Avaliação de adaptação de caprinos nativos e ovinos deslanados no semiárido brasileiro frente as mudanças climáticas

Evaluation of the adaptation of goats and sheep native to the Brazilian semi-arid region to climate change

Autores

  • Bonifacio Benicio de Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
  • Nágela Maria Henrique Mascarenhas
  • Maycon Rodrigues da Silva
  • Luanna Figueirêdo Batista
  • Fabíola Franklin de Medeiros
  • Luiz Henrique de Souza Rodrigues
  • Ribamar Veríssimo Macêdo
  • Talícia Maria Alves Benício
  • José Antônio Pires da Costa
  • Aline Carla de Medeiros PPGGSA - Programa de Pos Graduação em Gestão em Sistemas Agroindustriais do CCTA - UFCG - Pombal - PB https://orcid.org/0000-0002-0161-3541
  • Patrício Borges Maracajá INSA - Instituto Nacional do Semiarido https://orcid.org/0000-0003-4812-0389

DOI:

https://doi.org/10.61223/coopex.v14i5.414

Palavras-chave:

adaptabilidade, termorregulação, tolerância ao calor

Resumo

Objetivou-se com este trabalho avaliar e comparar os efeitos das épocas do ano (menos quente e quente) e da raça sobre os parâmetros fisiológicos de caprinos (Moxotó) e ovinos deslanados (Santa Inês), bem como verificar e comparar a adaptabilidade ao clima semiárido, por meio do teste de Benezra entre estas raças. Para a condução do trabalho foram utilizados 24 animais, (ovinos e caprinos), sendo 12 ovinos Santa Inês e 12 caprinos Moxotó, 6 machos e 6 fêmeas em ambas espécies (machos não castrados), com peso vivo médio inicial de 26kg. Realizado durante duas épocas do ano de 2016 distintas: menos quente (julho e agosto) e quente (setembro e outubro). Os animais foram mantidos em sistema extensivo. Os parâmetros fisiológicos avaliados foram temperatura retal (TR), frequência respiratória (FR), onde, a TR foi mensurada através de um termômetro veterinário digital, e a FR foi obtida mediante a auscultação indireta das bulhas, com o auxílio de um estetoscópio flexível colocado ao nível da região torácica. Para o cálculo do coeficiente de tolerância ao calor (CTC), foi utilizado o teste de Benezra, modificado, segundo Muller (1989), com a seguinte fórmula: CTC = (TR/39,1 + FR/19). Os parâmetros fisiológicos foram aferidos no turno da tarde em três horários diferentes, durante as duas épocas, caracterizando três condições de estresse distintas. As médias das temperaturas retais e das frequências respiratórias diferiram (p<0,05) entre as três condições de estresse. Os valores médios do CTC, demostram que os animais não se encontram adaptadas às condições ambientais que lhes são oferecidas, sendo a condição logo após o estresse a que apresentou a maior média diferindo (p<0,05) das demais, seguida de uma hora depois do estresse e antes do estresse. Não houve interação significativa (p>0,05) entre os fatores raças e época do ano. Os parâmetros TR e FR foram influenciados pelo fator raça, assim como o CTC sofreu influência da raça. O CTC apresentou valores altos para ambos os fatores. Diferiu (p<0,05) para o fator raça, os caprinos da raça Moxotó apresentaram um CTC mais elevado do que os ovinos da raça Santa Inês. Os valores de CTC na diferiram (p>0,05) para o fator época do ano. Com os resultados obtidos é possível observar que os animais apesar de serem considerados adaptados as condições climáticas da região semiárida, estão sofrendo com estresse térmico.

Biografia do Autor

Aline Carla de Medeiros, PPGGSA - Programa de Pos Graduação em Gestão em Sistemas Agroindustriais do CCTA - UFCG - Pombal - PB

Licenciada em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA/UNAVIDA, concluído em 2008; Especialista em Educação Ambiental pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP), concluído no ano de 2011; Mestra em Sistemas Agroindustriais, pela Universidade Federal de Campina Grande-UFCG/Pombal-PB, concluído em 2014 e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos da Universidade Federal de Campina Grande-UFCG em 2020. Atualmente é presidente da ONG (GVAA - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas) e Professora da Secretaria de Educação do Estado da Paraiba e da Secretaria Municipal de Cajazeirinhas - Paraiba - Brasil. Atuando nas áreas de: Ciencias Biológicas; Ciencias Agrarias e Ciencias Ambientais, especialmente em Agroecologia.

