A contribuição do feedback entre professores e estudantes no processo avaliativo do ensino superior nas áreas da saúde

The contribution of feedback between teachers and students in the evaluation process of higher education in the areas of health

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61223/coopex.v14i5.696

Resumo

RESUMO: A avaliação no ensino superior é essencial para alunos e professores, uma vez que contribui na verificação do processo do ensino-aprendizagem e das metodologias aplicadas para atingir resultados satisfatórios. O objetivo desta revisão integrativa consistiu em analisar as contribuições que a prática do feedback promove durante o processo avaliativo do ensino superior na área da saúde entre professores e estudantes. A pesquisa foi realizada nos dias 12 a 15 de outubro de 2023, com restrição temporal entre 2018 a 2023, utilizando cinco bases de dados (SciELO, EMBASE, ERIC, LILACS e Web Of Science), com o uso dos descritores: feedback, avaliação, processo avaliativo, ensino superior, educação. Um total de 3.047 estudos foram recuperados, removidas as duplicadas (909) e obedecendo os critérios de elegibilidade, os artigos tiveram seus títulos e resumos lidos (2.138), sendo 19 estudos incluídos na revisão integrativa por apresentarem resultados conclusivos sobre o feedback avaliativo na área da saúde. Evidencia-se a importância do feedback no processo de aprendizagem e no desenvolvimento de melhorias no âmbito da inteligência emocional dos estudantes frente às críticas e elogios. Além disso, há uma melhora significativa no pensamento clínico investigativo, uma vez que o feedback é empregado tanto por professores quanto pelos seus pares. 

Referências

BROOME, M. E. Integrative literature reviews for the development of concepts. In: RODGERS, B. L.; CASTRO, A. A. Revisão sistemática e meta-análise. 2006. Disponível em: <https://www.metodologia.org/meta1.PDF>. Acesso em: 12 out. 2023.

BUTLER, D. L.; WINNE, P. H. Feedback and Self-Regulated Learning: A Theoretical Synthesis. Review of Educational Research, Thousand Oaks, v. 65, n. 3, p. 245-281, 1995. https://doi.org/10.3102%2F00346543065003245.

CHOI, S.; OH, S.; LEE, D. H.; YOON, H. S. Effects of reflection and immediate feedback to improve clinical reasoning of medical students in the assessment of dermatologic conditions: a randomised controlled trial. BMC medical education, v. 20, n. 1, p. 1-9, 2020. Disponível em:< https://bmcmededuc.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12909-020-02063-y>. Acesso em:

CRISTOFARI, A. L. K.; IRALA, V. B. Feedbacks e autorregulação da aprendizagem no ensino superior: uma revisão de escopo. Revista Teias, v. 23, n. 71, p. 414-433, 2022. https://doi.org/10.12957/teias.2022.64326.

CROSBY, R.; DEVLIN, M.; MARSHALL, L. Computing: Ipsative Assessment. Improving the Student Experience in Higher Education Using Personalised Assessment. ACM Conference on Innovation and Technology in Computer Science Education, 2019.

DARABI BAZVAND A. Exploring student teachers’ perceptions of assessment ethics across university-based teacher education programs in Iran. Lang Test Asia., v. 13, n. 1, 2023. https://doi.org/10.1186/s40468-022-00205-1.

DEELEY, S.; FISCHBACHER, S.; KARADZHOV, D.; KORISTASHEVSKAYA, E. Exploring the ‘wicked’ problem of student dissatisfaction with assessment and feedback in higher education. Journal - Higher Education Pedagogies, v. 4, 2019. https://doi.org/10.1080/23752696.2019.1644659.

DIAS SOBRINHO, J. Avaliação da educação superior. Petrópolis: Vozes, 2000.

GRAVETT, K.; WINSTONE, N. E. E. “Feedback interpreters”: the role of Learning Development professionals in facilitating university students’ engagement with feedback, Ensino no Ensino Superior, v 24, p 723- 738, 2019. https://doi.org/10.1080/13562517.2018.1498076.

HATTIE, J.; TIMPERLEY, H. The Power of Feedback. Review of Educational Research, Thousand Oaks, v. 77, n. 1, p. 81-112, 2007. https://doi.org/10.3102%2F003465430298487.

HAYASHI, Y. Gaze awareness and metacognitive suggestions by a pedagogical conversational agent: an experimental investigation on interventions to support collaborative learning process and performance. International Journal Of Computer-Supported Collaborative Learning, [S.L.], v. 15, n. 4, p. 469-498, 2020. http://dx.doi.org/10.1007/s11412-020-09333-3.

