A constante participativa enquanto estratégia inclusiva no meio educacional: uma revisão narrativa

The participatory constant as an inclusive strategy in the educational environment: a narrative review

Autores

  • Marcos Vitor Costa Castelhano Centro Universitário de Patos-UNIFIP
  • Patricia Ferreira dos Santos
  • Andréa Santos Lúcio
  • Mayara Millena Moreira Formiga
  • Maria Gomes de Araújo Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.61223/coopex.v14i1.84

Resumo

A noção de participação deve ser pensada e praticada no sentido da integração dos sujeitos diante de suas contextualizações socioculturais, desenvolvendo processos de acolhimento das construções individuais e coletivas em uma perspectiva dialógica entre os campos subjetivos e os elementos identitários  No âmbito pedagógico, a educação inclusiva retrata as preposições da participação dos sujeitos, enfatizando que os processos educativos caminham de maneira conjuntiva com as interações sociais, integrando o indivíduo as contingências vivenciais da comunidade, ultrapassando os moldes defendidos pelo ensino tradicional. Desse modo, Figueira deixa claro que as propostas inclusivas não são sinônimos das práticas assistencialistas ou curadoras, geralmente observadas nas primeiras tentativas de aplicações executórias-inclusivas no Brasil, uma vez que engloba propostas multifatoriais enfocadas na dialética sujeito-sociedade, apresentando variados contrapontos nas entrelinhas históricas, psicológicas e metodológicas dos manejos educacionais. Seguindo as ideais levantadas, o estudo em questão discute sobre a relação potencial entre a constante participativa enquanto componente pedagógica e os modelos metodológicos da educação inclusiva, visualizando as interações significativas na díade técnica-vivência nas diretrizes educativas da escola contemporânea. A partir dos pontos abordados, percebe-se que os processos inclusivos e participativos, mesmo que não sejam sinônimos conceituais e práticos, participam de maneira integrada em meio dos campos metodológicos e vivenciais nas relações intra e interpessoais das experiências educacionais na contemporaneidade.

Referências

ALVES, Rubem. Conversas sobre educação. Verus Editora, 2003.

BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 13. ed. reform. e ampl. São Paulo: Saraiva, 2009.

BORDENAVE, J. D. O que é participação. São Paulo: Brasiliense, 1983.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação?. Brasília: Brasiliense, 2017.

CASTELHANO, M. V. C. et al. O professor e a aura libertadora: uma breve reflexão acerca do poder da aprendizagem. In: Naíola Paiva de Miranda; Cristiana Barcelos da Silva; Patrícia Gonçalves de Freitas. (Org.). Caminhos da formação docente: diálogos entre ensino, métodos e conhecimento em unidades de aprendizagem. Rio de Janeiro: Editora e-Publicar, 2021, v. 3, p. 90-96.

FIGUEIRA, Emílio. O que é educação inclusiva. Brasiliense, 2017.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2014.

LESSARD; Claude; CARPENTER, Anyléne. Políticas educativas a aplicação na prática. Petrópolis: Vozes, 2016

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê?. São Paulo: Cortez, 2007.

MARQUES, Mário Osório. Formação do profissional de educação. Editora Unijuí, 2003.

MRECH, Leny Magalhães. O que é educação inclusiva. Revista Integração, v. 10, n. 20, p. 37-40, 1998.

PILETTI, Nelson. Sociologia da educação. São Paulo: Editora Ática, 2003.

RIBEIRO, A. A Escola como forma de exclusão social do aluno. Sobral, Universidade Estadual Vale do Acaraú, 2006.

SASSAKI, Romeu Kasumi. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. 3 ed. Rio de Janeiro: WVA, 1999.

SIMONETTI, Amália. O desafio de alfabetizar e letrar. Fortaleza: Edição Livro Técnico, 2005.

Downloads

Publicado

2023-01-25

Como Citar

Costa Castelhano, M. V., Ferreira dos Santos, P. ., Santos Lúcio, A. ., Millena Moreira Formiga, M. ., & Gomes de Araújo Nascimento, M. . (2023). A constante participativa enquanto estratégia inclusiva no meio educacional: uma revisão narrativa: The participatory constant as an inclusive strategy in the educational environment: a narrative review. Revista Coopex., 14(1), 118–126. https://doi.org/10.61223/coopex.v14i1.84

Edição

Seção

Artigos

Categorias