Síndrome de burnout em professores: uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61223/coopex.v14i1.105

Palavras-chave:

Professores, Burnout, Exaustão

Resumo

A Síndrome de Burnout (SB) ocorre devido ao contato contínuo e direto com outras pessoas no ambiente de trabalho, os profissionais mais afetados são médicos, enfermeiros, policiais e professores. Ela é dividida em três dimensões: exaustão emocional, despersonalização e diminuição da realização pessoal. Devido a SB apresentar sintomas diversos, seu diagnóstico torna-se difícil. Os professores estão no grupo de alto risco, e seu desenvolvimento ocorre de forma gradativa, podendo o individuo levar décadas para se dar conta do adoecimento. Esse estudo teve como objetivo revisar artigos que abordassem e a Síndrome de Burnout em professores de diferentes níveis de ensino. Realizou-se uma busca bibliográfica na base de dados SciELO e foram encontrados 25 artigos entre os anos de 2009 e 2019, mas apenas seis se encaixavam em todos os critérios de inclusão. Os resultados mostraram que há certa escassez de publicações sobre o fenômeno/grupo em revistas da área de Psicologia. Boa parte dos resultados dos estudos revisados apontaram altos níveis das Exaustão Emocional, demonstrando assim a importância de dar atenção a esses profissionais, bem como a desenvolver mais estudos acerca da temática.

Biografia do Autor

Ingrid Oliveira Soares

Psicóloga graduada pelo Centro Universitário de Patos

Layrtthon Carlos de Oliveira Santos, Centro Universitário de Patos

Doutor em Psicologia Social, Professor do Centro Universitário de Patos

Referências

REFERÊNCIAS

BATISTA, Jaqueline Brito Vidal et al. Prevalência da Síndrome de Burnout e fatores sociodemográficos e laborais em professores de escolas municipais da cidade de João Pessoa, PB. Revista brasileira de epidemiologia, v. 13, p. 502-512, 2010.

BORBA, Bruna Mainardi Rosso et al. Síndrome de Burnout em professores: estudo comparativo entre o ensino público e privado. Psicologia Argumento, v. 33, n. 80, 2015.

BOUJUT, Emilie et al. Comparative study of teachers in regular schools and teachers in specialized schools in France, working with students with an autism spectrum disorder: Stress, social support, coping strategies and burnout. Journal of autism and developmental disorders, v. 46, n. 9, p. 2874-2889, 2016.

BRAUN, Ana Claudia; CARLOTTO, Mary Sandra. Síndrome de Burnout: estudo comparativo entre professores do Ensino Especial e do Ensino Regular. Psicologia Escolar e Educacional, v. 18, p. 125-132, 2014.

BYRNE, Barbara M. The nomological network of teacher burnout: A literature review and empirically validated model. Understanding and preventing teacher burnout: A sourcebook of international research and practice, p. 15-37, 1999.

CAPEL, Susan A. The incidence of and influences on stress and burnout in secondary school teachers. British Journal of Educational Psychology, v. 57, n. 3, p. 279-288, 1987.

CARLOTTO, Mary Sandra. Síndrome de burnout e a satisfação no trabalho: um estudio com professores universitários. In: Burnout: quando o trabalho ameaça o bem-estar do trabalhador. 2002. p. 187-212.

CARLOTTO, Mary Sandra. Síndrome de burnout e gênero em docentes de instituições particulares de ensino. Revista de Psicologia da Universidade do Contestado, v. 1, n. 1, p. 15-23, 2003.

CARLOTTO, Mary Sandra. Síndrome de Burnout em professores: prevalência e fatores associados. Psicologia: teoria e Pesquisa, v. 27, p. 403-410, 2011.

DIEHL, Liciane; CARLOTTO, Mary Sandra. Knowledge of teachers about the burnout syndrome: Process, risk factors and consequences. Psicologia em Estudo, v. 19, p. 741-752, 2014.

CARLOTTO, Mary Sandra; PALAZZO, Lílian dos Santos. Síndrome de burnout e fatores associados: um estudo epidemiológico com professores. Cadernos de Saúde Pública, v. 22, n. 5, p. 1017-1026, 2006.

CODO, Wanderley. Educação: carinho e trabalho. Petrópolis: Vozes, 1999.

COSTA, Ludmila da Silva Tavares et al. Prevalência da Síndrome de Burnout em uma amostra de professores universitários brasileiros. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 26, p. 636-642, 2013.

DALCIN, Larissa; CARLOTTO, Mary Sandra. Avaliação de efeito de uma intervenção para a Síndrome de Burnout em professores. Psicologia Escolar e Educacional, v. 22, p. 141-150, 2018.

Gil-Monte, Pedro R. Él síndrome por el trabajo (burnout). Una enfermidad laboral en la sociedad del bienestar. Madrid: Pirâmide, 2005.

