Por trás do problema: Fatores de risco associados ao desenvolvimento de depressão na infância

Autores

  • Jourdalany Costa Benício Diniz Faculdade de Medicina Nova Esperança
  • Renata Silveira Maciel Faculdade Nova Esperança de Mossoró
  • Leonardo Renan de Melo Filizola Universidade Regional do Cariri
  • Manuel Caetano de Brito Neto Centro Universitário Santa Maria
  • Isabella Rolim Dantas Centro Universitário de Patos
  • Pedro Henrique Rodrigues Brito Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba
  • Rebeca Moura de Oliveira Cidade Centro Universitário Santa Maria
  • Edmilson Gonçalves Rodrigues Neto Centro Universitário do Maranhão
  • Paulo Victor Protasio Bezerra Centro Universitário do Maranhão
  • Teodomiro Dutra de Abreu Júnior Faculdade Nova Esperança de Mossoró

Resumo

A depressão infantil é um transtorno muitas vezes menosprezado, mas de impacto profundo na saúde mental dos pequenos ao redor do mundo. Estimativas do ano de 2019 especulam que cerca de 23 milhões de crianças e adolescentes em todo o mundo vivem com depressão, embora essa cifra possa ser subestimada, coberta pelo véu da peculiaridade e desafio que os sintomas apresentam. Portanto, este artigo possui por objetivo explorar e sintetizar os principais fatores de risco associados ao desenvolvimento de depressão infantil. Trata-se de uma revisão bibliográfica, com busca em bases de dados científicas renomadas, confiáveis e relevantes, como PubMed, Scopus, Web of Science, BIREME e outras fontes acadêmicas pertinentes. Utilizando uma combinação de palavras-chave, como "Psiquiatria Infantil", "Depressão", "Fatores de Risco", foram realizadas buscas detalhadas para encontrar estudos publicados em língua portuguesa, inglesa ou espanhola, com enfoque em artigos publicados nos últimos 10 anos, mas abrindo espaços para artigos mais artigos que permaneçam relevantes dentro do escopo desta pesquisa. Fatores genéticos e biológicos entrelaçam-se com o ambiente familiar, relacionamentos sociais e adversidades na infância, formando um denso emaranhado de fatores que aumentam as taxas de desenvolvimento de depressão na infância. Os padrões genéticos associados ao processamento de neurotransmissores e resposta ao estresse revelam-se como um dos pilares nesse cenário. No entanto, a interação com o ambiente também desempenha um papel crucial, onde disfunções familiares, eventos traumáticos, abusos sofridos, negligências e mudanças de ambiente disruptivas erguem-se como problemas persistentes. O contexto socioeconômico e cultural adiciona camadas complexas, influenciando a percepção e afetando a saúde mental da criança, especialmente em contextos de disparidade e dificuldade de acesso a recursos e serviços de saúde. Mais estudos são necessários a fim de avaliar a eficácia a longo prazo de medidas preventivas com enfoque nesses fatores de risco, com o objetivo central de proteger a saúde das crianças em um mundo repleto de adversidades.

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Publicado

2023-12-22

Como Citar

Diniz, J. C. B., Maciel, R. S., Filizola, L. R. de M., Brito Neto, M. C. de, Dantas, I. R., Brito, P. H. R., Cidade, R. M. de O., Rodrigues Neto, E. G., Bezerra, P. V. P., & Júnior, T. D. de A. (2023). Por trás do problema: Fatores de risco associados ao desenvolvimento de depressão na infância. Revista Coopex., 14(5), 4327–4337. Recuperado de https://coopex.unifip.edu.br/index.php/coopex/article/view/680