Traços de Personalidade, Estresse Ocupacional e Síndrome de Burnout em professores: Um estudo correlacional

Autores

  • Hellen Louize Aleixo Farias Centro Universitário de Patos - UNIFIP
  • Thereza Christina Garcia Bezerra Centro Universitário de Patos - UNIFIP
  • Samuel Gualberto dos Santos Centro Universitário de Patos - UNIFIP
  • Maria Eduarda Pereira Araújo Centro Universitário de Patos - UNIFIP
  • Camilla Vieira de Figueiredo Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
  • Alessandro Teixeira Rezende Faculdade de Integração do Sertão

DOI:

https://doi.org/10.61223/coopex.v14i3.355

Palavras-chave:

Traços de Personalidade, Estresse Ocupacional, Coping, Professores

Resumo

O presente estudo objetivou relacionar os Cinco Grandes Fatores de Personalidade (CGFP), Estresse Ocupacional e a Síndrome de Burnout (SB). Para tanto, participaram do estudo 202 professores, majoritariamente casados (45%). Estes responderam ao questionário sociodemográfico, para caracterização da amostra, ao Inventário dos Cinco Grandes Fatores de Personalidade, Escala de Estresse do Trabalho – EET e ao Maslach Burnout Inventory – MBI. Os achados do estudo apontaram que os traços de personalidade não apresentam relações estatísticamente significativas com o Estresse Ocupacional (EO). Por outro lado, o EO se relacionou de maneira significativa com todos os fatores da SB, Realização Profissional (r= - 0,29 e p<0,001); Despersonalização (r=0,33 e p< 0,001); e Exaustão Emocional (r=0,24 e p< 0,001). Quanto as relações entre os CGFP e as dimensões da SB, pode-se observar algumas relações estatísticamente positivas e outras negativas. desta forma, é possível destacar a relação positiva encontrada entre o traço de personalidade Abertura e a dimensão Realização Profissional da SB (r=0,24 e p<0,001), assim como, destacar a relação negativa entre o traço de personalidade Extroversão e o fator da SB Exaustão Emocional (r= - 0,17 e p<0,005). Com isso, conclui-se que os objetivos propostos foram alcançados e os achados do estudo podem servir como auxílio a estratégias de prevenção a saúde mental de professores, considerando que o EO e a SB, podem gerar sofrimento psíquico e ,consequentemente, adoecimento mental.

Referências

ABREU, K. L. et al. Estresse ocupacional e Síndrome de Burnout no exercício profissional da psicologia. Psicologia: ciência e profissão, v. 22, p. 22-29, 2002.

ALFONSI, J.; TRONCOSO, A. C.; CONDE, E. Efeitos das Práticas Meditativas nos Níveis de Cortisol Induzidos por Estresse Agudo: uma revisão sistemática. Contextos clínicos,v. 14, n.3,2021.

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). Diagnostic and statistical manual of mental disorders (DSM-V:TR). 5. ed. Brasil: Artmed, 2023.

ANDRADE, R. C. et al. Utilização de Animais como Coterapeutas de Estresse e nos Tratamentos de Transtornos mentais e emocionais do ser humano. Ensaios e ciência, v. 24, n. 5, 2020.

ANDRADE, J. M. Evidências de validade do inventário dos cinco grandes fatores da personalidade para o Brasil. 2008. 169f. Tese (Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações) – Universidade de Brasília, Brasil, 2008.

ASHTON, M. C. Individual differences and personality. Ontário: Academic Press, 2013.

ASSARI, S., & LANKARANI, M. M. Association between stressful life events and depression; intersection of race and gender. Journal of Racial and Ethnic Health Disparities, 3(2), 349–356, 2016.

BAKKER, A. B. et al. The relationship between the big five personality factors and burnout: A study among volunteer counselors. The Journal of social psychology, v. 146, n. 1, p. 31-50, 2006.

BENEVIDES-PEREIRA, A. M. T. O estado da arte do burnout no Brasil. Revista Eletrônica InterAção Psy, v. 1, n. 1, p. 4-11, 2003.

