Didática enquanto vetor de transformação social: uma revisão narrativa

Autores

  • Marcos Vitor Costa Castelhano Centro Universitário de Patos-UNIFIP
  • Mayara Millena Moreira Formiga
  • Adriana Freitas da Silva
  • Elthon Bezerra e Silva
  • Alice de Lavor Nunes

DOI:

https://doi.org/10.61223/coopex.v14i4.453

Palavras-chave:

Didática. Transformação Social. Pedagogia. Educação Contemporânea

Resumo

As definições de didática ganham variadas conotações ao longo da história da humanidade, lapidando diferentes concepções metodológicas perante das sistematizações do ensino-aprendizagem, gerando formas interativas de consolidar as resultantes positivas nas relações entre professor e o alunato, mediando as contextualizações estruturais da educação contemporânea. Desse modo, entende-se que a produção didática do conhecimento frente das linhas teórico-práticas de aprendizagem representa uma das principais formatações direcionas-formativas da prática docente, permeando interações significativas com as matrizes subjetivas, coletivas e propiamente societárias-educacionais. Seguindo tal raciocínio, o estudo em questão discute sobre como os fomentos didáticos podem ser utilizados nas elaborações vetoriais da transformação social, alinhando as dinâmicas entre as metodologias pedagógicas e os preceitos formativos da educação na atualidade, visualizando as ciências educacionais por via de suas potencialidades multifacetadas. Para isso, utilizou-se do viés de pesquisa pautado na revisão narrativa enquanto modelo norteador da organização global perante da literatura científica analisada, valendo-se materiais acadêmicos, a exemplo de artigos de revisão, livros especializados e capítulos de livros, encontrados nas bases digitais do Google Acadêmico e Web of Science, como principais fontes de pesquisa. Sendo assim, considerando as características disciplinares didáticas perante da educação contemporânea, esboçam-se as demais pontuações desse trabalho científico, objetivando as suas contribuições perante das relações entre os saberes e práticas pedagógicas nas possíveis transformações sociais em suas amplitudes contratuais-situacionais, indo além do superficial.

 

Palavras-chave: Didática. Transformação Social. Pedagogia. Educação Contemporânea.

Referências

HEPP, Milena; GREGORY, Valdir. SEQUÊNCIA DIDÁTICA. Missões: Revista de Ciências Humanas e Sociais, v. 9, n. 1, p. 38-56, 2023.

HAIDT, R. C. Curso de didática geral. São Paulo: Editora Ática, 2002.

CASTELHANO, M. V. C.; LIRA, M. N. S. ; OLIVEIRA, K. C. ; ALEXANDRINO, K. E. ; SANTOS, G. C. . A PRODUÇÃO DIDÁTICA DO CONHECIMENTO: UMA REFLEXÃO DA PRÁTICA DOCENTE. In: Willian Douglas Guilherme; Cristiana Barcelos da Silva; Patrícia Gonçalves de Freitas. (Org.). EDUCAÇÃO EM TRANSFORMAÇÃO: PRÁXIS, MEDIAÇÕES, CONHECIMENTO E PESQUISAS MÚLTIPLAS, VOLUME 1.. 1ed.Belo Horizonte-MG: E-PUBLICAR, 2022, v. 1, p. 342-348.

CASTELHANO, M. V. C.; GUIMARAES, T. T. S. ; GONCALO, T. M. D. ; PALITOT, M. A. F. F. ; CAVALCANTI, R. J. M. ; ARAUJO, J. K. P. ; OLIVEIRA, F. C. A. ; OLIVEIRA, M. E. F. ; SANTOS, M. F. P. ; NOBREGA, V. L. M. ; JACOME, K. L. B. . OS INTERESSES PESSOAIS DOS ALUNOS ENQUANTO ESTRATÉGIA DIDÁTICA: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE. In: Marcos Vitor Costa Castelhano; Thallyssa Thannaka da Silva Guimarães; Thaysa Maria Dantas Gonçalo; Maria Aparecida de Freitas Furtado Palitot; Rayssa Jamille Meneses Cavalcanti; José Keops Pimenta de Araujo; Francisca das Chagas Andrade de Oliveira; Maria. (Org.). OS ENFOQUES EDUCACIONAIS NA CONTEMPORANEIDADE: DIÁLOGOS EM VIGÊNCIA. 1ed.Belém-PA: RFB Editora, 2023, v. 1, p. 21-30.

LEITE, Rodrigo Formiga et al. Aspectos sobre a didática no Ensino Superior: uma revisão narrativa. Editora Licuri, p. 77-94, 2023.

LIBÂNEO, José Carlos. didática. Cortez Editora, 2017.

OLIVEIRA, Maria Tamires Vasconcelos et al. A ARTE FOTONOVELA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Revista Práxis, v. 14, n. 27, 2022.

DA SILVA, Denise Santos; COSTA, Karine; DANTAS, Janilo Italo Melo. O uso de trilhas como ferramenta didática no ensino de ciências e biologia: uma revisão sistemática. Diversitas Journal, v. 8, n. 3, 2023.

FONTENELE, Francisca Cláudia Fernandes; ALVES, Francisco Régis Vieira. Didática profissional e formação do professor de matemática: uma revisão sistemática das pesquisas desenvolvidas no Brasil. Indagatio Didactica, Aveiro, v. 13, n. 3, p. 133-150, 2021.

GHEDIN, Evandro Luiz; MACIEL, Carlos César Macêdo; DA SILVA, Artemison Montanho. Didática e formação inicial do professor: desafios e perspectivas na visão dos acadêmicos do curso de pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior (IES) do município de Parintins-AM. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, p. 881-895, 2021.

DOS SANTOS GOMES, Suzana; ZEN, Giovana Cristina; D'ÁVILA, Cristina. Desafios e perspectivas do ensino do componente curricular didática em meio a pandemia da Covid-19. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, p. 1453-1475, 2022.

RODRIGUES, Ana Luísa. Didática da economia e contabilidade na formação inicial de professores: Revisão de literatura. Educação, Sociedade & Culturas, n. 55, p. 53-72, 2019.

GALVÃO, Ana Carolina; LAVOURA, Tiago Nicola; MARTINS, Lígia Márcia. Fundamentos da didática histórico-crítica. Autores Associados, 2019.

MONTEIRO, Carla Cristina Fernandes. O desenvolvimento da competência comunicativa oral: Uma revisão sistemática de programas de intervenção didática. Revista Portuguesa de Educação, v. 33, n. 2, p. 95-115, 2020.

GALLO, Sílvio. Metodologia do ensino de filosofia: uma didática para o ensino médio. Papirus editora, 2020.

GÁLVEZ, Grecia. A didática da matemática. Didática da Matemática: Reflexões Psicopedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

CANDAU, Vera Maria. A didática em questão. Editora Vozes Limitada, 2011.

MARTINS, Pura Lúcia Oliver. Didática teórica/Didática prática. Edicoes Loyola, 1993.

Downloads

Publicado

2023-09-24

Como Citar

Costa Castelhano, M. V., Formiga , M. M. M., Silva, A. F. da, Silva, E. B. e, & Nunes, A. de L. (2023). Didática enquanto vetor de transformação social: uma revisão narrativa. Revista Coopex., 14(4), 3338–3346. https://doi.org/10.61223/coopex.v14i4.453

Edição

Seção

Artigos

Categorias