intervenção com crianças no espectro autista. 2023.

MARTINS, M. R.; MARTINS, A. L. B.. Identificação precoce e o déficit da atenção compartilhada no transtorno do espectro autista (tea): uma revisão da literatura. Espectro Autista na Universidade: Da Pesquisa, p. 19.

MAS, Natalie Andrade.Transtorno do espectro autista-história da construção de um diagnóstico. 2018. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. Acesso em:15 de fev.2022.

MELLO, B. L. C. et al. A importância da equoterapia para o transtorno do espectro Autista: benefícios detectados a partir da literatura científica nacional. Research, Society and Development, v. 11, n. 4, 2022.

RISSI, R. S.. Análise aplicada do comportamento e atendimento às crianças com transtorno do espectro autista. DSpace Repository. 2022.

SÁ, R. M. A., et al. Uma Análise Psiquiátrica sobre o Transtorno do

Espectro Autista: A Influência de fatores genéticos em seu Desenvolvimento.ID on line.

Revista de psicologia, v. 13, n. 48, p. 693-703, 2019.

Downloads

Publicado

2024-03-27

Como Citar

Silva Medeiros, L. G., Ana Vitória Sousa de Medeiros Gomes, Samara Campos de Assis, & Manuela Carla de Souza Lima Daltro. (2024). A perspectiva dos pais sobre o tratamento fisioterapêutico no desenvolvimento motor de crianças com transtorno do espectro autista (TEA): Patients parents’ perspective on physiotherapy treatment in the motor development of children with autism spectrum disorder (ASD). Revista Coopex., 15(01), 4709–4725. https://doi.org/10.61223/coopex.v15i01.799

Edição

Seção

Artigos

Categorias