Saúde mental infantil durante a pandemia de Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.61223/coopex.v14i3.448Palavras-chave:
Fatores ansiogênicos; COVID-19; Crianças.Resumo
Objetivo: Identificar os fatores ansiogênicos causados pelo isolamento social, durante a pandemia de COVID-19, na saúde mental das crianças. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa, com artigos nas bases de dados Pubmed, Science Direct e Sage Journals que foram publicados em 2020. Utilizando critérios previamente estabelecidos de elegibilidade, ao final, sete artigos foram selecionados. Resultados: Dos selecionados, 29% dos artigos correlacionam os fatores ansiogênicos com a violência infantil, 57% com o fechamento das escolas e o isolamento social, outros 43% com os problemas familiares desse período e 14% com as angústias gerais da pandemia. A ansiedade e a depressão emergiram como problemáticas recorrentes, com taxas significativas de sintomas ansiosos. Além disso, mostrou que houve um aumento no estresse parental, na violência doméstica e no abuso infantil, sendo relevantes como fatores ansiogênicos nos infantes. Conclusão: Conclui-se que, durante a pandemia, houve um aumento dos fatores ansiogênicos que afetam o bem-estar infantil. Faz-se necessário o aumento de estudos e de pesquisas a respeito da temática para minimizar os danos causados por esses fatores e para garantir um desenvolvimento neuropsicomotor saudável a longo prazo.
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