Disciplina Positiva na escola: uma Revisão Sistemática da Literatura

Autores

  • Alexia Vitória Pereira da Costa Diniz Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
  • Tatiana Cristina Vasconcelos Docente e pesquisadora do Departamento de Educação e do Mestrado em Educação Inclusiva (PROFEI/UEPB).
  • Joselito Santos Doutor em Ciências Sociais. Professor do Centro Universitário UNIFIP. Campina Grande – PB.
  • Valdecy Margarida da Silva Doutora em Educação (UERJ). Mestre em Letras (UFPB). Licenciada em Pedagogia (UFCG), em Letras (UFPB) e Bacharela em Direito (UEPB). Docente da UEPB,
  • Magnólia de Lima Sousa Targino Mestre em Psicologia (PUC-SP). Licenciada e Bacharela em Psicologia (URN). Docente UEPB

DOI:

https://doi.org/10.61223/coopex.v15i02.831

Palavras-chave:

Disciplina Positiva, Estratégicas Pedagógicas, Educação Escolar

Resumo

O presente artigo objetiva discutir sobre a Disciplina Positiva como uma vertente fundamental no processo educativo de crianças, destacando sua relevância no processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática de artigos publicados no Scientif Eletronic Library Online e Google Acadêmico. A busca foi realizada nos meses de junho e julho de 2023, tendo como descritores: Disciplina Positiva; sala de aula; estratégias pedagógicas. Como critérios de inclusão, limitou-se a artigos escritos em português, publicados de 2020 a 2022, disponíveis eletronicamente em formato integral. Os principais resultados indicam que a Disciplina Positiva, discorre sobre a importância do respeito mútuo, da cooperação e da comunicação não violenta dentro do ambiente escolar e familiar. propondo uma educação que valorize a responsabilidade, o autocontrole e a empatia, que ajude as crianças a lidar com as frustrações e conflitos de forma construtiva. Este tema é relevante para a Educação. Sugerem-se pesquisas empíricas sobre esta temática.

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Publicado

2024-04-04

Como Citar

Diniz, A. V. P. da C., Vasconcelos, T. C., Santos, J., Silva, V. M. da, & Targino, M. de L. S. (2024). Disciplina Positiva na escola: uma Revisão Sistemática da Literatura. Revista Coopex., 15(02), 4842–4854. https://doi.org/10.61223/coopex.v15i02.831

Edição

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Artigos

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