Atuação da fisioterapia na osteoartrose de joelho em idosos no município de São José do Sabugi- PB

Performance of physiotherapy in knee osteoarthrosis in the elderly in the municipality of São José do Sabugi-PB

Autores

  • Fernanda Ellen de Araújo Sousa
  • Giglielli Modesto Rodrigues Santos UNIFIP PATOS
  • Samara Campos de Assis
  • Rosângela Maria Fernandes de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.61223/coopex.v15i02.808

Palavras-chave:

Dor Musculoesquelética. Osteoartrose de joelho. Fisioterapia. Idosos.

Resumo

Introdução: O envelhecimento da população é atualmente um fenômeno universal, por isso, tem sido objeto de atenção especial em termos de políticas. Os idosos, no que lhes concerne, passam por um processo de mudança relacionado à idade em que ocorrem alterações físicas, sensoriais e cognitivas, que levam à diminuição da funcionalidade na realização das atividades diárias. Objetivo: foi verificar a atuação da Fisioterapia na osteoartrose de joelho em pacientes idosos no município de São José do Sabugi-PB. Metodologia: Quanto à metodologia trata-se de uma pesquisa de campo, descritiva com abordagem quantitativa. Para compor a amostra, foram selecionados 20 idosos que aceitaram participar da pesquisa. A coleta de dados ocorreu por meio de aplicações de questionário semiestruturado pelos pesquisadores com objetivo de avaliar o estado de saúde dos idosos, onde, contém perguntas concretas que foram relacionadas a OA de joelho em idosos, como por exemplo, se o paciente relata dor com características mecânicas, se apresenta crepitações que podem ser palpáveis ou mesmo audíveis com o movimento da articulação afetada, diminuição ou perda da função articular, em além de hipotrofia muscular e deformidades. Resultados: Diante disso, observou-se uma maior prevalência de osteoartrose em idosos do sexo feminino (85%). Valores significativos foram encontrados em indivíduos eutróficos (45%) e obesos (45%), sendo este último um fator relevante para a patologia. É crucial mencionar o elevado índice de dor, sendo relatado por 60% dos entrevistados, assim como a presença de edema (60%), rigidez matinal (70%), e dor ou desconforto ao subir e descer escadas (100%). Os resultados indicam a importância da Fisioterapia para a qualidade de vida, com 100% dos entrevistados reconhecendo sua relevância. Após o tratamento fisioterapêutico, todos relataram melhorias. Destacam-se os recursos de eletroterapia (56%), cinesioterapia (28%), e outros exercícios como caminhada (50%), academia de terceira idade (25%), e pilates (50%), acelerando o processo de redução dos sintomas. Portanto, os exercícios devem ser personalizados para cada paciente, considerando idade, condição física e gravidade da osteoartrose. Conclusão: A fisioterapia, incluindo o uso de dispositivos ortopédicos, pode melhorar a mobilidade e estabilidade das articulações afetadas. Este estudo ampliou o entendimento sobre a osteoartrose de joelho em idosos, destacando a influência positiva da fisioterapia na qualidade de vida.

Referências

ALANO, William Martins. Funcionalidade em Idosos com Artrose no joelho. Educação Física Bacharelado-Tubarão, 2018.

ALEXANDRE, T. da S.; CORDEIRO, R. C.; RAMOS, L. R. Fatores associados à qualidade de vida em idosos com osteoartrite de joelho. Fisioterapia e Pesquisa, São Paulo, v.15, n.4, p.326-32, out./dez. 2008.

ALMEIDA, F. de J. F. Efeito de dois tratamentos fisioterapêuticos em mulheres idosas com osteoartrose de joelho. 104 f. Dissertação (Mestrado) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, São Luís, 2010.

ALVES, L. C; LEITE, I. da C.; MACHADO, C. J. Fatores associados à incapacidade funcional dos idosos no Brasil: análise multinível. Revista de Saúde Pública, v.44, n.3, p.468–478, 2010.

ARAÚJO, J. G.; MEJIA, D. P. M. A Fisioterapia na artrose de joelho em pacientes da terceira idade: Uma revisão de literatura. Acessado em: 20 de Março de 2023.

