As concepções paradigmáticas da didática ao longo da história da educação: uma perspectiva interativa

Autores

  • Marcos Vitor Costa Castelhano Centro Universitário de Patos-UNIFIP
  • Adaci Estevam Ramalho Neto
  • Emmanuel Moreira Pereira
  • Emilly de Sousa Medeiros
  • Patricia Ferreira dos Santos
  • Patricia Ferreira dos Santos
  • Alice de Lavor Nunes

DOI:

https://doi.org/10.61223/coopex.v14i4.454

Palavras-chave:

Didática, Paradigma Educacional, História da Educação

Resumo

A didática representa uma das conjunturas fundamentais da educação ao longo da história, sendo um ramo central das concepções pedagógicas em suas entrelinhas sócio-políticas e metodológicas, direcionando as múltiplas possibilidades do ensino-aprendizagem em suas dinâmicas integradoras e formativas perante dos campos instrutivos-técnicos. As investigações e entendimentos sistemáticos das produções didáticas perante da edificação dos variados saberes giram em torno dos papéis essenciais nas elaborações das dinâmicas educativas nos contextos atuais, influindo as práticas docentes e os estudos acadêmicos-especializados nas diversas áreas educacionais. Pensando nisso, o presente trabalho discute sobre as diferentes concepções paradigmáticas da didática ao longo da história da educação, conferindo reflexões e aportes compreensivos de como os meios didáticos tradicionais e contemporâneos estão inseridos nas entrelinhas e amplitudes pedagógicas atuais, fomentando proposições dialógicas. Para tanto, seguindo os moldes da revisão narrativa enquanto base norteadora na construção científica, valeu-se de artigos de revisão, capítulos de livros e outras obras focais com intuito de abarcar a vasta produção acadêmica voltada aos estudos da didática, tendo as plataformas digitais do Scielo, Google Acadêmico, Trabalhos da CAPES e Web of Science como principais fontes de busca. Sendo assim, considerando os valores e sentidos históricos-técnicas em suas ações paradigmáticas, esboçam-se os demais tópicos e categorias presentificadas ao longo da edificação científica apresentada, lapidando caminhos teórico-práticos para além da superficialidade unitária, baseando-se em uma ótica interativa-dialética dos movimentos educacionais.

 

Palavras-chave: Didática. Paradigma Educacional. História da Educação. Contemporaneidade.

Referências

ALVES, Francisco Regis Vieira. A Didática Profissional (DP): implicações para a formação do professor e o ensino de disciplinas específicas no Brasil. Revista Ibero-Americana de estudos em educação, p. 1903-1918, 2020.

ALVES, Francisco Regis Vieira; CATARINO, P. M. M. C. Situação Didática Profissional: um exemplo de aplicação da Didática Profissional para a pesquisa objetivando a atividade do professor de Matemática no Brasil. Indagatio Didactica, v. 11, n. 1, p. 103-129, 2019.

BEDIN, Everton. Filme, experiência e tecnologia no ensino de ciências química: uma sequência didática. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 9, n. 1, 2019.

BENOIT RÍOS, Claudine Glenda. A formulação de perguntas como estratégia didática para motivar a reflexão em sala de aula. Cuadernos de investigación educativa, v. 11, n. 2, p. 95-115, 2020.

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Didática, interculturalidade e formação de professores: desafios atuais. Revista Cocar, n. 8, p. 28-44, 2020.

CASTELHANO, M. V. C.; GUIMARAES, T. T. S. ; GONCALO, T. M. D. ; PALITOT, M. A. F. F. ; CAVALCANTI, R. J. M. ; ARAUJO, J. K. P. ; OLIVEIRA, F. C. A. ; OLIVEIRA, M. E. F. ; SANTOS, M. F. P. ; NOBREGA, V. L. M. ; JACOME, K. L. B. . OS INTERESSES PESSOAIS DOS ALUNOS ENQUANTO ESTRATÉGIA DIDÁTICA: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE. In: Marcos Vitor Costa Castelhano; Thallyssa Thannaka da Silva Guimarães; Thaysa Maria Dantas Gonçalo; Maria Aparecida de Freitas Furtado Palitot; Rayssa Jamille Meneses Cavalcanti; José Keops Pimenta de Araujo; Francisca das Chagas Andrade de Oliveira; Maria. (Org.). OS ENFOQUES EDUCACIONAIS NA CONTEMPORANEIDADE: DIÁLOGOS EM VIGÊNCIA. 1ed.Belém-PA: RFB Editora, 2023, v. 1, p. 21-30.

CASTELHANO, M. V. C.; LIRA, M. N. S. ; OLIVEIRA, K. C. ; ALEXANDRINO, K. E. ; SANTOS, G. C. . A PRODUÇÃO DIDÁTICA DO CONHECIMENTO: UMA REFLEXÃO DA PRÁTICA DOCENTE. In: Willian Douglas Guilherme; Cristiana Barcelos da Silva; Patrícia Gonçalves de Freitas. (Org.). EDUCAÇÃO EM TRANSFORMAÇÃO: PRÁXIS, MEDIAÇÕES, CONHECIMENTO E PESQUISAS MÚLTIPLAS, VOLUME 1.. 1ed.Belo Horizonte-MG: E-PUBLICAR, 2022, v. 1, p. 342-348.

DÍAZ-BARRIGA, Ángel. Repensar a universidade: a didática, uma opção para ir além da inclusão de tecnologias digitais. Revista iberoamericana de educación superior, v. 12, n. 34, p. 3-20, 2021.

DUARTE, Newton. A catarse na didática da pedagogia histórico-crítica. Pro-Posições, v. 30, 2019.

GALLO, Sílvio. Metodologia do ensino de filosofia: uma didática para o ensino médio. Papirus editora, 2020.

GALVÃO, Ana Carolina; LAVOURA, Tiago Nicola; MARTINS, Lígia Márcia. Fundamentos da didática histórico-crítica. Autores Associados, 2019.

GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. Autores Associados, 2020.

GERALDO, Antonio Carlos Hidalgo. Didática de ciências naturais na perspectiva histórico-crítica. Autores Associados, 2022.

HAIDT, R. C. Curso de didática geral. São Paulo: Editora Ática, 2002.

LIBÂNEO, José Carlos. didática. Cortez Editora, 2017.

LIBÂNEO, José Carlos. Finalidades educativas escolares em disputa, currículo e didática. Em defesa do direito à educação escolar: didática, currículo e políticas educacionais em debate. Goiânia: CEPED/Espaço Acadêmico, p. 33-57, 2019.

MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão; MARTINS, Lígia Márcia; LAVOURA, Tiago Nicola. Rumo à outra didática histórico-crítica: superando imediatismos, logicismos formais e outros reducionismos do método dialético. Revista HISTEDBR On-Line, v. 19, p. e019003-e019003, 2019.

MATOS, AVANI BARRETO. DIDÁTICA NA MATEMÁTICA. GESTÃO & EDUCAÇÃO, v. 6, n. 02, p. 17 a 24-17 a 24, 2023.

SAVIANI, Nereide. Saber escolar, currículo e didática. Autores Associados, 2022.

Downloads

Publicado

2023-09-24

Como Citar

Costa Castelhano, M. V., Ramalho Neto, A. E., Medeiros, E. de S., Medeiros, E. de S., Santos, P. F. dos, Santos, P. F. dos, & Nunes, A. de L. (2023). As concepções paradigmáticas da didática ao longo da história da educação: uma perspectiva interativa. Revista Coopex., 14(4), 3369–3377. https://doi.org/10.61223/coopex.v14i4.454

Edição

Seção

Artigos

Categorias