BRANDÃO, R. Estresse: tudo o que você precisa saber e dicas para lidar melhor. Zenclub. 2020. Disponível em: https://zenklub.com.br/blog/para-voce/estresse/#:~:text=O%20que%20%C3%A9%20o%20estresse%3F,estresse%20n%C3%A3o%20s%C3%A3o%20apenas%20ruins.

BRASIL. Ministério da Saúde. Resolução nº 510/16 do Conselho Nacional de Saúde, de 07 de abril de 2016. Dispõe sobre diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Brasília, DF, 2016. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/ saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html

BRASIL. Presidência da República. Decreto 3048. Regulamentação da Previdência Social. Brasília, DF, 1999.

BROTTO, T. Estresse: o que é, sintomas e tratamentos. Psicólogo e Terapia. 2021. Disponível em: https://www.psicologoeterapia.com.br/blog/estresse-causas-sintomas-e-tratamento/

CARLOTTO, M. S. A síndrome de burnout e o trabalho docente. Psicologia em Estudo, v. 7, n. 1, p. 21-29, 2002.

CARLOTTO, M. S. Síndrome de Burnout em Professores: prevalência e fatores associados. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 27, n. 4, p. 403-410, 2011.

CODO, W.; VASQUES-MENEZES, I. O que é Burnout?. Educação: carinho e trabalho, v. 2, n. 1., p. 237-254, 1999.

COOPER, C.; SLOAN, S.; WILLIAMS, S. Guia de gestão de indicadores de estresse ocupacional. Londres: Thorbay, 1988.

DIAS, S.; QUEIRÓS, C. A influência dos traços de personalidade no burnout dos professores. Actas do VII simpósio nacional de investigação em psicologia. 2010.

ESTEVE, J. M. O mal-estar docente: a sala de aula e a saúde dos professores. São Paulo: Edusc, 1999.

FARBER, B. A. Crisis in education: Stress and burnout in the American teacher. Jossey-Bass, 1991.

GIL-MONTE, P. R. El síndrome de quemarse por el trabajo (burnout) como fenómeno transcultural. Informació Psicológica, n. 91-92, p. 4-11, 2008.

GILMONTE, P. R. Magnitude of relationship between burnout and absenteeism: a preliminary study. Psychological reports, v. 102, n. 2, p. 465-468, 2008.

GOMES, C., M., A.; GOLINO, H., F. Relações hierárquicas entre os traços amplos do Big Five. Psicologia Reflexão e Crítica, v. 25, n. 3, p. 445-456, 2012.

GRANATO, L. O que significa a mudança da OMS sobre a Síndrome de Burnout?. Exame. 2019. Recuperado de: https://exame.com/carreira/o-que-significa-a-mudanca-da-oms-sobre-a-sindrome-de-burnout/

GUGLIELMI, R. S.; TATROW, K. Occupational stress, burnout, and health in teachers: A methodological and theoretical analysis. Review of educational research, v. 68, n. 1, p. 61-99, 1998.

HARRISON, B.J. Are you to burn out? Fund Raising Management, v. 30, n. 3, p. 25-28, 1999.

HEINECK, G.; ANGER, S. The returns to cognitive abilities and personality traits in Germany. Labour Economics, v. 17, p. 535-546, 2010.

HOUAISS, A.; VILLAR, M. S.; FRANCO, F. M. M. Dicionario eletrônico Houaiss da Lingua Portuguesa. Semantic Scholar. 2001. Disponível em: https://www.semanticscholar.org/paper/Ant%C3%B4nio-Houaiss%2C-Mauro-de-Salles-Villar-y-Francisco-Jover/3e4dc9a3a2dd107f3386e56ff225acd86996bb53

INOCENTE, N. J. Estresse ocupacional: Origens, conceitos, relações e aplicações nas organizações e no trabalho. In: CHAMON, E. M. Q. O. (org.). Gestão e comportamento humano nas organizações. Rio de Janeiro: Brasport, p. 146-179, 2007.