COSTA, Leandro José; LIMA, Ronaldo Nunes. CONDROMALÁCIA PATELAR E DESEQUILÍBRIOS MUSCULARES: PAPEL DA REABILITAÇÃO MUSCULAR NA MELHORIA DOS SISTEMAS E PREVENÇÃO DE RECORRÊNCIA. Revista Contemporânea, v. 3, n. 9, p. 13684-13706, 2023.

CABRITA, B. A. C.; ABRAHÃO, A. L. O normal e o patológico na perspectiva do envelhecimento: uma revisão integrativa. Saúde Debate, v.38, n.102, p.635-645, 2014.

CARVALHO, F. M. Tratamento da gonartrose numa abordagem cirúrgica. 56 f. Dissertação de Mestrado Integrado em Medicina - Universidade da Beira Interior,

Faculdade

de Ciências da Saúde: 2010. Disponível e m: https://ubibliorum.ubi.pt/bitstream/10400.6/762/1/tese%20final.pdf>

CASSETTARI, M. R. Osteoartrose em joelhos como fator limitante para a qualidade de vida em idosos. 117 f. Dissertação (mestrado) – Faculdade Medicina de Botucatu, Universidade Estadual Paulista, 2008.

CASTRO, D. M. de; CARLOS, L.; VIERA, R. Joelho: revisão de aspectos pertinentes à Fisioterapia Pós-graduação em Reabilitação em Ortopedia e Traumatologia com ênfase em terapia manual. Acessado em: 28 de Fevereiro de 2023. Disponível em: https://portalbiocursos.com.br/ohs/data/docs/32/111_Joelho_revisYo_de_aspectos_pertin entes _Y_Fisioterapia.pdf.

CASTRO, D. M. de; VIEIRA, L. C. R. Joelho: Revisão de aspectos pertinentes a Fisioterapia. Pós-graduanda em Reabilitação em Ortopedia e Traumatologia com ênfase em ter apia manual – Faculdade Ávila, 2012. Acessado em: 28 de Fevereiro de 2023.

Disponível em: https://www.passeidireto.com/arquivo/76557694/111-joelho-revis- yo-de-aspectos- pertinentes-y-fisioterapia

DUARTE, V. de S.; SANTOS, M. L. dos; RODRIGUES, K. de A.; RAMIRES, J. B.; ARÊAS,

G. P. T.; BORGES, G. F. Exercícios físicos e osteoartrose: uma revisão sistemática. Fisioter. Mov., v.26, n.1, p.193-202, 2013.

GÓIS, A. L. B. de; VERAS, R. P. Fisioterapia domiciliar aplicada ao idoso. Rev. bras. geriatr. gerontol., v.9, n.2, p.49-62, 2006.

LOPES, Daniel, SANTOS, Sergio Luis, Avaliação da funcionalidade e qualidade de vida em idosos com osteoartrose de joelho.Universidade São Francisco, p. 32-33, 2007.

MARCIAL, A. G. Fisioterapia geriátrica domiciliar e as interações com o lazer. 104

f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013. Acessado em: 28 de Fevereiro de 2023. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-97FKHV/1/guiduci fisioterapia_geri_trica_domiciliar_e_as_intera es_com_o_lazer.pdf

MARQUES, A. P; KONDO, A. A fisioterapia na osteoartrose: uma revisão da literatura. Acessado em: 28 de Fevereiro de 2023. Disponível em: http://www.luzimarteixeira.com.br/wp- content/uploads/2009/09/osteartrose1.pdf

MEDEIROS, K. C. A importância da cinesioterapia na gonartrose do idoso. 59 f. Monografia - Faculdade de Educação e Meio Ambiente, ARIQUEMES – RO 2011. Acessado em: 10 de Fevereiro de 2023.

MENESES, G. S.; LEORNE, R. O.; GOUVEIA, S. S. V.; GOUVEIA, G. P. de M.

Correlação das alterações osteomioarticulares e dor em idosos de Morrinhos (CE).

