The allergic reaction caused by the bite of the Brazilian ant Dinoponera quadriceps

A reação alérgica causada pela picada da formiga brasileira Dinoponera quadríceps

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61223/coopex.v14i5.564

Palavras-chave:

Neotropical, tropical medicine, brejo de altitude, hymenopteran

Resumo

Ants are insects with a high potential to cause injuries in humans. In this study, we documented the first case report resulting from a sting by the Dinoponera quadriceps ant in Brazil. Dinoponera quadriceps stings can result in a range of injuries, including pain at the sting site and systemic symptoms such as fever, tremors, and cardiac arrhythmias. In this particular case, a 22-year-old man experienced swelling, redness, and a loss of tactile sensitivity at the sting site, followed by systemic symptoms such as edema, skin rashes, and shortness of breath. Medical treatment with antihistamines and corticosteroids led to a significant improvement. This case highlights the medical significance of the queenless ant D. quadriceps

Biografia do Autor

Matheus Leonydas Borba Feitosa, Universidade Federal do Pernambuco

Biólogo com formação em ecologia, reprodução e comportamento de aracnídeos. Possuindo maiores experiências com escorpiões, atuando em ecossistemas tropicais úmidos e secos do Brasil. Na atualidade, trabalha principalmente com efeitos das perturbações humanas sobre a biodiversidade através da ecologia urbana e ecologia de paisagem. Estudos tendo ênfase nos escorpiões e besouros rola bosta em Brejos de altitude na Paraíba, contudo, realizando estudos ecológicos com outros grupos de artropodes no nordeste brasileiro (besouros, formigas, pseudoescorpiões, aranhas e opiliões)

Gabriel Luiz Celante da Silva

Mestrando no PPG Ciências da Saúde e Biológicas pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), bolsista CNPq. Bacharel em Ciências Biológicas na UNIVASF. Desenvolve pesquisa sobre taxonomia e diversidade de Hymenoptera do Domínio Caatinga com ênfase nas formigas da Ecorregião Dunas do São Francisco. Atualmente trabalha com taxonomia e sistemática das espécies de formigas do gênero Thaumatomyrmex Mayr, 1887. Também pesquisa a diversidade de Dryinidae na região do Vale do São Francisco. Foi membro fundador e Diretor de Orçamentos da PRESERVE JR., Empresa Júnior do Colegiado de Ciências Biológicas da UNIVASF. É também fundador e Editor de fotografia do Thoreauvia - Periódico de Ciências Biológicas da UNIVASF

Cristiane Miranda Furtado, UEPB

 

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Paraíba (2004), Mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007) e Doutorado em Engenharia de Processos pela Universidade Federal de Campina Grande (2013) atuando na área de Nanobiotecnologias de aplicação Médica. Na docência atual especialmente nas disciplinas de Histologia e embriologia Animal, Biologia Celular e Molecular, Bioquímica e Genética. Acumula mais de quinze anos de experiência no ensino superior, sendo atualmente professora da UNIFACISA, Campina Grande - PB, dos cursos de Nutrição, Odontologia e Fisioterapia e da Faculdade Rebouças de Campina Grande (FRCG),Campina Grande - PB, dos cursos de Medicina Veterinária e Farmácia. Já atuou como Professora Substituta na UFCG, para os cursos de Medicina e Enfermagem; Foi Professora da FMN (2010-2017), em Campina Grande - PB. Foi docente no curso de Licenciatura em Biologia na UVA (2007-2011); Professora substituta na Universidade Estadual da Paraíba (2007-2010). No ensino fundamental e médio atuou como professora de Biologia e Ciências no Colégio Motiva - Campina Grande (2007).

Valeska Silva Lucena

servletrecuperafoto?tipo=1&id=K4713973Y7

 

 

Possui Doutorado em Biotecnologia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (RENORBIO) (2016), Mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007) e Graduação (Bacharelado e Licenciatura) em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Paraíba (2004). Com experiência na área de Biologia molecular, Biotecnologia e Genética, atuando principalmente nas seguintes áreas: Proteômica, Expressão gênica, Marcadores Moleculares, Clonagem gênica e Melhoramento. Ensino na área de Biologia Molecular, Biotecnologia, Genética Humana, Genética Animal, Histologia, Embriologia, Microbiologia e Imunologia (Texto informado pelo autor)

Thyago Araújo Gurjao, Universidade Federal de Campina Grande PPGGSA - CCTA - UFCG - Pombal - PB

 