HERNÁNDEZ, R. V. M.; SANTANA, B. P. J.; SOSA, A. J. J. Feedback y autorregulación del aprendizaje en educación superior. Revista de Investigación Educativa, v. 39, n. 1, 227–248, 2021. https://doi.org/10.6018/rie.423341.

HILL, J.; BERLIN, K.; CHOATE, J.; CRAVENS-BROWN, L.; MCKENDRICK-CALDER, L.; SMITH, S. Exploring the Emotional Responses of Undergraduate Students to Assessment Feedback: Implications for Instructors. Investigação de Ensino e Aprendizagem, p. 294-316, 2021. https://doi.org/doi.org/10.20343/teachlearninqu.9.1.20.

HODGSON, H.; GROBLER, A. D.; MORTON, D. Feedback during summative clinical assessments: Experiences of diagnostic radiography students at a higher education institution in South Africa. Radiography (Lond), p. 533-538, 2021. https://doi.org/10.1016/j.radi.2020.11.009.

ILANGAKOON, C.; AJJAWI, R.; ENDACOTT, R.; REES, C. E. The relationship between feedback and evaluative judgement in undergraduate nursing and midwifery education: An integrative review. Nurse Education in Practice, v. 58, p. 103-255, 2022. Disponível em:< https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1471595321002912>. Acesso em 12 out. 2023.

K SCHÜTTPELZ-BRAUNS, K.; KARAY, Y.; ARIAS, J.; GEHLHAR, K.; ZUPANIC, M. Comparação da avaliação da avaliação formativa em duas faculdades de medicina com diferentes condições de formação de graduação, avaliação e feedback. GMS J Med Educ., v. 37, n. 4, 2020. https://doi.org/10.3205/zma001334.

LIN, G. S. S.; TAN, W. W.; HASHIM, H.; FOONG, C. C. The use of feedback in teaching undergraduate dental students: feedback sandwich or ask-tell-ask model?. Bmc Oral Health, [S.L.], v. 23, n. 1, p. 1-8, 2023. http://dx.doi.org/10.1186/s12903-023-03141-5.

LUSHER, J.; CLEMENTS, H.; STEVENS, E. A qualitative insight into time-poor/grade-hungry health studies students' perceptions of using assessment criteria and feedback in assignment writing. Nurse Educ Today. 2021. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2021.104999.

MENDES, K. D. S.; SILVEIRA, R. C. C. P.; GALVÃO, C. M. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 17, n. 4, p. 758-764, 2008. https://doi.org/10.1590/S0104-07072008000400018.

MORRIS, R.; PERRY, T.; WARDLE, L. Formative assessment and feedback for learning in higher education: a systematic review. Review Of Education, [S.L.], v. 9, n. 3, p. 1-26, 27 ago. 2021. https://dx.doi.org/10.1002/rev3.3292.

NAYAK, K. R.; PUNJA, D.; SURYAVANSHI, C. Impact of readiness assurance process and faculty feedback on individual application exercises: a model for continuous assessment in physiology. Advances In Physiology Education, [S.L.], v. 44, n. 4, p. 509-515, 2020. https://dx.doi.org/10.1152/advan.00065.2020.

NGIM, C. F.; FULLERTON, P. D.; RATNASINGAM, V.; ARASOO, V. J. T.; DOMINIC, N. A.; NIAP, C. P. S.; THURAIRAJASINGAM, S. Feedback after OSCE: A comparison of face to face versus an enhanced written feedback. BMC medical education, v. 21, p. 1-9, 2021. Disponível em:< https://link.springer.com/article/10.1186/s12909-021-02585-z>. acesso em: 12 out. 2023.

NOGUEIRA, K. E. S.; SOUSA, S. L. Uma breve discussão sobre avaliação educacional e os tipos de avaliação: formativa e somativa. Cadernos da Pedagogia, v. 16, n. 34, p. 84-91, 2022. Disponível em: https://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1821. Acesso em: 30 out. 2023.

OLIVEIRA, R. G.; MOTA, A. A.; SOUSA, J. A. Avaliação educacional - uma breve análise das modalidades: diagnóstica, formativa e somativa. Cadernos da Pedagogia, v. 16, n. 34, p. 21-28, 2022. Disponível em: https://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1814. Acesso em: 30 out. 2023.

ORSMOND, P.; MAW, S.; PARK, J.; GOMEZ, S.; CROOK, A. Moving feedback forward: theory to practice. Assessment and Evaluation in Higher Education, Londres, p. 1-13, 2011. https://doi.org/10.1080/02602938.2011.625472.

PEREIRA, D. R.; FLORES, M. A. Avaliação e feedback no ensino superior: um estudo na Universidade do Minho. Revista Iberoamericana de Educación Superior, México, v. 4, n. 10, p. 40-54, 2013. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/31193. Acesso em: 30 out. 2023.

