Evasão dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental das aulas de educação física

Autores

  • MARCOS ANTONIO MEDEIROS DO NASCIMENTO CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE PATOS - PB UNIFIP
  • Silva Neto, J.A UNIFIP
  • GOIS, OP UNIFIP / FIS
  • MAIA, D.F UNIFIP
  • SOUTO FILHO, J.M UNIFIP / FIS
  • ARAUJO, ES UNIFIP

DOI:

https://doi.org/10.61223/coopex.v14i1.68

Palavras-chave:

Ensino fundamental. Estudantes. Educação física. Evasão

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar o(s) motivo(s) da evasão dos estudantes nos anos finais do Ensino Fundamental da cidade de São José do Sabugi/PB, nas aulas de Educação Física. Participaram do estudo, 67 [sessenta e sete] estudantes de 6º a 9º ano do Ensino Fundamental. Essa pesquisa foi constituída de um estudo de caso com princípios de uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo e quantitativo. Para coleta de dados, foi utilizado um questionário, onde foram analisados os dados por percentual e realizada a interpretação dos mesmos. Os resultados revelaram que a maioria dos estudantes não declarou participar efetivamente das aulas de Educação Física, encontrando diferenças estatísticas significativas entre as variáveis estudadas. Neste sentido, conclui-se que os estudantes, percebem-se como participantes das aulas de Educação Física, mas os mesmos não estão participando efetivamente das aulas, caracterizando assim, que há evasão dos estudantes nas aulas de Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental, na cidade de São José do Sabugi/PB.

Palavras-chaves: Ensino fundamental. Estudantes. Educação física. Evasão.

Referências

BETTI, I.C.R. Esporte na escola: mas é isso, professor? Motriz – Volume 1, Número 1, 25 -31, junho/1999.

BRACHT, Valter. A educação física no ensino fundamental. Anais do I Seminário Nacional: currículo em movimento: perspectivas atuais. Belo Horizonte, nov. de 2010. Disponível no site: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2010-pdf/7170-3-6-educacao-fisica-ensino-fundamental-walter-bracht/file Acesso em 02 set de 2019.

BRASIL. Decreto nº 5.296 de 2 de dezembro de 2004. Disponível em: <http://www.mj.gov.br/sedh/ct/CORDE/dpdh/sicorde/dec5296.asp> Acesso em: 21 de Maio de 2020.

BRASIL, Base Nacional Comum Curricular: a educação é a base. Brasília, DF:

MEC/CNE, 2016.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior d(CNE/CES). Parecer 58 de 18 de fevereiro de 2004. Diário Oficial da União, Brasília, p. 1-20, 2004. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2004/pces058_04.pdf>. Acesso em: 24 Maio. 2020, p. 17.

CARVALHO, Leandro Coutinho Vilela de. Fatores para a motivação ou desmotivação à participação nas aulas de educação física. 2015 Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN 1984-4956 versão eletrônica Periódico do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Fisiologia do Exercício. Disponível no site: www.ibpefex.com.br/www.rbff.com.br. Acesso em 05 de set de 2019.

CARVALHO, Taynara Franco de; NETO, Samuel de Sousa. A análise de práticas no campo da educação física escolar. Pensar a Prática, Goiânia, v. 22, 2019.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

COSTA, J.L.D. Educação Física nas escolas públicas de ensino fundamental do município de Erechim-RS, Programa de Pós-graduação em ciências do movimento humano, Porto Alegra, 2008.

FREITAS, Josiane Filus.; SILVA, Juliana Elisa Borges da; LACERDA, Michela Regis Afonso.; LEONARDI, Thiago José. A identidade da educação física escolar sob o olhar dos alunos do 5º ano do ensino fundamental I. Pensar a Prática, Goiânia, v. 19, n. 2, abr./jun. 2016.

GUIMARÃES, Dominique et al. Desafios da prática docente. Disponível em: http://educacaopublica.cederj.edu.br/revista/artigos/desafios-da-pratica-docente. Acesso em: 20 out. 2019.

LIRA, Valdoir Dutra. Gestão de sala de aula. 2015. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faculdade de Educação). Santana do Livramento, 2015.

MANSUR, O. M. A evasão nas aulas de educação física escolar na percepção dos/das docentes de educação física em função da expressão religiosa discente. 2019. 175 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Faculdade Unida de Vitória, Vitória, 2019.

MELO, Eduardo de Lima; ARRUDA, Valmir Arruda de Sousa. Evasão dos alunos do ensino médio nas aulas de educação física: buscando as possíveis explicações para esse “fenômeno”, 2018. Disponível no site: www.periodicos.uern.br.index.php.derfoco.article.download. Acesso em 05 de set de 2019.

PAIXÃO, Jairo Antônio da; OLIVEIRA, Otávio Soares de. A não participação nas aulas de educação física na perspectiva de alunos do ensino fundamental II. 2017. Disponível no site: http://dx.doi.org/10.24933/horizontes.v35i2.310. Acesso em 03 de set de 2019.

PIANA, Maria Cristina. A construção do perfil do assistente social no cenário educacional. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. 233 p. ISBN 978-85-7983-038-9. Available from SciELO Books.

PINHEIRO, Celso Joia. Educação física escolar: a disciplina vista sob óptica dos discentes. Rev. Trilhas Pedagógicas. v. 7, n. 7, p. 219-244. Ago. 2017.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

RIBEIRO Moacir Paiva. et al. Espaço físico e material pedagógico: a infraestrutura desportiva das escolas públicas do bairro Araturi – Caucaia-Ce. Rev. Braz. J. of Develop. Curitiba, v. 6, n. 4, p. 18079-18094, abr. 2020.

ROBERTA, Carolina; VARELA, Simone. Motivação dos alunos durante o processo de ensino-aprendizagem. Revista Eletrônica de Educação. Ano I, No. 01, ago./dez. 2007.

SANTOS, Fernanda Marsaro dos. Análise de conteúdo: a visão de Laurence Bardin. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v.6, no. 1, p.383-387, mai. 2012.

SILVA, Marcelo Guimarães. A importância da Educação Física como componente curricular da educação básica na formação do cidadão no ensino fundamental: estudo de caso com alunos do 9º ano da rede pública estadual da cidade de Resende, RJ. EFDeportes.com Revista Digital. Buenos Aires, a. 17, n. 171, ago. 2012.

SOARES, C. L. et alli. (Coletivo de autores) Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 10. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. 323 p.

TEIXEIRA, Fabiano A.; FOLLE, Alexandra. Participação dos alunos do ensino fundamental nas aulas de educação física: um estudo de caso. Educação Física em Revista - EFR 2013, v. 7, n. 2, p. 84-92, 2013.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administraçãõ. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

Downloads

Publicado

2023-04-09

Como Citar

MEDEIROS DO NASCIMENTO, M. A., Alves da Silva Neto, J. ., Pereira de Góis, O. ., Ferreira Maia, D. ., Morais Souto Filho, J., & dos Santos Araújo, E. . (2023). Evasão dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental das aulas de educação física. Revista Coopex., 14(1), 502–521. https://doi.org/10.61223/coopex.v14i1.68

Edição

Seção

Artigos