As concepções paradigmáticas da didática ao longo da história da educação: uma perspectiva interativa
DOI:
https://doi.org/10.61223/coopex.v14i4.454Palavras-chave:
Didática, Paradigma Educacional, História da EducaçãoResumo
A didática representa uma das conjunturas fundamentais da educação ao longo da história, sendo um ramo central das concepções pedagógicas em suas entrelinhas sócio-políticas e metodológicas, direcionando as múltiplas possibilidades do ensino-aprendizagem em suas dinâmicas integradoras e formativas perante dos campos instrutivos-técnicos. As investigações e entendimentos sistemáticos das produções didáticas perante da edificação dos variados saberes giram em torno dos papéis essenciais nas elaborações das dinâmicas educativas nos contextos atuais, influindo as práticas docentes e os estudos acadêmicos-especializados nas diversas áreas educacionais. Pensando nisso, o presente trabalho discute sobre as diferentes concepções paradigmáticas da didática ao longo da história da educação, conferindo reflexões e aportes compreensivos de como os meios didáticos tradicionais e contemporâneos estão inseridos nas entrelinhas e amplitudes pedagógicas atuais, fomentando proposições dialógicas. Para tanto, seguindo os moldes da revisão narrativa enquanto base norteadora na construção científica, valeu-se de artigos de revisão, capítulos de livros e outras obras focais com intuito de abarcar a vasta produção acadêmica voltada aos estudos da didática, tendo as plataformas digitais do Scielo, Google Acadêmico, Trabalhos da CAPES e Web of Science como principais fontes de busca. Sendo assim, considerando os valores e sentidos históricos-técnicas em suas ações paradigmáticas, esboçam-se os demais tópicos e categorias presentificadas ao longo da edificação científica apresentada, lapidando caminhos teórico-práticos para além da superficialidade unitária, baseando-se em uma ótica interativa-dialética dos movimentos educacionais.
Palavras-chave: Didática. Paradigma Educacional. História da Educação. Contemporaneidade.
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