A sustentabilidade enquanto vetor fundamental das elaborações educacionais atuais: uma exposição dialógica de matriz freiriana
DOI:
https://doi.org/10.61223/coopex.v14i5.627Resumo
A educação ambiental, perante de suas variadas possibilidades teórico-práticas e interventivas, trabalha com as temáticas relacionadas ao desenvolvimento de hábitos sustentáveis e conscientização ambiental frente dos campos educativos atuais, lapidando diálogos intersetoriais como modalidade interativa e transversal nos meios pedagógicos em seus sentidos formativos, direcionais e instrutivos. Nos campos elaborativos-educacionais, os moldes educativos-ambientais influem positivamente nas perspectivas críticas sobre as questões do meio ambiente, trazendo à tona a potencialidade construtiva das posturas emancipatórias-participativas frente dos diferentes grupos societários abarcados pelas constantes e contingências experienciais-acadêmicas. Pensando nisso, o estudo em questão reflete e discute sobre como os eixos da sustentabilidade podem ser utilizados enquanto vetores metodológicos, interventivos e experienciais dentro e fora das dinâmicas da sala de aula, tendo como plano de fundo os enfoques teóricos-práticos de matriz freiriana, coadunando as elaborações educacionais técnicas frente dos processos educativos-libertadores. Para tanto, seguiu-se as prerrogativas técnicas da metodologia de revisão narrativa como modelo de pesquisa norteador, valendo-se de artigos científicos, capítulos de livro e outras produções acadêmicas como principal fonte informativa, buscadas nas bases digitais do Google Acadêmico e Scielo. Sendo assim, expressados os elementos referenciais e introdutórios de tal trabalho científico, esboça-se as demais constantes argumentativas e categóricas para possíveis elucidações sobre a sustentabilidade enquanto fator interceptivo presente nas dinâmicas educacionais da contemporaneidade, abarcando os panoramas freirianos em suas amplitudes diálogicas.
Palavras-chave: Sustentabilidade.Educação. Freire.
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