Os múltiplos papéis do psicólogo escolar nos cenários contemporâneos: um recorte narrativo-reflexivo

The multiple roles of the school psychologist in contemporary scenarios: a narrative-reflexive approach

Autores

  • Marcos Castelhano

DOI:

https://doi.org/10.61223/coopex.v15i01.825

Resumo

O psicólogo escolar permeia diversos direcionamentos e possibilidades atuacionais perante das contextualizações educacionais na atualidade, envolvendo diretrizes consolidadas, como também práticas direcionais em processo de fortificação, mantendo, sobretudo, o compromisso ético-político mediante das demandas e necessidades intrínsecas dos sistemas pedagógicos nacionais. Partindo pressupostos supracitados, propõe-se a edificação de discussões ligadas aos múltiplos e possíveis papéis do psicólogo escolar defronte dos panoramas educacionais na contemporaneidade, considerando as diferentes variáveis e modalidades interventivas e de planejamento envoltas nas execuções dialógicas. Para isso, valeu-se da metodologia de revisão narrativa como ferramenta direcional em pesquisa bibliográfica, servindo de força motriz para as construções organizativas, argumentativas e reflexivas de tal produção acadêmica. Nos campos captativos-informacionais, utilizou-se de artigos científicos, capítulos de livro e livros especializados, encontrados nas plataformas digitais do Google Acadêmico e Scielo. Sendo assim, considerando as objetivações e caracterizações do presente artigo, seguem os demais elementos tópicos, visando, acima de tudo, reflexões e discorrimentos significativos sobre a temática abordada, indo além das proposições superficiais.

Palavras-chave: Psicólogo Escolar. Contemporaneidade. Educação.

Referências

MARTINEZ, Albertina Mitjáns. Psicologia Escolar e Educacional: compromissos com a educação brasileira. Psicologia Escolar e Educacional [online]. 2009, v. 13, n. 1 [Acessado 16 Março 2024], pp. 169-177. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1413-85572009000100020>. Epub 07 Out 2010. ISSN 2175-3539. https://doi.org/10.1590/S1413-85572009000100020.

SOARES, Pollianna Galvão e Araujo, CLAISY Maria Marinho. Práticas emergentes em Psicologia Escolar: a mediação no desenvolvimento de competências dos educadores sociais. Psicologia Escolar e Educacional [online]. 2010, v. 14, n. 1 [Acessado 16 Março 2024], pp. 45-54. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1413-85572010000100005>. Epub 19 Out 2010. ISSN 2175-3539. https://doi.org/10.1590/S1413-85572010000100005.

OLIVEIRA, Cynthia Bisinoto Evangelista de; MARINHO-ARAUJO, Claisy Maria. Psicologia escolar: cenários atuais. Estud. pesqui. psicol., Rio de Janeiro , v. 9, n. 3, dez. 2009 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812009000300007&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 18 mar. 2024.

OLIVEIRA, M. E. F. ; CAVALCANTI, R. J. M. ; SILVESTRE, S. L. ; ALMEIDA, F. C. S. ; SILVA, A. M. ; SOUSA, J. L. ; SOUSA, J. L. ; OLIVEIRA, F. C. A. ; CASTELHANO, MARCOS VITOR COSTA . AS ATUAÇÕES DIALÓGICAS NO CONTEXTO ESCOLAR: UM OLHAR PSICOLÓGICO-EDUCACIONAL. In: I AMOSTRA ONLINE DE RESUMOS EM EDUCAÇÃO DA CTP EDITORA, 2024, São Bento. ANAIS DA I AMOSTRA ONLINE DE RESUMOS EM EDUCAÇÃO DA CTP EDITORA. São Bento: CTP Editora, 2024. v. 1. p. 25-25.

ANTUNES, M. A. M..Psicologia Escolar e Educacional: história, compromissos e perspectivas. Revista semestral da Associação Brasileira de psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), 2008. 12(2),469-475

CASTELHANO, M. V. C.; GOMES, J. R. N. ; MONTEIRO, J. C. S. ; MAIA, C. K. B. ; CAVALCANTI, R. J. M. ; RIBEIRO, P. B. A. ; OLINTO, M. F. G. ; BENEVIDES, D. S. ; SANTOS, G. C. . A EDUCAÇÃO MULTIFACETADA E O PANORAMA CONTEMPORÂENOPSICOLÓGICO: A POTÊNCIA ENTRE O ENSINAR E O APRENDER. In: Marcos Vitor Costa Castelhano; Gerlane Costa dos Santos. (Org.). A Psicologia em ação: teorias e práticas diante da contemporaneidade. 1ed.Belém-PA: RFB Editora, 2021, v. 1, p. 29-36.

Barbosa, Rejane Maria e Marinho-Araújo, Clasy Maria. Psicologia escolar no Brasil: considerações e reflexões históricas. Estudos de Psicologia (Campinas) [online]. 2010, v. 27, n. 3 [Acessado 20 Março 2024], pp. 393-402. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0103-166X2010000300011>. Epub 31 Jan 2011. ISSN 1982-0275. https://doi.org/10.1590/S0103-166X2010000300011.

Downloads

Publicado

2024-04-01

Como Citar

Castelhano, M. (2024). Os múltiplos papéis do psicólogo escolar nos cenários contemporâneos: um recorte narrativo-reflexivo: The multiple roles of the school psychologist in contemporary scenarios: a narrative-reflexive approach. Revista Coopex., 15(01), 4738–4745. https://doi.org/10.61223/coopex.v15i01.825

Edição

Seção

Artigos

Categorias