GOMES, António Rui et al. Problemas e desafios no exercício da actividade docente: Um estudo sobre o stresse,“burnout”, saúde física e satisfação profissional em professores do 3º ciclo e ensino secundário. Revista Portuguesa de Educação, v. 19, p. 67-93, 2006.

GOTO, Priscila Sayuri. O cotidiano dos professores da rede pública de ensino: desgaste, intensificação e precarização do trabalho frente às demandas educacionais. Serviço Social & Realidade, v. 20, n. 2, 2011.

KELCHTERMANS, Geert. The teaching career: between burnout and fading away? Reflections from a narrative and biographical perspective. p. 176 – 191, 1999.

LAVIAN, Rivka Hillel. The impact of organizational climate on burnout among homeroom teachers and special education teachers (full classes/individual pupils) in mainstream schools. Teachers and Teaching, v. 18, n. 2, p. 233-247, 2012.

LEITER, Michael P.; MASLACH, Christina. The impact of interpersonal environment on burnout and organizational commitment. Journal of organizational behavior, v. 9, n. 4, p. 297-308, 1988.

LOPES, Andressa Pereira; PONTES, Édel Alexandre Silva. Síndrome de Burnout: um estudo comparativo entre professores das redes pública estadual e particular. Psicologia Escolar e Educacional, v. 13, p. 275-281, 2009.

MACHADO, Valéria Rodrigues; BOECHAT, Ieda Tinoco; SANTOS, Mariana Fernandes Ramos. Síndrome de burnout: uma reflexão sobre a saúde mental do educador. Revista Transformar, n. 7, p. 257-272, 2015.

MALAGGI, Eduarda Ana. Qualidade de vida no trabalho: impactos causados pela Síndrome de Burnout. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS, 2022. 53p.

MASLACH, Christina; JACKSON, Susan E. The role of sex and family variables in burnout. Sex roles, v. 12, n. 7, p. 837-851, 1985.

MASLACH, Christina; LEITER, Michael P. Trabalho: fonte de prazer ou desgaste: guia para vencer o estresse na empresa. In: Trabalho: fonte de prazer ou desgaste: guia para vencer o estresse na empresa. 1999. p. 239-239.

PEREIRA, Ana Maria T. Benevides. Burnout: Quando O Trabalho Ameaça O Bem-Estar do Trabalhador. Casa do psicólogo, 2002.

PINTO, M. et al. Síndrome de burnout em docentes. Revista Interdisciplinar, v. 8, n. 2, p. 169-177, 2015.

QUTAIBA, Agbaria. The relationship between the level of school-involvement and learned helplessness among special-education teachers in the Arab sector. Australian Journal of Teacher Education, v. 36, n. 2, p. 1-15, 2011.

REIS, Anna Camila Baioto Pina et al. Avaliação dos principais sintomas na detecção precoce da Síndrome de Burnout em Professores. CIPEEX, v. 2, p. 1127-1137, 2018.

RESK, Sucena Shkrada. Convivendo com o inimigo. Revista Psique Ciência & Vida, p. 27-34, 2011.

RIBEIRO, Liliane da Consolação Campos; BARBOSA, Lilia Aparecida Campos Ribeiro; SOARES, Ademilson Souza. Avaliação da prevalência de Burnout entre professores e a sua relação com as variáveis sociodemográficas. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, v. 5, n. 3, p. 1741-1751, 2015.

SANTOS, Westerley Antonio. Uma reflexão necessária sobre a profissão docente no Brasil, a partir dos cinco tipos de desvalorização do professor. Sapere Aude, v. 6, n. 11, p. 349-358, 2015.

SILVA, Nilson Rogério da; ALMEIDA, Maria Amélia. As características dos alunos são determinantes para o adoecimento de professores: Um estudo comparativo sobre a incidência de Burnout em professores do ensino regular e especial. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 17, p. 373-394, 2011.

SILVA, Nilson Rogério da et al. O trabalho do professor, indicadores de Burnout, práticas educativas e comportamento dos alunos: correlação e predição. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 21, p. 363-376, 2015.

SILVA, Scheila Maria Ferreira; OLIVEIRA, Áurea de Fátima. Burnout em professores universitários do ensino particular. Psicologia Escolar e Educacional, v. 23, 2019.

TAMAYO, Maurício R.; TRÓCCOLI, B. T. Burnout no trabalho. Brasília: UNB, 2002.

VERCAMBRE, Marie-Noël et al. Individual and contextual covariates of burnout: a cross-sectional nationwide study of French teachers. BMC Public Health, v. 9, n. 1, p. 1-12, 2009.

Downloads

Publicado

2023-04-07

Como Citar

Soares, I. O., & Santos, L. C. de O. (2023). Síndrome de burnout em professores: uma revisão de literatura. Revista Coopex., 14(1), 369–385. https://doi.org/10.61223/coopex.v14i1.105

Edição

Seção

Artigos

Categorias

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.