A instituição escolar e as possibilidades sublimatórias: um diálogo entre a psicopedagogia e a psicanálise

Autores

  • Marcos Vitor Costa Castelhano
  • Tanise Soares Linhares

DOI:

https://doi.org/10.61223/coopex.v14i2.198

Palavras-chave:

Caminhabilidade, Mobilidade Urbana, UNIFIP

Resumo

Andar a pé é o meio mais básico e fundamental de transporte no ambiente urbano, e é responsável por 39% dos deslocamentos realizados em cidades com mais de 60 mil habitantes. Em entornos escolares, estudos indicam que quanto melhor for a qualidade do ambiente, mais alunos são estimulados a caminhar. Questiona-se aqui: em que medida os entornos de áreas escolares potencializam o andar a pé? E que aspectos da caminhabilidade são mais importantes para o entorno de áreas escolares? Esta pesquisa tem como objetivo principal avaliar o potencial de caminhabilidade no entorno do Centro Universitário de Patos, Paraíba, Brasil. A metodologia deste trabalho foi construída a partir do Índice de Caminhabilidade do ITDP, que avalia a qualidade das calçadas em 6 categorias. Os achados demonstram que as calçadas do entorno da instituição apresentam bom potencial geral de caminhabilidade, principalmente nos segmentos localizados ao longo da Av.  Horácio Nóbrega. Recomendações técnicas foram elencadas para mitigar os problemas encontrados.

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Publicado

2023-06-06

Como Citar

Castelhano, M. V. C., & Linhares, T. S. (2023). A instituição escolar e as possibilidades sublimatórias: um diálogo entre a psicopedagogia e a psicanálise. Revista Coopex., 14(2), 1179–1190. https://doi.org/10.61223/coopex.v14i2.198

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