As elaborações freirianas perante das compreensões educativas na contemporaneidade: levantamentos dialógicos
DOI:
https://doi.org/10.61223/coopex.v14i5.629Resumo
As contribuições trazidas por Paulo Freire perante das dinâmicas educacionais atuais representam
um conjunto de elementos teórico-práticos e propriamente metodológicos, promovendo reflexões e discussões
assertivas sobre a importância da educação libertadora em face da construção contínua de sujeitos cada vez mais
críticos e participativos nas elaborações coletivas. Dessa forma, os aportes perspectivos lapidados pelos
panoramas freirianos trazem à tona a pertinência das interlocuções entre as diretrizes educacionais e as práticas
cotidianas, revelando que a díade educador-educando representa uma das principais esquemáticas das
contingências educativas para a edificação da educação em suas matrizes democráticas, distanciando-se dos
moldes paradigmáticos opressores que foram propagados na superestrutura educacional. Seguindo tal raciocínio,
o trabalho científico aqui exposto presentifica a importância das produções freirianas enquanto base
metodológica de natureza aplicativa-investigativa defronte das contingências estruturantes da educação na
contemporaneidade, levando em consideração as proposições dialógicas-dialéticas trazidas ao longo da vida e
obra do autor. Para tanto, utilizou-se do modelo técnico-literário da revisão narrativa como principal metodologia
de pesquisa em vista de suas características captativas-informacionais, valendo-se de artigos científicos,
capítulos de livro e obras acadêmicas como principal fonte de busca, encontradas geralmente nas plataformas
digitais do Google Acadêmico e Scielo. Sendo assim, exposto os elementos centrais de tal estudo acadêmico,
esboça-se os demais tópicos voltados as discussões e reflexões sobre a significância do pensamento freiriano
para a compreensão e transformação dos pilares e dinâmicas educacionais em seus sentidos idiossincráticas e
setoriais.
Palavras-chave: Freire. Educação. Contemporaneidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Marcos Vitor Costa Castelhano, Aldenice Barbosa dos Santos, Petrúcio de Lima Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Creative Commons