RBCEH, v.10, n.2, p.139-149, 2013.

MENEZES, J. dos S.; ABREU, J. P. de S. Abordagem fisioterapêutica na prevenção de quedas em idosos: uma revisão bibliográfica. 31 f. Monografia - Centro Universitário Ages, Paripiranga- BA, 2022.

NAZAR, M. E. C. de; REZENDE, J. R. R. R. Avaliação e condutas fisioterapêuticas na prevenção de quedas em idosos: revisão bibliográfica. Acessado em: 04 de Fevereiro de 2023.

PANCOTTE, J. Doenças Osteoarticulares: prevalência e tratamento fisioterapêutico. 72 f. Dissertação (Mestrado) - UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO, Passo Fundo 2016.

PEREIRA, Ana Filipa Lopes. Transversalidade da prática psicomotora-Da psicomotricidade infantil à gerontopsicomotricidade. Dissertação de Mestrado. Universidade de Évora.Portugal. 2023.

PEREIRA, R. S.; CURIONI, C. C.; VERAS, R. Perfil Demográfico da População Idosa no Brasil e no Rio de Janeiro em 2002. Textos Envelhecimento. 2003.

PIRES, Z. R. S.; SILVA, M. J. Autonomia e Capacidade Decisória dos Idosos de Baixa Renda: uma Problemática a ser Considerada na Saúde do Idoso. Revista Eletrônica de Enfermagem, v.3, n.2, 2001.

PREVIATO, R. C.; FABIANO, L. C.; FERNANDES, S.; TOS, D. D. Fortalecimento

muscular no tratamento de alterações osteomioarticulares em idosos: uma revisão de literatura. Arquivos do Mudi, v.25, n.1, p.128-144, 2021.

REIS, Carla Heloisa Fonseca; FERREIRA, Tairo Vieira. ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NA PREVENÇÃO DE QUEDAS EM IDOSOS. Revista Saúde Dos Vales, v. 1, n. 1, 2022.

RODRIGUES, P. T. Tratamento da osteoartrite do joelho valgo com palmilha em cunha medial. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

SANTOS JUNIOR, E. C. dos; BORGES, A. M. M.; BIANCO, B. A. V.; ANDRADE, R. F. de.

Perfil epidemiológico dos pacientes com osteoartrose de joelho atendidos no serviço de fisioterapia reumatológica em duas clínicas escola de Maceió. Anais CIEH – v. 2, n.1, 2015.

SANTOS, M. L. A. D. S.; GOMES, W. F.; QUEIROZ, B. Z. de; ROSA, N. M. de B.;

PEREIRA, D. S.; DIAS, J. M. D.; PEREIRA, L. S. M. Desempenho muscular, dor, rigidez e funcionalidade de idosas com osteoartrite de joelho. Acta Ortop Bras., v.19, n.4, p.193-7, 2011.

SOARES, Wendel; MELILLO, Carlos Eduardo Naliato. A ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PREVENÇÃO DE LESÕES DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR EM FUTEBOLISTAS. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 9, n. 6, p. 2623-2633, 2023.

SCOTT, et al. The Clinical Management of Rheumatoid Arthritis: Strategies for Improving Clinical Effectiveness. British Journals of Rheumatology, 1998.

TREML, C. J. Protocolo eletrônico multiprofissional de ortopedia no tratamento fisioterapêutico da osteoartrose de joelho. 66 f. Tese (Doutorado) – Setor de Ciências da Saúde, Universi- dade Federal do Paraná, 2013.

Downloads

Publicado

2024-04-20

Como Citar

de Araújo Sousa, F. E., Santos, G. M. R., Campos de Assis, S., & Fernandes de Oliveira, R. M. (2024). Atuação da fisioterapia na osteoartrose de joelho em idosos no município de São José do Sabugi- PB: Performance of physiotherapy in knee osteoarthrosis in the elderly in the municipality of São José do Sabugi-PB. Revista Coopex., 15(02), 5103–5114. https://doi.org/10.61223/coopex.v15i02.808

Edição

Seção

Artigos

Categorias