As elaborações freirianas perante das compreensões educativas na contemporaneidade: levantamentos dialógicos

Autores

  • Marcos Vitor Costa Castelhano UNIFIP
  • Aldenice Barbosa dos Santos
  • Petrúcio de Lima Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.61223/coopex.v14i5.629

Resumo

As contribuições trazidas por Paulo Freire perante das dinâmicas educacionais atuais representam
um conjunto de elementos teórico-práticos e propriamente metodológicos, promovendo reflexões e discussões
assertivas sobre a importância da educação libertadora em face da construção contínua de sujeitos cada vez mais
críticos e participativos nas elaborações coletivas. Dessa forma, os aportes perspectivos lapidados pelos
panoramas freirianos trazem à tona a pertinência das interlocuções entre as diretrizes educacionais e as práticas
cotidianas, revelando que a díade educador-educando representa uma das principais esquemáticas das
contingências educativas para a edificação da educação em suas matrizes democráticas, distanciando-se dos
moldes paradigmáticos opressores que foram propagados na superestrutura educacional. Seguindo tal raciocínio,
o trabalho científico aqui exposto presentifica a importância das produções freirianas enquanto base
metodológica de natureza aplicativa-investigativa defronte das contingências estruturantes da educação na
contemporaneidade, levando em consideração as proposições dialógicas-dialéticas trazidas ao longo da vida e
obra do autor. Para tanto, utilizou-se do modelo técnico-literário da revisão narrativa como principal metodologia
de pesquisa em vista de suas características captativas-informacionais, valendo-se de artigos científicos,
capítulos de livro e obras acadêmicas como principal fonte de busca, encontradas geralmente nas plataformas
digitais do Google Acadêmico e Scielo. Sendo assim, exposto os elementos centrais de tal estudo acadêmico,
esboça-se os demais tópicos voltados as discussões e reflexões sobre a significância do pensamento freiriano
para a compreensão e transformação dos pilares e dinâmicas educacionais em seus sentidos idiossincráticas e
setoriais.
Palavras-chave: Freire. Educação. Contemporaneidade.

Downloads

Publicado

2023-11-28

Como Citar

Costa Castelhano, M. V., Aldenice Barbosa dos Santos, & Petrúcio de Lima Ferreira. (2023). As elaborações freirianas perante das compreensões educativas na contemporaneidade: levantamentos dialógicos. Revista Coopex., 14(5), 4250–4257. https://doi.org/10.61223/coopex.v14i5.629