Patrício Borges Maracajá, INSA - Instituto Nacional do Semiarido

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal da Paraíba concluído em (1981) e Graduado em Teologia pelo Cenpacre (2007), efetuou o doutorado (1991 - 1995) recebendo o titulo de Doutor Engenheiro Agrônomo pela Universidad de Córdoba - España em (1995) que foi Convalidado pela USP ESALQ - Piracicaba - SP em 1996 como o titulo de D. Sc.: Entomologia . Conceito CAPES 7. Trabalhou na Extensão na Secretaria de Agricultura da PB e Projeto Sertanejo em Picuí - PB e Campina Grande - PB, ensinou na UEPB - Universidade Estadual da Paraiba (Campus II Lagoa Seca - PB), na ESAM atualmente UFERSA - Universidade Federal do Semiárido no Campus de Mossoró - RN) e aposentou-se como professor Titular da Universidade Federal de Campina Grande - CCTA - Campus de Pombal - PB (PORTARIA Nº 3.591, DE 5 DE DEZEMBRO DE 2018), Atualmente Bolsista CNPq/INSA - Campina Grande - PB.Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase Agroecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Apicultura, Meliponicultura e Abelhas Nativas. https://orcid.org/0000-0003-4812-0389 Classificação Mundial de Cientistas e Universitários de 2022 (BRICS) COLOCAÇÃO: 28 da UFCG; 7667 do Brasil e 11494 da América Latina e no mundo 216.322.

Referências

BRASIL. Secretaria Nacional de Irrigação. Departamento Nacional de Meteorologia. Normais climatológicas: 1961-1990. 1992. http://www.inmet.gov.br/portal/index.php?r=clima/normaisclimatologicas. Acesso em 10 maio 2017.

BATISTA, L.F. Avaliação da sazonalidade climática sobre a performance reprodutiva de ovinos e caprinos criados no semiárido paraibano. 2018. 86f. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) – Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Patos, 2018.

BATISTA, L.F. Características adaptativas, fisiológicas e reprodutivas de ovinos do grupo genético Soinga na estação chuvosa e seca. 2022. 137p. Tese (Doutorado em Ciência e Saúde Animal) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Patos, 2022.

GOMES, C.A.V.; FURTADO D.A.; MEDEIROS N.A. et al. Efeito do ambiente térmico e níveis de suplementação nos parâmetros fisiológicos de caprinos Moxotó. Engenharia Agrícola e Ambiental, v.12, p.213–219, 2008.

GADELHA, J. A. F., DA SILVA, R. A., DE SOUZA MARQUES, A. V. M., GADELHA, H. S., MELO, W. F., DE MIRANDA DANTAS, O. K., ... & MARACAJÁ, P. BInfluência do melhoramento genético em rebanhos ovinos de corte. Research, Society and Development, 9(10), (2020). e 129107774-e129107774.

LISBOA, A. C. C. Caracteristicas da carcaca de caprinos das racas caninde e moxoto criados em confinamento e alimentados com dietas contendo dois níveis de energia. Areia: UFPB/CCA, 2008. 68 p. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal da Paraiba - 2008.

LINHARES, A.S.F; SOARES, D.L; OLIVEIRA, N.C; SOUZA, B.B, et al. Respostas fisiológicas e manejo adequado de ruminantes em ambientes quentes. ACSA – Agropecuária Científica no Semiárido, v.11, n 2, p 27-33, 2015.

LINHARES, P. C. F., DA SILVA, D. L. S., VASCONCELOS, S. H. L., BRAGA, A. P., & MARACAJÁ, P. B.. Teor de matéria seca e composição químico-bromatológica da jitirana, Merremia aegyptia L. Urban, em diferentes estádios fenológicos. Revista Verde de Agroecologia e desenvolvimento sustentável, 2010. 5(3), 35.

MEDEIROS, F.F, et al. Correlações entre variáveis ambientais e bem-estar de ovinos confinados. Observatorio de La Economía Latinoamericana, v. 21, n .8, p. 7871-7879. 2023.

MASCARENHAS, N.M.H, et al. Themal gradiente of local sheep and goats reared in the Brazilian semi-arid region. Revista Brasileira de Ciências Agrárias, v.8, n.2, e3020, 2023a.

MASCARENHAS, N.M.H, et al. Thermal stress index for native sheep. Journal of Thermal Biology, v.115, 103607, 2023b.

MEDEIROS, F.F. Adaptabilidade, desempenho produtivo e características do tegumento de ovinos Soinga e Santa Inês. Tese (Doutorado em Ciência e Saúde Animal) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, 2020. 80f.