Foto

Cursou o tecnólogo em Agropecuária pela escola Agrícola Assis Chateaubriand pela Universidade Estadual de Campina Grande (2007) atuando com pesquisas em formas integrativas de produção agropecuária com lavoura xerófila. Graduou-se em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Campina Grande no município de Patos-PB (2015). Mestrando inserido no programa de Sistemas Agroindustriais pela Universidade Federal de Campina Grande no município de Patos-PB (2022), área de concentração em uso de óleos essenciais em controle e profilaxia de patologias em animais domésticos. Atua em pesquisas em área de concentração em Clínica Médica e bem estar animal em parceria com a Faculdade Rebouças de Campina Grande. Atua como parceiro na condição de coorientador no programa de Pós Graduação em Recursos Genéticos do Instituto Federal Baiano (2023). Experiência na área de Clínica Médica dos animais domésticos, atuando principalmente na área de pesquisa com fatores epidemiológicos voltados a frequência de parasitas e alterações em bem estar animal.Tem seus projetos de pesquisa e extensão voltados para os temas de uso integrado de óleos essenciais no controle de infecções resistentes em bovinos. Atua a 9 anos como Médico Veterinário de animais de companhia. Atualmente ocupa a vaga como docente no curso de Medicina Veterinária da Faculdade rebouças de Campina Grande (2022), onde executa projetos de pesquisa voltados a utilização de formas sustentáveis no controle de enfermidades importantes que interferem na saúde e bem estar dos animais domésticos.

Nicolle Borba Maracaja Rodrigues Gomes, Universidade do Waikato-Amilton –Nova Zelandia

servletrecuperafoto?tipo=1&id=K1190942T8

 

Aluna do curso Engenharia Química da Universidade do Waikato, na Nova Zelândia A Universidade de Waikato, é uma universidade localizada em Hamilton, na Nova Zelândia Endereço: Hillcrest Road, Hillcrest, Hamilton 3216, Nova Zelândia

Aline Carla de Medeiros, PPGGSA – Programa de Pos Graguação em Gestao em Sistemas Agroindustriais CCTA/UFCG - Pombal - PB

 

servletrecuperafoto?tipo=1&id=K8754071P0

 

Licenciada em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, concluído em 2008; Especialista em Educação Ambiental pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP), concluído no ano de 2011; Mestre em Sistemas Agroindustriais, pela Universidade Federal de Campina Grande-UFCG/Pombal-PB, concluído em 2014 e Doutora em Engenharia de Processos pela Universidade Federal de Campina Grande-UFCG, concluído em 2020. Atualmente é presidente da ONG (GVAA - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas) e Professora lotada na Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba, na Secretaria Municipal de Educação de Cajazeirinhas - Paraíba. Credenciada no Programa de Pós Graduação em Gestão e Sistemas Agroindustriais do Centro de Ciência e Tecnologia Agroalimentar-CCTA da Universidade Federal de Campina Grande, campus Pombal, Paraíba. Atuando nas áreas de: Ciências Biológicas; Ciências Agrárias, Desenvolvimento de Processos Biológicos e Ciências Ambientais. (Texto informado pelo autor)

Patricio Borges Maracaja, INSA - Instituto Nacional do Semiarido

servletrecuperafoto?tipo=1&id=K4763013J5

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal da Paraíba concluído em (1981) e Graduado em Teologia pelo Cenpacre (2007), efetuou o doutorado (1991 - 1995) recebendo o titulo de Doutor Engenheiro Agrônomo pela Universidad de Córdoba - España em (1995) que foi Convalidado pela USP ESALQ - Piracicaba - SP em 1996 como o titulo de D. Sc.: Entomologia . Conceito CAPES 7. Trabalhou na Extensão na Secretaria de Agricultura da PB e Projeto Sertanejo em Picuí - PB e Campina Grande - PB, ensinou na UEPB - Universidade Estadual da Paraiba (Campus II Lagoa Seca - PB), na ESAM atualmente UFERSA - Universidade Federal do Semiárido no Campus de Mossoró - RN) e aposentou-se como professor Titular da Universidade Federal de Campina Grande - CCTA - Campus de Pombal - PB (PORTARIA Nº 3.591, DE 5 DE DEZEMBRO DE 2018), Atualmente Bolsista CNPq/INSA - Campina Grande - PB.Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase Agroecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Apicultura, Meliponicultura e Abelhas Nativas. https://orcid.org/0000-0003-4812-0389 Classificação Mundial de Cientistas e Universitários de 2022 (BRICS) COLOCAÇÃO: 28 da UFCG; 7667 do Brasil e 11494 da América Latina e no mundo 216.322. 

