Disciplina Positiva na escola: uma Revisão Sistemática da Literatura
DOI:
https://doi.org/10.61223/coopex.v15i02.831Palavras-chave:
Disciplina Positiva, Estratégicas Pedagógicas, Educação EscolarResumo
O presente artigo objetiva discutir sobre a Disciplina Positiva como uma vertente fundamental no processo educativo de crianças, destacando sua relevância no processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática de artigos publicados no Scientif Eletronic Library Online e Google Acadêmico. A busca foi realizada nos meses de junho e julho de 2023, tendo como descritores: Disciplina Positiva; sala de aula; estratégias pedagógicas. Como critérios de inclusão, limitou-se a artigos escritos em português, publicados de 2020 a 2022, disponíveis eletronicamente em formato integral. Os principais resultados indicam que a Disciplina Positiva, discorre sobre a importância do respeito mútuo, da cooperação e da comunicação não violenta dentro do ambiente escolar e familiar. propondo uma educação que valorize a responsabilidade, o autocontrole e a empatia, que ajude as crianças a lidar com as frustrações e conflitos de forma construtiva. Este tema é relevante para a Educação. Sugerem-se pesquisas empíricas sobre esta temática.
Referências
BARROS, C. S.; BARROS, B. S.; SILVA, E. R. N. Disciplina Positiva: um método inovador de educar com firmeza e gentileza. Revista Dimensão, Maceió, v. 2, n. 2, p. 80-98, abr./jun. 2020. DOI:10.29327/222866.2.2-6. Disponível em: 8cc331_2c7b8a7bc7c648dbbc7e055aef2aa1da.pdf (filesusr.com). Acesso em: 8 jun. 2023
BEZERRA, L. M. R. da S. et al. Uma breve reflexão de como a disciplina positiva pode auxiliar no processo pedagógico na educação infantil. CONEDU, 7. Anais. Edição Online. Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/69654. Acesso em: 6 jun. 2023
BORSA, J. C. O papel da escola no processo de socialização infantil. Psicologia.pt. A0351, 2007. Disponível em: https://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0351.pdf. Acesso em: 12 jun. 2023.
CORSARO, W. We’re friends, right?: inside kid’s cultures. Washington, DC: Joseph Henry, 2003.
CORRÊA, E. M. D. Ó. A gestão de conflitos na perspectiva do Projeto SMOOTH (dissertation). (2023). 212p.
CREMA, J. V. Z.; GOLFIERE, M. L. A Disciplina Positiva na interação professor-aluno: interpretando aspectos verbais e não verbais dos alunos. MIMESIS, Bauru, v. 42, n. 1, p. 35-49. 2021.
JÁCOME, P. Criança e infância: uma construção histórica. 2018. 46 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
NELSEN, J. Disciplina Positiva. 3. ed., São Paulo: Manole, 2015.
OLIVEIRA, A. F. A Escola como agência reprodutora das desigualdades sociais. Revista Científica Novas Configurações–Diálogos Plurais, v. 2, n. 2, p. 37-51, 2021.
PAIVA, N. M.; COSTA, J. A influência da tecnologia na infância: desenvolvimento ou ameaça. Psicologia.pt, A0839, 2015. Disponível em: https://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0839.pdf. Acesso em: 12 jun. 2023.
PINTO, M. A infância como construção social. 1997.
SARMENTO, M. Visibilidade social e estudo da infância. In VASCONCELLOS, Vera M. R.; In. SARMENTO, Manuel J. Infância (in)visível. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2007.
THIAGO, I. da C. B.; FERNANDES, M. N. A construção social do conceito infância no sistema capitalista: um levantamento bibliográfico. Fronteiras: Revista Catarinense de História, n. 38, p. 220-242, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2024 Alexia Vitória Pereira da Costa Diniz, Tatiana Cristina Vasconcelos, Joselito Santos, Valdecy Margarida da Silva, Magnólia de Lima Sousa Targino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Creative Commons