Serviço Social e população em situação de rua: uma análise das intervenções e desafios

Autores

  • Jisiane Kenia Jerônimo dos Santos
  • Adaci Estevam Ramalho Neto
  • Gislânia Dantas de Andrade
  • Thyago Araujo Gurjao
  • Francisca Cláudia dos Santos Almeida
  • Rayanne Pinheiro de Almeida
  • Marcos Vitor Costa Castelhano Centro Universitário de Patos-UNIFIP

DOI:

https://doi.org/10.61223/coopex.v14i4.457

Palavras-chave:

Serviço Social. Exclusão social. Pessoas em situação de rua

Resumo

Este artigo discute o papel do Serviço Social no trabalho com pessoas em situação de rua, abordamos as possibilidades de intervenções, bem como os desafios que podem ser encontrados pelos profissionais nessa área. Nossa pesquisa é justificada por se tratar de um tema complexo, bem como um problema de ordem política e social que deve ser enfrentado em nossa sociedade. A população em situação de rua está sujeita à várias vulnerabilidades, como o acesso limitado a serviços básicos, como saúde, alimentação e higiene, além da discriminação social, no qual muitos os veem e classificam como “desocupados”, “vagabundos”, entre outros termos depreciativos. O Serviço Social desempenha um papel importante na promoção dos direitos humanos e no combate das vulnerabilidades, bem como na busca por soluções para melhorar a qualidade de vida das pessoas em situação de rua. A metodologia utilizada foi alicerçada a partir da revisão bibliográfica, na qual foram definidas as seguintes etapas: sondagem de textos, no Google acadêmico e em outros repositórios acadêmicos que discutiam a temática, para isto utilizamos palavras-chave como “serviço social” e “população em situação de rua”, mesclando-as nos campos de pesquisa online; depois partimos para a seleção dos trabalhos mais relevantes. Desse modo, observar-se que o Serviço Social desempenha um papel fundamental na promoção da justiça social e na garantia dos direitos da população em situação de rua. Os profissionais de Serviço Social devem ser capacitados e apoiados por políticas públicas que reconheçam e valorizem a importância de seu trabalho, além do Estado fornecer recursos necessários para abordar efetivamente as questões enfrentadas por essa população vulnerável.

 

Palavras-chave: Serviço Social. Exclusão social. Pessoas em situação de rua.

Referências

ARGILES, M. S. dos; SILVA, V. R. da. Assistência Social e População Em Situação

de Rua. Anais (da) V Jornada Internacional de Políticas Públicas: Estado, Desenvolvimento e Crise do Capital, v. 1, p. 22-25, 2011.

BAUMAN, Zygmunt. Tempos líquidos. Tradução Carlos Alberto Medeiros. – Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007.

BRASIL. Constituição (1998). Constituição da República Federativa do Brasil.

Brasília: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Decreto nº 7053, de 23 de dez. de 2009. Institui a Política Nacional para a

População em Situação de Rua e seu Comitê Intersetorial de Acompanhamento e

Monitoramento, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24

dez. 2009.

BRASIL. Ministério de Cidadania. Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação

(SAGI). População em Situação de Rua no Brasil: o que os dados revelam? Brasília, jun. 2019.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Orientações sobre o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua e Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua.

Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) & Departamento de Proteção Social Especial (DPSE), p. 1-21, [s/d].

BRASIL. Ministério de Cidadania. Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação

(SAGI). População em Situação de Rua no Brasil: o que os dados revelam? Brasília. 2019.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.

LIMA, T. C. S. D., MIOTO, R. C. T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katálysis, (10), 37-45. 2007.

IPEA – INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. Nota Técnica n. 103 (Disoc): Estimativa da população em situação de rua no Brasil (2012-2022). 2023

SILVA, Maria Lucia Lopes da. Mudanças recentes no mundo do trabalho e o fenômeno população em situação de rua no Brasil 1995-2005. 220 f. Dissertação (mestrado) - Universidade de Brasília: 2006.

SPOSATI, Aldaisa. Vida Urbana e Gestão da Pobreza. São Paulo, Cortez, 1988.

PINHO, Roberta Justel.; PEREIRA, Ana Paula Fernandes.; LUSSI, Isabela Aparecida de. População em situação de rua, mundo do trabalho e os centros de referência especializados para população em situação de rua (centro pop): perspectivas acerca das ações para inclusão produtiva. Cad. Bras. Ter. Ocup., São Carlos, v. 27, n. 3, p. 480-495, 2019.

TORRES, M. M., & LANZA, L. M. B. Serviço Social: exercício profissional do assistente social na gestão de políticas públicas. Argumentum, [S.l.], v. 5, n. 1, p. 197- 215, jan./jun. 2013

Downloads

Publicado

2023-09-22

Como Citar

Santos, J. K. J. dos, Ramalho Neto, A. E., Andrade, G. D. de, Araújo, E. C. C., Almeida, F. C. dos S., Almeida, R. P. de, & Costa Castelhano, M. V. (2023). Serviço Social e população em situação de rua: uma análise das intervenções e desafios. Revista Coopex., 14(4), 3166–3176. https://doi.org/10.61223/coopex.v14i4.457

Edição

Seção

Artigos

Categorias