Referências

AGARWAL, S., SHARMA, G., VERMA, K., LATHA, N., & MATHUR, V.. Pharmacological potential of ants and their symbionts–a review. Entomologia Experimentalis et Applicata, (2022). 170(12), 1032-1048.

ARAÚJO, A and Rodrigues, Z. Foraging behavior of the queenless ant Dinoponera quadriceps Santschi (Hymenoptera: Formicidae). Neotropical Entomology, v. 35, n. 2, p. 159–164, 2006. https://doi.org/10.1590/S1519-566X2006000200002.

ASCUNCE, M. S et al. Global invasion history of the fire ant Solenopsis invicta. Science, v. 331, n 6020, p. 1066-1068, 2011. https://doi.org/10.1126/science.1198734.

BRASSARD, F et al. High diversity in urban areas: How comprehensive sampling reveals high ant species richness within one of the most urbanized regions of the world. Diversity, v. 13, n. 8, p. 358, 2021. https://doi.org/10.3390/d13080358.

BRAGANÇA, M. A. L and LIMA, J. D. Composição, abundância e índice de infestação de espécies de formigas em um hospital materno-infantil de Palmas, TO. Neotropical Entomology, v. 39, p. 130, 2010. https://doi.org/10.1590/S1519-566X2010000100017.

CARDOSO, J. L. C et al. Animais peçonhentos no Brasil: biologia, clínica e terapêutica dos acidentes. Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, V. 45, n. 6, P. 338-338, 2003.

CEOLIN MARIANO, D. O., DE OLIVEIRA, Ú. C., ZAHARENKO, A. J., PIMENTA, D. C., RÁDIS-BAPTISTA, G., & PRIETO-DA-SILVA, Á. R. D. B. Bottom-up proteomic analysis of polypeptide venom components of the giant ant Dinoponera quadriceps. Toxins, 2019. 11(8), 448.

CORREIA, L. I. V., AZEVEDO, F. V. P. D. V., AMORIM, F. G., CIRILO GIMENES, S. N., POLLONI, L., ZOIA, M. A. P., ... & RODRIGUES, R. S. Shedding lights on crude venom from solitary foraging predatory ant Ectatomma opaciventre: Initial toxinological investigation. Toxins, 2022 . 14(1), 37.

COLOGNA, C. T et al. Comparação peptidômica e caracterização dos principais componentes do veneno da formiga gigante Dinoponera quadriceps coletados em quatro áreas diferentes do Brasil. Journal of Proteomics, v. 94, p. 413-422, 2013. https://doi.org/10.1016/j.jprot.2013.10.017.

COSTA, A. G et al. Hymenoptera stings in Brazil: a neglected health threat in Amazonas State. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, v. 51, n. 1, p. 80-84, 2018. https://doi.org/10.1590/0037-8682-0109-2017.

DIET, ANDRIAS JAPONICUS Japanese Giant Salamander. NATURAL HISTORY NOTES. Herpetological Review, v. 46, p. 1, 2015.

GUIMARÃES, D. O., FERRO, M., SANTOS, T. S., COSTA, T. R., YONEYAMA, K. A. G., DE MELO RODRIGUES, V., ... & RODRIGUES, R. S.. Transcriptomic and biochemical analysis from the venom gland of the neotropical ant Odontomachus chelifer. Toxicon, (2023). 223, 107006.

HADDAD, J. V et al. Acidentes por formigas: um problema dermatológico. Anais brasileiros de dermatologia, v. 71, n. 3, p. 165-170, 1996.

HADDAD, J. V et al. Description of an injury in a human caused by a false tocandira (Dinoponera gigantea, Perty, 1833) with a revision on folkloric, pharmacological and clinical aspects of the giant ants of the genera Paraponera and Dinoponera (subfamily Ponerinae). Revista do instituto de medicina tropical de são Paulo, v. 47, n. 4, p. 235-8, 2005. https://doi.org/10.1590/S0036-46652005000400012.

HÖLLDOBLER, B and EDWARD, O.F. The ants. Harvard University Press, 1990.

KEMPF, W. W. A preliminary review of the ponerine ant genus Dinoponera Roger (Hymenoptera, Formicidae). Studia Entomologica, v. 14, p. 369–394, 1971. https://doi.org/10.5281/zenodo.26042.

MARINHO, C. G. S et al. Diversidade de formigas (Hymenoptera: Formicidae) da serapilheira em eucaliptais (Myrtaceae) e área de cerrado de Minas Gerais. Neotropical Entomology, v. 31, n. 2, p. 187-195, 2002. https://doi.org/10.1590/S1519-566X2002000200004.

