Percepção das adolescentes de escolas públicas do Sertão de Pernambuco a respeito do exame de Papanicolau

Pernambuco’s perception of adolescents from public schools in the Sertão of Pernambuco regarding the Pap smear

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61223/coopex.v15i02.684

Palavras-chave:

Palavras-chave: Saúde pública. Adolescência. Exame citológico. Estudo observacional.

Resumo

RESUMO: Introdução: O exame Papanicolau, amplamente conhecido como exame preventivo, desempenha um papel crucial na detecção de alterações celulares no colo do útero. Considerado como a estratégia principal para a identificação precoce de lesões e o diagnóstico inicial da doença, antes que qualquer sintoma se manifeste na mulher, é essencial que sejam desenvolvidas estratégias de conscientização para realização do exame. Objetivo: Verificar a percepção das adolescentes do ensino médio, de escolas do estado de Pernambuco, a respeito do exame de Papanicolau. Metodologia: Realizou-se um estudo observacional, descritivo, transversal e quantitativo, no qual as participantes responderam voluntariamente a um questionário para análise do seu conhecimento prévio sobre o exame Papanicolau. Resultados e Discussão: A pesquisa obteve a participação de 49 voluntárias de uma escola da rede estadual, localizada no município de Serra Talhada. Além disso, o estudo revelou um conhecimento limitado sobre o exame de câncer de colo uterino entre jovens, com confusões sobre sua realização. A maioria associa o teste à coleta de células do colo do útero, mas há dúvidas sobre o procedimento. As diretrizes de rastreamento são mal compreendidas, e muitos jovens acreditam que o exame deve ser feito com mais frequência do que o recomendado. As alunas compreendem os preparativos necessários, mas há confusão sobre a sensibilidade do teste. Vários fatores, como medo e vergonha, são considerados para a não realização do exame, especialmente entre os jovens. Conclusão: Com base no exposto, é possível perceber o grau de engajamento das adolescentes acerca do exame de Papanicolau. Dessa maneira, conclui-se que atividades como essa atuam como agentes potencializadores para futuras ações que visem a melhoria do contexto de saúde de forma geral, contribuindo diretamente com a melhoria da qualidade de vida de todo o corpo social.

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Publicado

2024-04-14

Como Citar

dos Santos Pereira, G., Lima de Pádua, A., dos Santos Sousa, L. H., Feitosa de Paula Machado, M. C., da Silva, C. M., & de Barros Rodrigues, P. M. (2024). Percepção das adolescentes de escolas públicas do Sertão de Pernambuco a respeito do exame de Papanicolau: Pernambuco’s perception of adolescents from public schools in the Sertão of Pernambuco regarding the Pap smear. Revista Coopex., 15(02), 4933–4942. https://doi.org/10.61223/coopex.v15i02.684

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