JUDGE, T. A. et al. The big-five personality traits, general mental ability, and career success across the life span. Personnel Psychology, v. 52, n. 3, p. 621-652, 1999.

JUDGE, T. A.; ILIESS, R. Relationship of personality to performance motivation: A metanalytic review. Journal of Applied Psychology, v. 87, n. 4, p. 797-807, 2002.

JUNIOR, E. G.; LIPP, M. E. N. Estresse Entre Professoras Do Ensino Fundamental De Escolas Públicas Estaduais. Psicologia em estudo, v. 13, p. 847-857, 2008.

KAPCZINSKI, F.; MARGIS, R. Transtorno de estresse pós-traumático: critérios diagnósticos. Rev Bras Psiquiat, v. 25, p. 3-7, 2003.

LAZARUS, R. S. From psychological stress to emotions: A History of Changing Outlooks. Annual review of psychology, v. 44, n. 1, p. 1-22, 1993.

MASLACH, C.; LEITER, M. New insights into burnout and health care: Strategies for improving civility and alleviating burnout. Medical Teacher, v. 39, n. 2, p.160-163, 2017.

MASLACH, C.; SCHAUFELI, W. B.; LEITER, M. P. (2001). Job Burnout. Annual Review of Psychology, v. 52, n. 1, p. 397-422, 2001.

MEDRADO, A. R. A. P. Você sabe como surgiu o conceito de estresse? iSaúde. 2013. Disponível em: https://www.isaude.com.br/noticias/detalhe/noticia/voce-sabe-como-surgiu-o-conceito-de-estresse/

MERAZZI, C. Apprendre à vivre les conflits: une tâche de la formation des enseignants. European Journal of Teacher Education, v. 6, n. 2, p. 101-105, 1983.

NATIVIDADE, J. C.; HUTZ, C. S. Escala reduzida de descritores dos cinco grandes fatores de personalidade: prós e contras. Psico, v. 46, n. 1, p. 79-89, 2015.

NUNES, C. H. S. S.; HUTZ, C. S.O modelo dos Cinco Grandes Fatores de Personalidade. Temas em avaliação psicológica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.

PASCHOAL, T.; TAMAYO, A. Validação da escala de estresse no trabalho. Estudos de Psicologia (Natal), v. 9, p. 45-52, 2004.

PASSOS, M. F. D.; LAROS, J. A. Construção de uma escala reduzida de Cinco Grandes Fatores de personalidade. Avaliação Psicológica, v. 14, n. 1, p. 115-123, 2015.

PRADO, C. E. P. Estresse ocupacional: causas e consequências. Revista Brasileira de Medicina, v. 14, n. 3, p. 275-284, 2016.

RIO, R. P. O fascínio do stress. Belo Horizonte: Del Rey, 1995.

RODRIGUES, L. A. Avaliação da relação do estresse ocupacional com marcadores de estresse oxidativo e de inflamação em profissionais de saúde de unidades de terapia intensiva. 2019. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/297688211.pdf

SILVA, G. N. (Re)Conhecendo o Estresse no Trabalho: uma Visão Crítica. Gerais: Rev. Interinst. Psicol, v. 12, n. 1, p. 51-61, 2019.

SWIDER, B. W.; ZIMMERMAN, R. D. Born to burnout: A meta-analytic path model of personality, job burnout, and work outcomes. Journal of Vocational Behavior, v. 76, n. 3, p. 487-506, 2010.

VEREA, L. Estresse: quais os sintomas físicos e emocionais? Minha Vida. 2022. Disponível em: https://www.minhavida.com.br/saude/temas/estresse

Downloads

Publicado

2023-08-03

Como Citar

Farias, H. L. A., Bezerra, T. C. G., Santos, S. G. dos, Araújo, M. E. P., Figueiredo, C. V. de, & Rezende, A. T. (2023). Traços de Personalidade, Estresse Ocupacional e Síndrome de Burnout em professores: Um estudo correlacional. Revista Coopex., 14(3), 2613–2627. https://doi.org/10.61223/coopex.v14i3.355

Edição

Seção

Artigos

Categorias