MEDEIROS, J et al. Foraging activity rhythms of Dinoponera quadriceps (Hymenoptera: formicidae) in its natural environment. Journal of Insect Science, v. 14, n. 1, p. 220, 2014. https://doi.org/10.1093/jisesa/ieu082.

MONTEIRO, M. L., LIMA, D. B., FREIRE, K. A., PEDRON, C. N., MAGALHÃES, E. P., SILVA, B. P., ... & MARTINS, A. M. C. Rational design of a trypanocidal peptide derived from Dinoponera quadriceps venom. European Journal of Medicinal Chemistry, 2022 241, 114624.

NIEDOSZYTKO, M et al. Quality of life, anxiety, depression and satisfaction with life in patients treated with insect venom immunotherapy. Advances in Dermatology and Allergology/Postępy Dermatologii i Alergologii, v. 29, n. 2, p. 74-79, 2012.

O’DONNELL, S et al. Army ants in four forests: geographic variation in raid rates and species composition. Journal Animal Ecology, v. 76, n. 3, p. 580-589, 2007. https://doi.org/10.1111/j.1365-2656.2007.01221.x.

OLIVERA, M. J and PORRAS, V. J. F. Hormigas de importancia médica: revisión sistemática de su distribución global y consecuencias clínicas de sus mordeduras y picaduras. Revista Cubana de Medicina Tropical, v. 73, n. 1, 2021.

ORIVEL, J et al. Prey capture behavior of the arboreal ponerine ant Pachycondyla goeldii (Hymenoptera: Formicidae). Sociobiology, v. 35, n. 1, p. 131-140, 2000.

PAIVA, R. V. S and BRANDÃO, C. R. F. Nests, worker population, and reproductive status of workers, in the giant queenless ponerine ant Dinoponera Roger (Hymenoptera Formicidae). Ethology Ecology & Evolution, v. 7, n. 4, p. 297–312, 1995. https://doi.org/10.1080/08927014.1995.9522938.

SANTOS, G. G. S. G et al. Record of Tityus stigmurus (Scorpiones: Buthidae) predation by Dinoponera quadriceps (Hymenoptera: Formicidae) in the Caatinga biome, Brazil. Revista Ibérica de Aracnologia, v. 31, p. 145-146, 2017.

SCHULTZ, T. R. In search of ant ancestors. Proc Natl Acad Sci USA, v. 97, n. 26, p. 14028-14029, 2000. https://doi.org/10.1073/pnas.011513798.

SOUSA, P. L., QUINET, Y. P., BRIZENO, L. A. C., SAMPAIO, T. L., TORRES, A. F. C., MARTINS, A. M. C., & ASSREUY, A. M. S. The acute inflammatory response induced in mice by the venom of the giant ant Dinoponera quadriceps involves macrophage and interleukin-1β. Toxicon, 2016. 117, 22-29.

SOUSA, P. L et al. Venom’s antinociceptive property in the primitive ant Dinoponera quadriceps. Journal of Ethnopharmacology, v. 144, n 1, p. 213-216, 2012. DOI: 10.1016/j.jep.2012.08.033.

STEEN, C. J et al. Insect sting reactions to bees, wasps, and ants. International Journal of Dermatology, v. 44, n. 2, p. 91-94, 2005. https://doi.org/10.1111/j.1365-4632.2005.02391.x.

SHARMA, Smran; UPADHYAY, Ravi kant. Toxic and immune allergic responses of ant venom toxins: a review. Int J Pharm Pharm Sci, 2021. Vol 13, Issue 11, 1-7

VALISETTY, R. P. N et al. A rare case of massive envenomation of honey bees with anaphylaxis. Journal of Evolution of Medical and Dental Sciences, v. 3, n. 54, p. 12513-12517, 2014.

VIKRANT, S et al. Wasp envenomation-induced acute renal failure: A report of three cases (Case report). Nephrology, v. 10, n. 6, p. 548-552, 2005. https://doi.org/10.1111/j.1440-1797.2005.00482.x.

Downloads

Publicado

2023-11-05

Como Citar

Feitosa, M. L. B., Barbosa, A. R., Silva, G. L. C. da, Furtado, C. M., Lucena, V. S., Gurjao, T. A., Lira, A. F. de A., Gomes, N. B. M. R., Medeiros, A. C. de, & Maracaja, P. B. (2023). The allergic reaction caused by the bite of the Brazilian ant Dinoponera quadriceps: A reação alérgica causada pela picada da formiga brasileira Dinoponera quadríceps. Revista Coopex., 14(5), 4030–4039. https://doi.org/10.61223/coopex.v14i5.564