Saúde mental infantil durante a pandemia de Covid-19

Autores

  • Alexia Pinto Martins Universidade Federal de Campina Grande
  • Ana Lice Mendes Costa Universidade Federal de Campina Grande
  • Pedro Italo Marques Nogueira Universidade Federal de Campina Grande
  • Ellen Souza da Costa Universidade Federal de Campina Grande
  • Maria Fernanda Lopes Linhares Universidade Federal de Campina Grande
  • Isabela Alice Soares de Medeiros Universidade Federal de Campina Grande
  • Jeremias Aguiar Azevedo Universidade Federal de Campina Grande
  • Ada Santos Carneiro Universidade Federal de Campina Grande
  • Wellgner Fernandes Oliveira Amador Universidade Federal de Campina Grande
  • Henrique Gonçalves Dantas de Medeiros Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.61223/coopex.v14i3.448

Palavras-chave:

Fatores ansiogênicos; COVID-19; Crianças.

Resumo

Objetivo: Identificar os fatores ansiogênicos causados pelo isolamento social, durante a pandemia de COVID-19, na saúde mental das crianças. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa, com artigos nas bases de dados Pubmed, Science Direct e Sage Journals que foram publicados em 2020. Utilizando critérios previamente estabelecidos de elegibilidade, ao final, sete artigos foram selecionados. Resultados: Dos selecionados, 29% dos artigos correlacionam os fatores ansiogênicos com a violência infantil, 57% com o fechamento das escolas e o isolamento social, outros 43% com os problemas familiares desse período e 14% com as angústias gerais da pandemia. A ansiedade e a depressão emergiram como problemáticas recorrentes, com taxas significativas de sintomas ansiosos. Além disso, mostrou que houve um aumento no estresse parental, na violência doméstica e no abuso infantil, sendo relevantes como fatores ansiogênicos nos infantes. Conclusão: Conclui-se que, durante a pandemia, houve um aumento dos fatores ansiogênicos que afetam o bem-estar infantil. Faz-se necessário o aumento de estudos e de pesquisas a respeito da temática para minimizar os danos causados por esses fatores e para garantir um desenvolvimento neuropsicomotor saudável a longo prazo.

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Publicado

2023-09-18 — Atualizado em 2023-09-19

Versões

Como Citar

Martins, A. P., Costa, A. L. M., Nogueira, P. I. M., Costa, E. S. da, Linhares, M. F. L., Medeiros, I. A. S. de, Azevedo, J. A., Carneiro, A. S., Amador, W. F. O., & Medeiros, H. G. D. de. (2023). Saúde mental infantil durante a pandemia de Covid-19. Revista Coopex., 14(3), 1974–1983. https://doi.org/10.61223/coopex.v14i3.448 (Original work published 18º de setembro de 2023)

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Seção

Artigos

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