A relação professor-aluno e as diretrizes metodológicas-pedagógicas atuais: uma revisão narrativa

Autores

  • Marcos Vitor Costa Castelhano Centro Universitário de Patos-UNIFIP
  • Patricia Ferreira dos Santos
  • Andréa Santos Lúcio
  • Aline Carla de Medeiros
  • Patricio Borges Maracaja

DOI:

https://doi.org/10.61223/coopex.v14i4.456

Palavras-chave:

Professor, Aluno, Pedagogia, Metodo pedagogico

Resumo

As interações metodológicas e vivenciais das práticas docentes englobam variadas contextualizações perante das dinâmicas intrínsecas do ambiente escolar, apontando-se que as disposições e caminhos do ensino-aprendizagem representa, antes de tudo, uma conjuntura experiencial, tendo os alunos enquanto vetor interativos. Desse modo, a relação professor-aluno, partindo de suas entrelinhas aplicativas, define as configurações fundamentais para as consolidações das contingências vinculativas e processuais defronte dos trilhamentos da aprendizagem, visualizando a estrutura escolar não apenas como um espaço de lapidações acadêmicas, mas também enquanto ambientação afetiva. Pensando nisso, o estudo em questão visa compreender como a relação professor-aluno podem se relacionar com os fundamentos, princípios e execuções propostas pelas metodologias pedagógicas em suas raízes críticas, levando em consideração que as interações vinculares nas elaborações educativas permeiam múltiplos fatores constituições. Para isso, utilizou-se do método de revisão narrativa como forma de orientar as organizações das informações alevantaras ao longo da construção científica, valendo-se de artigos de revisão, capítulos de livros e outras produções acadêmicas, encontradas na plataformas digitais do Google Acadêmico, Scielo, Web of Science, Portal da Capes e PePSIC. Portanto, expresso os elementos centrais do presente trabalho, seguem os demais tópicos constitutivos para as investigações assertivas dos processos relacionais entre professores e alunos perante das contingências metodológicas-pedagógicas na atualidade, indo além das suposições unitárias.

Palavras-chave: Professor. Aluno. Educação. Pedagogia. Metodologia Pedagógica.

Referências

CASTELHANO, M. V. C.; SILVA, J. L. ; MEDEIROS, I. F. ; PAIVA, L. C. ; PINTO, J. L. S. ; SILVA, A. C. G. S. ; SILVA NETO, V. F. ; SILVA, M. G. ; ABILIO, M. G. C. ; GOIS, F. G. E. ; BORGES, M. L. . O professor e o ambiente escolar: uma breve reflexão sobre o ensinar. In: Ednilson Sergio Ramalho de Souza. (Org.). Pesquisas em temas de Ciências da Educação. 1ed.Belém: RFB Editora, 2021, v. 4, p. 28-35.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

CASTELHANO, M. V. C.; FILGUEIRAS, K. A. F. ; SANTOS, A. B. ; LEANDRO, G. A. S. ; SILVA, M. K. C. E. ; SILVA, W. S. ; GONCALO, T. M. D. ; GUIMARAES, T. T. S. ; SILVA, M. A. F. ; ALMEIDA, F. F. F. . O PROFESSOR E AS VICISSITUDES CRÍTICAS: A DESCOBERTA ENQUANTO METODOLOGIA DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. In: Marcos Vitor Costa Castelhano; Patrício Borges Maracajá; Flávio Franklin Ferreira de Almeida; Délis Sousa Benevides. (Org.). OS PROCESSOS EDUCATIVOS E AS CONTEXTUALIZAÇÕES ATUAIS: ESTUDOS SELECIONADOS. 1ed.Belém-PA: RFB Editora, 2023, v. 1, p. 21- 30.

CASTELHANO, M. V. C.; BENEVIDES, D. S. ; MEDEIROS, G. F. ; ARAUJO, A. J. M. ; DINIZ, M. I. G. ; SILVA, A. B. S. ; COSTA, J. C. ; SANTOS, G. C. . O professor e a aura libertadora: um breve reflexão acerca do poder da aprendizagem. In: Naíola Paiva de Miranda; Cristiana Barcelos da Silva; Patrícia Gonçalves de Freitas. (Org.). Caminhos da formação docente: diálogos entre ensino, métodos e conhecimento em unidades de aprendizagem. 1ed.Rio de Janeiro: Editora e-Publicar, 2021b, v. 3, p. 90-96.

BRAIT, Lílian Ferreira Rodrigues et al. A relação professor/aluno no processo de ensino e aprendizagem. Itinerarius Reflectionis, v. 6, n. 1, 2010.

RODRIGUES, Saraisly Fernandes; POLETTO, Lizandro. RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO: A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR. EDUCAÇÃO E CULTURA EM DEBATE, v. 9, n. 1, p. 119-132, 2023.

HAIDT, R. C. Curso de didática geral. São Paulo: Editora Ática, 2002.

DOURADO, Josivania Alexandre. A IMPORTÂNCIA DO VÍNCULO PROFESSOR-ALUNO NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DIFICULDADES ESPECIAIS. N. 7 EDUCAÇÃO, 2023.

SOUZA, Isabella Ribeiro. AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL:: a relação entre professor-aluno como potencialização do bem-estar e aprendizagem das crianças. Revista Eventos Pedagógicos, v. 14, n. 2, p. 293-301, 2023.

CHAVES, Adriana et al. A AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NO ENSINO MÉDIO. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 9, n. 7, p. 1888-1896, 2023.

SOUZA, Andressa; ARAÚJO, Gabriela. Relato de estágio:: a importância da relação entre professor-aluno na atividade pedagógica. Cadernos de Estágio, v. 5, n. 1, 2023.

SANTOS, Bernadete et al. Relação professor e aluno: uma breve contextualização da prática em sala de aula. Editora Licuri, p. 144-156, 2023.

BARBOSA, David Botelho. Indisciplina na Escola, sua Contextualização e Interação na Relação Professor-Aluno. David Botelho BARBOSA1. REVISTA TEC ESPORTES, v. 1, n. 01, 2023.

LAMAS, Luísa Bravo; BAPTISTA, Amália Virgínia João. A relação professor/aluno na construção de uma cidadania participativa: O caso da Escola Secundária 29 de Setembro da Maxixe. E-Revista de Estudos Interculturais, n. 11, 2023.

CARMINATTI, Bruna; DEL PINO, José Claudio. Percepções Discentes sobre Relação Professor-Aluno e Afetividade no Ensino de Ciências. Revista Debates em Ensino de Química, v. 9, n. 1, p. 74-87, 2023.

PEREIRA, Matheus Grigoletto; DE SALES, Thiago Henrique Silva. O aprimoramento da relação professor-aluno na sociedade da informação. Saber Humano: Revista Científica da Faculdade Antonio Meneghetti, p. 115-129, 2023.

SOUZA, Júlio Cesar Lopes; TONTINI, Gerson. APEGO EMOCIONAL E CONFIANÇA NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: IMPACTOS NA PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM UM CONTEXTO PRÉ-PANDÊMICO. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 14, n. 40, p. 139-157, 2023.

Downloads

Publicado

2023-09-22

Como Citar

Costa Castelhano, M. V., Santos, P. F. dos, Lúcio, A. S., Medeiros, A. C. de, & Maracaja, P. B. (2023). A relação professor-aluno e as diretrizes metodológicas-pedagógicas atuais: uma revisão narrativa. Revista Coopex., 14(4), 3177–3185. https://doi.org/10.61223/coopex.v14i4.456

Edição

Seção

Artigos

Categorias