O pensamento freiriano e as modalidades ambientais perante dos âmbitos pedagógicos contemporâneos: pontuações reflexivas-executórias

Autores

  • Kalenia Lígia Bezerra Jácome
  • Marcos Vitor Costa Castelhano UNIFIP
  • Aíres de Melo Silva
  • Maria Daiane Pereira da Silva
  • Maria Derliane Pereira da Silva
  • Ana Paula Medeiros Gomes
  • José Alberto André Guimarães
  • Wedson dos Santos Silva

DOI:

https://doi.org/10.61223/coopex.v14i5.628

Resumo

Os estudos, discussões e obras lapidaras em torno do pensamento freiriano promovem um conjunto
de reflexões sobre os universos educacionais em suas amplitudes metodológicas, conceituais e propriamente
experienciais, visualizando os panoramas educativos através de suas múltiplas determinações e potencialidades
transformativas. Dentre as perspectivas relacionais, revela-se que as contribuições freirianas trouxeram reflexões
e pontuações pertinentes ante das contingências e aplicações voltadas a educação ambiental, coadunando os
elementos formativos-direcionais dos aspectos éticos-educacionais mediante das esquemáticas cidadãs inteiradas
nas elaborações da educação em seus sentidos interacionais. Pensando nisso, o presente estudo discorre sobre
como as acepções freirianas se relacionam com as modalidades ambientais nos setores e dinâmicas pedagógicas
contemporâneas, trazendo à tona exposições reflexivas-executórias em vista dos âmbitos direcionais-críticos.
Para isso, utilizou-se da revisão narrativa como método de pesquisa direcional perante das informações, dados e
construções argumentativas esboçadas, valendo-se de artigos científicos, capítulos de livros e outras produções
acadêmicas significantes relacionadas a temática enquanto principal fonte de busca, sendo geralmente
encontrados nas plataformas digitais do Google Acadêmico e Scielo. Sendo assim, expresso as considerações
iniciais de tal estudo científico, elabora-se os demais tópicos direcionais-organizativos, visando compreender de
forma significativa as possíveis interligações entre o pensamento freiriano e as modalidades ambientais nos eixos
educativos na contemporaneidade.
Palavras-chave: Freire. Pedagogia. Educação Ambiental. Interdisciplinaridade

Downloads

Publicado

2023-11-28

Como Citar

Kalenia Lígia Bezerra Jácome, Costa Castelhano, M. V., Aíres de Melo Silva, Maria Daiane Pereira da Silva, Maria Derliane Pereira da Silva, Ana Paula Medeiros Gomes, José Alberto André Guimarães, & Wedson dos Santos Silva. (2023). O pensamento freiriano e as modalidades ambientais perante dos âmbitos pedagógicos contemporâneos: pontuações reflexivas-executórias. Revista Coopex., 14(5), 4219–4226. https://doi.org/10.61223/coopex.v14i5.628