PETER GRAINGER. How do pre-service teacher education students respond to assessment feedback? Avaliação no Ensino Superior, v. 45, v. 7, p. 913- 925, 2020. https://doi.org/10.1080/02602938.2015.1096322.

RAUT, A.; GUPTA, S. Reflection and peer feedback for augmenting emotional intelligence among undergraduate students: a quasi-experimental study from a rural medical college in central india. Education For Health, [S.L.], v. 32, n. 1, p. 3-10, 2019. http://dx.doi.org/10.4103/efh.efh3117.

RAY, S.; NGOMBA, R. T.; AHMED, S. I. The impact of assessment and feedback practice on the student learning experiences in higher education. Essays in Biochemistry, v. 66, n. 1, p. 83-88, 2022. Disponível em:< https://portlandpress.com/essaysbiochem/article-abstract/66/1/83/231183/The-impact-of-assessment-and-feedback-practice-on>. Acesso em: 13 out. 2023.

SANTOS, C. M.; KROEFF, R. F. S. A contribuição do feedback no processo de avaliação formativa. Revista Multidisciplinar em Educação, v. 5, n. 11, p. 20-39, 2018. https://doi.org/10.26568/2359-2087.2018.2776.

SCHILLINGS, M.; ROEBERTSEN, H.; SAVELBERG, H.; WHITTINGHAM, J.; DOLMANS, D. Peer-to-peer dialogue about teachers’ written feedback enhances students’ understanding on how to improve writing skills. Educational Studies, [S.L.], v. 46, n. 6, p. 693-707, 2019. http://dx.doi.org/10.1080/03055698.2019.1651692.

STRUYVEN, K.; DOCHY, F.; S. JANSSENSN, S. Students perceptions about evaluation and assessment in higher education: a review. Assessment and Evaluation in Higher Education, Londres, v. 30, n. 4, p. 331-347, 2005. https://doi.org/10.1080/02602930500099102.

SUN, S.; GAO, X.; RAHMANI, B. D.; BOSE, P.; DAVISON, C. Student voice in assessment and feedback (2011–2022): A systematic review. Assessment & Evaluation in Higher Education, v. 48, n. 7, p. 1009-1024, 2023. Disponível em:< https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/02602938.2022.2156478>. Acesso em: 13 out. 2023.

TEKES, E.; TORAMAN, Ç. Diagnostic branched tree as an assessment and feedback tool in undergraduate pharmacology education. BMC medical education, v. 23, n. 1, p. 1-10, 2023. Disponível em:< https://bmcmededuc.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12909-023-04342-w>. Acesso em: 13 out. 2023.

VEIGA, S.; MARGARIDA, A.; FLORES, M. A. O aluno universitário: aprender a autorregular a aprendizagem sustentada por dispositivos participativos. Ciências & Letras, Porto Alegre, n. 40, p. 229-251, 2006. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/305721732_O_aluno_universitario_aprender_a_autorregular_a_aprendizagem_sustentada_por_dispositivos_participativos. Acesso em: 31 out. 2023.

WONG, B. S. H.; SHOREY, S. Nursing students' experiences and perception of peer feedback: a qualitative systematic review. Nurse Education Today, [S.L.], v. 116, p. 105469, 2022. Elsevier BV. https://dx.doi.org/10.1016/j.nedt.2022.105469.

YOUSAF, A.; MOIN, H.; MAJEED, S.; SHAFI, R.; MANSOOR, S. The positive impact of introducing modified directed self-learning using pre–small group discussion worksheets as an active learning strategy in undergraduate medical education. Medical Education Online, v. 28, n. 1, p. 2204547, 2023. Disponível em:<https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10872981.2023.2204547>. Acesso em: 13 out. 2023.

ZIMMERMANN, M. H.; SILVEIRA, R. M. C. F.; GOMES, R. Z. The teacher and the art of evaluating in medical teaching at a university in Brazil. Revista Brasileira de Educação Médica, [S.L.], v. 43, n. 3, p. 5-15, 2019. http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v43n3rb20180167.

Downloads

Publicado

2024-01-19

Como Citar

Alexandre Flávio Anselmo, A. F. A., Angélica Beatriz Araújo de Andrade Freitas, Anne Caroline de Jesus Oliveira, Karla Vanessa Cunha de Araújo, José Lucas dos Santos Oliveira, & ALMEIDA, E. P. D. O. (2024). A contribuição do feedback entre professores e estudantes no processo avaliativo do ensino superior nas áreas da saúde: The contribution of feedback between teachers and students in the evaluation process of higher education in the areas of health. Revista Coopex., 15(01), 4504–4522. https://doi.org/10.61223/coopex.v14i5.696

Edição

Seção

Artigos

Categorias