Intervenção fisioterapêutica na reabilitação de crianças com transtorno do espectro autista associados a marcha de pé equino

Physiotherapy intervention in the rehabilitation of children with autism spectrum disorder associated with equine foot gait

Autores

  • Camila Queiroz da Cruz
  • Millena Macena Feitosa da Silva
  • Mayara Leal Almeida Costa UNIFIP

Palavras-chave:

Transtorno do espectro autista, marcha equina, Estudantes de Fisioterapia

Resumo

Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é considerado um transtorno do neurodesenvolvimento e atinge as áreas comportamentais que se caracterizam pela inflexibilidade para mudanças de rotinas e estereotipias de repetição, na interação social e na comunicação, pela presença de dificuldades na linguagem pragmática e um padrão de interesse restrito. Estudos mostram que anormalidades nos neurônios podem prejudicar o aprendizado motor dos indivíduos. A fisioterapia exerce importante papel no desenvolvimento neuropsicomotor, promovendo habilidades, melhorando as funções básicas, ajudando a criança a adquirir independência nas atividades da vida diária e na interação social com outras crianças e pessoas do meio em que vive. Objetivo: esse estudo visa investigar como a literatura relata as principais das intervenções fisioterapêuticas na reabilitação de crianças com transtorno do espectro autista associados a marcha de pé equino. Materiais e métodos: A presente pesquisa foi descrita a partir de base de dados como Scielo, LILACS e PubMed e Google acadêmico sendo um estudo de revisão sistemática de natureza qualitativa. Foi levantado 45 artigos, dos quais, 13 foram selecionados pelo critério de inclusão. Resultados e discussão:. A pesquisa se mostrou desafiadora, pois há um número insuficiente de artigos que falem dos diversos recursos da fisioterapia como cinesioterapia, hidroterapia, equoterapia, kinesio taping e métodos ABA. Considerações finais: Apesar das dificuldades encontradas, foi possível demonstrar a relevância da Intervenção do profissional fisioterapeuta no tratamento de crianças com TEA e sua interferência na marcha equina. Bem como, as crianças com TEA conseguem obter uma maior independência em suas atividades diárias e uma melhora em seu desenvolvimento neuropsicomotor como um todo, quando inicia precocemente o tratamento fisioterapêutico associado com uma equipe multiprofissional.

 

Palavras-chave: Transtorno do espectro autista; marcha equina; fisioterapia

Referências

ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE PSIQUIÁTRICA et al. DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. DSM-5 (5.ed.). Porto Alegre: Artmed, 2014.

CAMARGO, S. P. H.; RISPOLI, M. Análise do comportamento aplicada como intervenção para o autismo: definição, características e pressupostos filosóficos. Revista Educação Especial, p. 639-650, 2013.

MENDONÇA, F. S. et al. As principais alterações sensório-motoras e a abordagem fisioterapêutica no Transtorno do Espectro Autista. Desenvolvimento da criança e adolescente: Evidências científicas e considerações teoricas-práticas,cap 15, p. 227-252, 2020.

SOUZA GAIA, B. L.; DE FREITAS, F. G. B. Atuação da fisioterapia em crianças com transtorno do espectro autista (TEA): uma revisão de literatura. Diálogos em Saúde, v. 5, n. 1, 2022

SANTOS, L. F. et al. Estudo das Principais Contribuições da Fisioterapia em Pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) diagnosticados. In: Seção de Pôster apresentado no Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG, Goiás, GO. 2017.

ESTOPA, P; MENDES C; RALIO C. The Effectiveness and Benefit of Therapy Taping ® Method in Children and Adolescents with Autism Spectrum Disorder-T.E.A. J. Health Scie. [Internet]. 4º de outubro de 2019

MELO, M. F. B. de. Influência da eletroestimulação funcional na análise da marcha em pacientes com sequela de pé equino. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco, 2017.

NEVES, I. R. et al. A Importância da Cinesioterapia no Acompanhamento de Crianças Autistas: Uma revisão de literatura. 2022.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE.Transtorno do Espectro Autista. Washington D.C.: 2022.

SANTOS, J. X. Protocolo de Intervenção em Equoterapia para Crianças com Autismo. 2021.

SILVA, J. E. S. A fisioterapia no desenvolvimento motor das crianças com transtorno do espectro autista (TEA). 2022.

SOUSA, D. L. D. de et al. Análise do comportamento aplicada: a percepção de pais e profissionais acerca do tratamento em crianças com espectro autistaApplied behavior analysis: parent and professional perception about treatment in children with autism spectrum. Contextos Clínic,São Leopoldo , v. 13, n. 1, p. 105-124, abr. 2020.

SOUZA, E; LÜDTKE, D. Influência do Exercício Aquático em Crianças Com Transtorno do Espectro Autista (TEA): uma Revisão Narrativa. 2022.

Downloads

Publicado

2024-03-26

Como Citar

Queiroz da Cruz, C., Macena Feitosa da Silva, M., & Leal Almeida Costa, M. (2024). Intervenção fisioterapêutica na reabilitação de crianças com transtorno do espectro autista associados a marcha de pé equino : Physiotherapy intervention in the rehabilitation of children with autism spectrum disorder associated with equine foot gait. Revista Coopex., 15(01), 4676–4685. Recuperado de https://coopex.unifip.edu.br/index.php/coopex/article/view/571

Edição

Seção

Artigos

Categorias