MULLER, P.B. Bioclimatologia aplicada aos animais domésticos. Porto Alegre, Sulina, 1989.

NACIMENTO, F.S. Adaptabilidade de ovinos Soinga e Santa Inês em função da dieta e do ambiente térmico. 2019, 63f. Dissertação (Mestrado em Ciência Animal) – Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Patos – PB, 2019.

PIRES, J.P.S., SOUZA, B.B., SILVA, G.A., BATISTA, L.F., et al. Avaliação da Tolerância ao Calor de Ovinos Mestiços ½ Dorper+ ½ Santa Inês Suplementados com Diferentes Níveis de Ionóforo no Semiárido da Paraíba. Rev. Cient. Prod. Anim., v.17, p.30-36, 2015.

ROCHA, R.R.C.; A.P.R. COSTA, A.P.R.; AZEVEDO, D.M.M.R. et al. Adaptabilidade climática de caprinos Saanen e Azul no Meio-Norte do Brasil. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec., v.61, n.5, p.1165-1172, 2009.

RODRIGUES, G.Q.; SOUZA, B.B.; et al. Parâmetros fisiológicos de ovinos Soinga em diferentes épocas do ano. REVISTA COOPEX, v.14, p.1566-1577, 2023.

SALLES, M.G.F; SOUZA, C.E.A; RONDINA D., et al. Respostas fisiológicas ao estresse térmico de bodes saanen em clima tropical. Ciência Animal, v.19, p.19-28, 2009.

SANTOS, F.C.B; SOUZA, B.B; ALFARO, C.E.P. Adaptabilidade de caprinos exóticos e naturalizados ao clima Semi-Árido do Nordeste brasileiro. Ciência e Agrotecnologia, v.29, p.142-149, 2005.

SILVA, M.R. Avaliação das características do tegumento e dos índices de tolerância ao calor de ovinos de diferentes grupos genéticos no Semiárido Brasileiro. Dissertação de Mestrado (Programa de PósGraduação em Zootecnia) - Universidade Federal de Campina Grande; Centro de Saúde e Tecnologia Rural. 2017. 45 f.

SILVA, G.A; SOUZA, B.B; ALFARO, C.E.P; SILVA, E.M.N., et al. Efeito da época do ano e período do dia sobre os parâmetros fisiológicos de reprodutores caprinos no semi-árido paraibano. Engenharia Agrícola e Ambiental, v.10, p.903-909, 2006.

SILVA, M. R. DA, SOUZA, B. B. DE, CARVALHO, A. DE B., FURTADO, D. A., BENÍCIO, T. M. A., MASCARENHAS, N. M. H., MARACAJA, P. B., NEPOMUCENA, T. A. P. G., & MEDEIROS, A. C. DE. (2023). Uso dos índices ambientais e de conforto térmico nas avaliações da termorregulação de ovinos em regiões tropicais. Revista Coopex., 14(2), 1402–1416. https://doi.org/10.61223/coopex.v14i2.224

SOUZA, B. B. DE, SILVA, M. R. DA, DANTAS, N. L. B., SILVA, G. DE A., MASCARENHAS, N. M. H., BATISTA, L. F., FERNANDES, D. L., BENÍCIO, T. M. A., CARVALHO, A. DE B., MEDEIROS, A. C. DE, & MARACAJA, P. B. (2023). Avaliação da adaptação de diferentes grupos genéticos de ovinos deslanados no semiárido brasileiro. Revista Coopex., 14(3), 1960–1973. https://doi.org/10.61223/coopex.v14i3.257

STATISTICAL ANALYSIS SYSTEM – SAS. SAS user’s guide: statistics. Version 9.3. 2ed. Cary: SAS Institute, 2011. (CD-ROM).

Downloads

Publicado

2023-11-02

Como Citar

Souza, B. B. de, Mascarenhas, N. M. H., Silva, M. R. da, Batista, L. F., Medeiros, F. F. de, Rodrigues, L. H. de S., Macêdo, R. V., Benício, T. M. A., Costa, J. A. P. da, Medeiros, A. C. de, & Maracajá, P. B. (2023). Avaliação de adaptação de caprinos nativos e ovinos deslanados no semiárido brasileiro frente as mudanças climáticas: Evaluation of the adaptation of goats and sheep native to the Brazilian semi-arid region to climate change. Revista Coopex., 14(5), 3973–3984. https://doi.org/10.61223/coopex.v14i5.414