Os Jogos e Brincadeiras como Ferramenta Metodológica em Educação Física no Ensino Infantil
Resumo
A disciplina de Educação Física vai muito além da ideia de locomoção. Trata-se de uma interação entre corpo e mente, de modo que um depende do outro. Neste sentido, faz-se necessário pensar em movimento na escola atentando-se a aspectos psicológicos, sociológicos e culturais do indivíduo e seu contexto social. Nas aulas de educação física é importante manter o interesse dos alunos pelas atividades motoras e a sua abertura ao autodesenvolvimento e, neste contexto, a liberdade do professor para selecionar e implementar os métodos e meios de ensino-aprendizagem mais adequados. Portanto, está pesquisa tem como objetivo principal compreender a importância do uso de jogos e brincadeiras, tidos como ferramentas metodológicas, na disciplina de Educação Física, para o processo de desenvolvimento do ensino e aprendizagem na Educação Infantil. Trata-se de uma revisão bibliográfica, com abordagem descritiva do tipo qualitativa, onde irá abordar os critérios cognitivos dos educandos. As práticas das atividades devem estimular a aprendizagem e o desenvolvimento, a socialização e a construção do conhecimento, pois o mesmo faz parte da cultura infantil sendo expresso nas ações, expressões e gestos da criança. Nesta perspectiva, um fator que colabora para esta socialização entre as crianças, por exemplo, é a utilização de jogos. Na infância o jogo é essencial, brincando e jogando, a criança reproduz suas vivencias, transformando a realidade de acordo com seus interesses e desejos, de forma dinâmica e criativa.
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