Estudo do poço potencial associado as ligações quimicas com modelagem e simulação numérica
Study of the potential well associated with chemical bonds with modeling and numerical simulation
DOI:
https://doi.org/10.61223/coopex.v15i01.792Palavras-chave:
Poço potencial, Ligações quimicas, Quebra de ligações, EnergiasResumo
Este estudo tem o objetivo de análisar a ciência das ligações químicas, enfatizando a energia potencial associada ao poço potencial que governa as forças de atração e repulsão entre átomos. A questão central para a investigação é a profundidade do poço potencial, um indicador da força da ligação química, cuja variação influencia diretamente a estabilidade molecular. A metodologia aplicada foi o levantamento de vários artigos sobre o tema bem como a utilizaçã de simulações numéricas a robustes dessas ligações. Esta abordagem permite um exame minucioso das interações atômicas e moleculares, superando limitações dos métodos experimentais convencionais.As simulações revelam o equilíbrio entre as forças de atração, responsáveis pela formação de ligações, e as forças de repulsão, que limitam a proximidade dos átomos. Esse equilíbrio é crucial para a compreensão da formação e ruptura de ligações químicas. Além disso, as implicações desses achados são discutidas em relação ao desenvolvimento de materiais avançados e catalisadores, destacando o potencial de manipulação da profundidade do poço potencial para inovação em química e engenharia de materiais.Em síntese, o presente estudo ilumina a importância da profundidade do poço potencial nas ligações químicas e exemplifica o valor das simulações numéricas na análise de interações atômicas. Os insights obtidos prometem avanços significativos na química de materiais e na catálise, oferecendo novas perspectivas para o design de materiais com propriedades específicas e catalisadores mais eficientes. Este trabalho não só aprofunda nosso entendimento das forças fundamentais que moldam as interações químicas, mas também abre caminho para futuras inovações na área.
Referências
CRISTINA, P.; MENDONÇA, C.; DA, R.; JUSTI, S. Ensino-Aprendizagem de Ciências e Argumentação: Discussões e Questões Atuais Science Education and Argumentation: Discussions and Current Questions. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 13, n. 1, 2013.
COLL, R. K.; TREAGUST, D. F. Investigation of secondary school, undergraduate, and graduate learners’ mental models of ionic bonding. Journal of Research in Science Teaching, v. 40, n. 5, p. 464–486, mar. 2003.
BARTH, J.; SCHNEIDER, S.; VON KÄNEL, R. Lack of Social Support in the Etiology and the Prognosis of Coronary Heart Disease: A Systematic Review and Meta-Analysis. Psychosomatic Medicine, v. 72, n. 3, p. 229–238, mar. 2010.
PEREIRA SILVA, R. UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA MESTRADO PROFISSIONAL O ENSINO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS POR MEIO DO CONCEITO DE ENERGIA: Uma proposta didática para o Ensino Médio UBERLÂNDIA 2016.
JOKI, J.; AKSELA, M. The challenges of learning and teaching chemical bonding at different school levels using electrostatic interactions instead of the octet rule as a teaching model. Chemistry Education Research and Practice, v. 19, n. 3, p. 932–953, 2018.
VAN DULMEN, T. H. H.; VISSER, T. C.; COENDERS, F. G. M.; PEPIN, B.; MCKENNEY, S. Learning to teach chemical bonding: a framework for preservice teacher educators. Chemistry Education Research and Practice, v. 24, n. 3, p. 896–913, 21 nov. 2022.
MENNANI, M.; RAOUF, K.; KHYATI, A. Epistemological and Didactic Difficulties of Teaching Chemistry in Moroccan High Schools. Journal of Educational and Social Research, v. 13, n. 3, p. 60–68, 1 maio 2023.
TABER, K. S. Understanding the octet framework: Comment on ‘What resources do high school students activate to link energetic and structural changes in chemical reactions? – A qualitative study’. Chemistry Education Research and Practice, 2024.
GARBACZEWSKI, P.; STEPHANOVICH, V. A. Superharmonic double-well systems with zero-energy ground states: Relevance for diffusive relaxation scenarios. 24 abr. 2021. Disponível em: <http://arxiv.org/abs/2104.11905>.
JIANG, Y.; ZHOU, H. S. Schrödinger-Poisson system with steep potential well. Journal of Differential Equations, v. 251, n. 3, p. 582–608, 1 ago. 2011.
HABIBOLLAH ZADEH, D. Molecular theory considering nuclear potential wells, 2021.
PADMAVATHI, D. A. Potential Energy Curves & Material Properties. Materials Sciences and Applications, v. 02, n. 02, p. 97–104, 2011.
RENAN DA SILVA, J.; PEREIRA DIAS, R.; CRISTINA GOMES CATUNDA DE VASCONCELOS, F. SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL NO ENSINO DE QUÍMICA: O USO DO PROGRAMA AVOGADRO ® COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO ENSINO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS Computer Simulation In Chemical Teaching: The Use Of The Avogadro ® Program As Aid Tool In Chemical Teaching, 2020.
CRISTINA, P.; MENDONÇA, C.; DA, R.; JUSTI, S. MODELAGEM NO ENSINO DE LIGAÇÃO IÔNICA COM ÊNFASE EM ASPECTOS ENERGÉTICOS: EVIDÊNCIAS DE APRENDIZAGEM, 2007.
SILVA, R. A.; VASCONCELOS, F. C. G. C. Softwares de simulação no ensino de química: uma perspectiva através do m-learning RESUMO, 2021.
GULLITH, P.; DANTAS, M. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIˆENCIASCIˆ CIˆENCIAS EXATAS E DA TERRA BACHARELADO EM F ´ ISICA, 2023.
NiNa.Az.“RaiodevanDerWaals.”www.wikidata.ptPt.nina.az,1Oct.2023,www.wikidata.ptpt.nina.az/Raio_de_Van_der_Waals.html”. Accessed 10 Mar. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2024 José Sávyo Soares Lira, Bruna Thallyta Alexandre Silva, José Jefferson da Silva Nascimento, Patrícia Michelle Costa Gomes, Flávio Franklin Ferreira de Almeida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Creative Commons