Aprendizagem e as vertentes comportamentais na contemporaneidade: diálogos pedagógicos-psicológicos
DOI:
https://doi.org/10.61223/coopex.v14i4.455Palavras-chave:
Pedagogia, PiscicologiaResumo
A aprendizagem represente uma dos processos psicológicos interativos essenciais pra a compreensão e formação dos sujeitos em suas entrelinhas individuais-coletivas e funcionais, mediando com variados fundamentos constitutivos e interacionais em suas possibilidades de apreensão de conhecimentos, práticas e condições específicas . Dentro das possibilidades investigativas, as vertentes comportamentais, fortemente relacionadas as tradições teórico-práticas behavioristas, trazem consigo denotações significativas sobre os processos de aprendizagem, trazendo à tona significância das relações de estímulo-reposta e dos condicionamentos operantes inerentes a atuação do organismo sobre o ambiente, quantificando os fatores processuais do direcionamento do comportamento observável. Seguindo tal raciocínio, o trabalho em questão discorre sobre como as noções de aprendizagem voltadas as perspectivas comportamentais influem nas compreensões dos segmentos, práticas e planejamentos educacionais na contemporaneidade, traçando um plano interacional entre os enfoques psicológicos-behavioristas e as abordagens pedagógicas. Para tanto, segui-as os preceitos direcionais da revisão narrativa como base norteadora das organizações textuais, lapidações contextuais e fomentos discursivos da literatura científica disponível nas plataformas digitais do Google Acadêmico, Scielo e PePSIC, valendo-se de artigos científicos, capítulos de livro e obras acadêmicas relacionas ao tema levantado. Portanto, partindo dos seguimentos e direcionarmos dialógicos-interativos, expõem-se os demais tópicos desse estudo, promovendo reflexões, discussões e propostas futuras perante dos diálogos assertivos entre os enfoques behavioristas e as abordagens pedagógicas contemporâneas.
Palavras-chave: Pedagogia. Psicologia. Aprendizagem. Behaviorismo. Contemporaneidade.
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