Tdah e as proposições metodológicas nos panoramas educativos: um recorte psicológico-pedagógico

ADHD and methodological propositions in educational panoramas: a psychological-pedagogical approach

Autores

  • Marcos Castelhano
  • Maria Daiane Pereira da Silva
  • Francisca das Chagas Andrade de Oliveira
  • Wedson dos Santos Silva
  • Aíres de Melo Silva
  • Petrúcio de Lima Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.61223/coopex.v15i01.716

Resumo

No âmbito escolar, as edificações estratégicas funcionais, os direcionamentos metodológicos e as
modalidades inclusivas são consideradas ferramentas fundamentais para o acolhimento global do sujeito com TDAH,
influindo diretamente nos manejos das problemáticas associadas ao desempenho acadêmico insatisfatória e as
dificuldades intricadas nas habilidades psicossociais. Pensando nisso, o presente estudo discorre sobre as possíveis
mediações dos casos de TDAH nos âmbitos educacionais através das modalidades interventivas em suas dinâmicas
diálogicas e interdisciplinares, tendo como plano de fundo as fomentações psicológicas-pedagógicos perante de suas
interligações teórico-práticas e metodológicas. Para tanto, utilizou-se da metodologia de revisão narrativa como
instrumento direcional de pesquisa bibliográfica em suas amplitudes organizativas e captadoras informacionais, valendo -
se de artigos científicos, capítulos de livro e obras especializadas relacionadas a temática aqui abordada, tendo as
plataformas digitais do Google Acadêmico, Scielo e PePSIC como principais fontes de buscativa científica.
Palavras-chave: TDAH. Educação. Pedagogia. Psicologia

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Publicado

2024-02-01

Como Citar

Castelhano, M., Maria Daiane Pereira da Silva, Francisca das Chagas Andrade de Oliveira, Wedson dos Santos Silva, Aíres de Melo Silva, & Petrúcio de Lima Ferreira. (2024). Tdah e as proposições metodológicas nos panoramas educativos: um recorte psicológico-pedagógico: ADHD and methodological propositions in educational panoramas: a psychological-pedagogical approach. Revista Coopex., 15(01), 4564–4572. https://doi.org/10.61223/coopex.v15i01.716

Edição

Seção

Artigos

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