A relação professor-aluno e as diretrizes metodológicas-pedagógicas atuais: uma revisão narrativa
DOI:
https://doi.org/10.61223/coopex.v14i4.456Palavras-chave:
Professor, Aluno, Pedagogia, Metodo pedagogicoResumo
As interações metodológicas e vivenciais das práticas docentes englobam variadas contextualizações perante das dinâmicas intrínsecas do ambiente escolar, apontando-se que as disposições e caminhos do ensino-aprendizagem representa, antes de tudo, uma conjuntura experiencial, tendo os alunos enquanto vetor interativos. Desse modo, a relação professor-aluno, partindo de suas entrelinhas aplicativas, define as configurações fundamentais para as consolidações das contingências vinculativas e processuais defronte dos trilhamentos da aprendizagem, visualizando a estrutura escolar não apenas como um espaço de lapidações acadêmicas, mas também enquanto ambientação afetiva. Pensando nisso, o estudo em questão visa compreender como a relação professor-aluno podem se relacionar com os fundamentos, princípios e execuções propostas pelas metodologias pedagógicas em suas raízes críticas, levando em consideração que as interações vinculares nas elaborações educativas permeiam múltiplos fatores constituições. Para isso, utilizou-se do método de revisão narrativa como forma de orientar as organizações das informações alevantaras ao longo da construção científica, valendo-se de artigos de revisão, capítulos de livros e outras produções acadêmicas, encontradas na plataformas digitais do Google Acadêmico, Scielo, Web of Science, Portal da Capes e PePSIC. Portanto, expresso os elementos centrais do presente trabalho, seguem os demais tópicos constitutivos para as investigações assertivas dos processos relacionais entre professores e alunos perante das contingências metodológicas-pedagógicas na atualidade, indo além das suposições unitárias.
Palavras-chave: Professor. Aluno. Educação. Pedagogia. Metodologia Pedagógica.
Referências
CASTELHANO, M. V. C.; SILVA, J. L. ; MEDEIROS, I. F. ; PAIVA, L. C. ; PINTO, J. L. S. ; SILVA, A. C. G. S. ; SILVA NETO, V. F. ; SILVA, M. G. ; ABILIO, M. G. C. ; GOIS, F. G. E. ; BORGES, M. L. . O professor e o ambiente escolar: uma breve reflexão sobre o ensinar. In: Ednilson Sergio Ramalho de Souza. (Org.). Pesquisas em temas de Ciências da Educação. 1ed.Belém: RFB Editora, 2021, v. 4, p. 28-35.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
CASTELHANO, M. V. C.; FILGUEIRAS, K. A. F. ; SANTOS, A. B. ; LEANDRO, G. A. S. ; SILVA, M. K. C. E. ; SILVA, W. S. ; GONCALO, T. M. D. ; GUIMARAES, T. T. S. ; SILVA, M. A. F. ; ALMEIDA, F. F. F. . O PROFESSOR E AS VICISSITUDES CRÍTICAS: A DESCOBERTA ENQUANTO METODOLOGIA DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. In: Marcos Vitor Costa Castelhano; Patrício Borges Maracajá; Flávio Franklin Ferreira de Almeida; Délis Sousa Benevides. (Org.). OS PROCESSOS EDUCATIVOS E AS CONTEXTUALIZAÇÕES ATUAIS: ESTUDOS SELECIONADOS. 1ed.Belém-PA: RFB Editora, 2023, v. 1, p. 21- 30.
CASTELHANO, M. V. C.; BENEVIDES, D. S. ; MEDEIROS, G. F. ; ARAUJO, A. J. M. ; DINIZ, M. I. G. ; SILVA, A. B. S. ; COSTA, J. C. ; SANTOS, G. C. . O professor e a aura libertadora: um breve reflexão acerca do poder da aprendizagem. In: Naíola Paiva de Miranda; Cristiana Barcelos da Silva; Patrícia Gonçalves de Freitas. (Org.). Caminhos da formação docente: diálogos entre ensino, métodos e conhecimento em unidades de aprendizagem. 1ed.Rio de Janeiro: Editora e-Publicar, 2021b, v. 3, p. 90-96.
BRAIT, Lílian Ferreira Rodrigues et al. A relação professor/aluno no processo de ensino e aprendizagem. Itinerarius Reflectionis, v. 6, n. 1, 2010.
RODRIGUES, Saraisly Fernandes; POLETTO, Lizandro. RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO: A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR. EDUCAÇÃO E CULTURA EM DEBATE, v. 9, n. 1, p. 119-132, 2023.
HAIDT, R. C. Curso de didática geral. São Paulo: Editora Ática, 2002.
DOURADO, Josivania Alexandre. A IMPORTÂNCIA DO VÍNCULO PROFESSOR-ALUNO NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DIFICULDADES ESPECIAIS. N. 7 EDUCAÇÃO, 2023.
SOUZA, Isabella Ribeiro. AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL:: a relação entre professor-aluno como potencialização do bem-estar e aprendizagem das crianças. Revista Eventos Pedagógicos, v. 14, n. 2, p. 293-301, 2023.
CHAVES, Adriana et al. A AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NO ENSINO MÉDIO. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 9, n. 7, p. 1888-1896, 2023.
SOUZA, Andressa; ARAÚJO, Gabriela. Relato de estágio:: a importância da relação entre professor-aluno na atividade pedagógica. Cadernos de Estágio, v. 5, n. 1, 2023.
SANTOS, Bernadete et al. Relação professor e aluno: uma breve contextualização da prática em sala de aula. Editora Licuri, p. 144-156, 2023.
BARBOSA, David Botelho. Indisciplina na Escola, sua Contextualização e Interação na Relação Professor-Aluno. David Botelho BARBOSA1. REVISTA TEC ESPORTES, v. 1, n. 01, 2023.
LAMAS, Luísa Bravo; BAPTISTA, Amália Virgínia João. A relação professor/aluno na construção de uma cidadania participativa: O caso da Escola Secundária 29 de Setembro da Maxixe. E-Revista de Estudos Interculturais, n. 11, 2023.
CARMINATTI, Bruna; DEL PINO, José Claudio. Percepções Discentes sobre Relação Professor-Aluno e Afetividade no Ensino de Ciências. Revista Debates em Ensino de Química, v. 9, n. 1, p. 74-87, 2023.
PEREIRA, Matheus Grigoletto; DE SALES, Thiago Henrique Silva. O aprimoramento da relação professor-aluno na sociedade da informação. Saber Humano: Revista Científica da Faculdade Antonio Meneghetti, p. 115-129, 2023.
SOUZA, Júlio Cesar Lopes; TONTINI, Gerson. APEGO EMOCIONAL E CONFIANÇA NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: IMPACTOS NA PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM UM CONTEXTO PRÉ-PANDÊMICO. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 14, n. 40, p. 139-157, 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2023 Marcos Vitor Costa Castelhano, Patricia Ferreira dos Santos, Andréa Santos Lúcio, Aline Carla de Medeiros, Patricio Borges Maracaja
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Creative Commons