Visualizações metodológicas-experienciais voltadas aos alunos com TOC nos âmbitos pedagógicos: a interdisciplinaridade enquanto proposição inclusiva
Methodological-experiential visualizations aimed at students with OCD in pedagogical areas: interdisciplinarity as an inclusive proposition
DOI:
https://doi.org/10.61223/coopex.v15i02.851Resumo
Nos âmbitos escolares, os alunos inseridos no TOC, considerando os sinais, as pontuações
vivenciais e os sintomas em suas entrelinhas psicopatológicas, apresentam comprometimentos ligados ao
funcionamento mental mediante das experiências do ensino-aprendizagem, assim como nas interações
socializatórias, nas esquemáticas e espaços educativos, revelando a pertinência deste eixo temático nas
discussões multiprofissionais e educacionais na contemporaneidade. Seguindo as premissas supracitadas, o
presente estudo discorre sobre os aspectos metodológicos-experienciais mediante dos processos inclusivos e
formativos dos alunos com TOC nos espaços educacionais, tendo como plano de fundo a interdisciplinaridade
enquanto vetor organizativo e dialógico das consolidações da inclusão escolar-social. Para isso, opera-se a
metodologia de revisão narrativa como estratégia central de pesquisa bibliográfica para a lapidação estrutural e
argumentativa do trabalho em questão, valendo-se de artigos científicos, capítulos de livro e outras predicações
acadêmicas como principais fontes de busca especializada, sendo encontradas nas bases digitais do Google
Acadêmico, Scielo, PePSIC e Portal de Trabalhos da CAPES. Portanto, considerando as objetivações e
pressupostos citados, adianta-se os demais tópicos especificados relacionados as interlocuções entre o TOC, as
metodológicas e experienciais educacionais e a significância aplicativa da interdisciplinaridade nos eixos
inclusões na contemporaneidade.
Palavras-chave: TOC. Educação. Interdisciplinaridade.
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