O DESIGN BIOFÍLICO E O ESTRESSE EM TRABALHADORES DE AMBIENTE HOSPITALAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Daniel Figueiredo PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGAU/UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.61223/coopex.v13i1.49

Palavras-chave:

Estresse no trabalho, Saúde do trabalhador, Design Biofílico-ambiente hospitalar

Resumo

Segundo a Organização das Nações Unidas, até 2050 cerca de 70% da população mundial viverá em zonas urbanizadas, o que acarretará danos ao meio ambiente e afetará a qualidade de vida do ser humano. Diante disso, o interesse por elementos naturais em espaços edificados tem crescido, relacionando-se à busca por amenizar problemas de saúde ocupacional e ambiental. Com foco nos espaços hospitalares, este trabalho tem como objetivo geral evidenciar a contribuição do design biofílico para o bem-estar do profissional de saúde. O design biofílico visa à conexão da natureza com os espaços construídos, na busca de promover o bem-estar para os seus usuários. Neste trabalho, optou-se pelo método de pesquisa bibliográfica, realizada por meio de artigos científicos e websites, associada à avaliação de pós-ocupação em espaços hospitalares com o uso da biofilia. Os resultados permitiram perceber o design biofílico como uma estratégia arquitetônica para a redução de estresse nos trabalhadores de ambientes hospitalares e demais espaços internos de trabalho. Por fim, o maior benefício deste trabalho é apresentar a relação das emoções positivas na saúde do trabalhador com o uso do design biofílico em ambientes hospitalares.

Downloads

Publicado

2022-06-02

Como Citar

Figueiredo, D. (2022). O DESIGN BIOFÍLICO E O ESTRESSE EM TRABALHADORES DE AMBIENTE HOSPITALAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Coopex., 13(1), 1–15. https://doi.org/10.61223/coopex.v13i1.49

Edição

Seção

Artigos