Importância da prática dos primeiros socorros no âmbito escolar

Autores

  • Gabriel Leitão de Almeida Araújo Centro Universitário de Patos - UNIFIP https://orcid.org/0000-0003-0533-4870
  • Maria Rita dos Santos Dutra Centro Universitário de Patos - PB
  • Fernanda da Silva Guedes Centro Universitário de Patos - PB
  • Bárbara Dalila dos Santos Teixeira Centro Universitário de Patos - PB
  • Ana Paula Dantas da Silva Paulo Centro Universitário de Patos - PB https://orcid.org/0000-0002-6144-8656

DOI:

https://doi.org/10.61223/coopex.v14i4.413

Palavras-chave:

Instituições Acadêmicas, Primeiros Socorros, Educação em Saúde

Resumo

Define-se primeiros socorros como sendo os cuidados imediatos que devem ser prestados a uma pessoa, cujo estado físico põe em perigo sua própria vida, aplicando medidas e procedimentos que visem manter os sinais vitais e evitar o agravamento de sua condição até a chegada do atendimento qualificado. A ligação entre saúde educação é algo relevante, a qual deu o embasamento para a criação do PSE, que integra e articula a educação em saúde, dando ênfase a lei Lucas (13722/18), onde a legislação brasileira começa a tratar a importância da dinâmica de primeiros socorros nas escolas. O objetivo do presente estudo é apresentar a importância do ensino acerca dos primeiros socorros no âmbito escolar. Assim, trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada nas bases de dados Medline, Lilacs e a Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), entre os anos de 2018 e 2023. Respeitando a triagem dos artigos a partir dos critérios de inclusão e exclusão adotados, foram selecionados 6 artigos para compor a amostra da revisão. O ensino de primeiros socorros no âmbito escolar mostra-se como uma importante intervenção na promoção em saúde e na educação de profissionais e discentes que fazem parte do ambiente escolar. Sendo que esse conhecimento é repassado a partir da participação em atividades educativas que abordem as formas de prevenção, avaliação e condutas a serem tomadas diante ao cenário de emergência prestando os primeiros cuidados à vítima, favorecendo a promoção da saúde e prevenção de eventualidades dentro e fora do ambiente escolar. Logo, infere-se a relevância da abordagem dessa temática em âmbito escolar, buscando a popularização dessa prática, de modo a garantir a segurança a partir da prestação de assistência imediata em situações de risco à integridade física das pessoas.

Biografia do Autor

Gabriel Leitão de Almeida Araújo, Centro Universitário de Patos - UNIFIP

Possui Ensino Médio Completo pelo Colégio Cristo Rei (2019) na condição de bolsista integral durante todo o período de curso. Atualmente é acadêmico do 8º período do curso de Bacharelado em Enfermagem pelo Centro Universitário de Patos -UNIFIP, localizada na cidade de PATOS-PB, na condição de bolsista integral através do Programa Universidade para todos (PROUNI). Integrante do Projeto de Pesquisa Cuidados e Práticas Assistenciais em Enfermagem: Prevenindo Doenças e Educando à População. Além disso, atua como monitor das disciplinas de Semiologia e Semiotécnia II e Enfermagem Cirúrgica II.

Maria Rita dos Santos Dutra, Centro Universitário de Patos - PB

Graduanda no 10° período do curso Bacharelado em Enfermagem pelo Centro Universitário de Patos-UNIFIP. Integrante do Projeto de Pesquisa Cuidados e Práticas Assistenciais em Enfermagem: Prevenindo Doenças e Educando à População. Atualmente é monitora das disciplinas de Enfermagem Emergencial e Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva.

Fernanda da Silva Guedes, Centro Universitário de Patos - PB

Possui Ensino Médio Completo Pela Escola Estadual João Silveira Guimarães (1° e 2° ano) 2016-2017 e concluiu pela Escola Estadual Profª Calpúrnia Caldas de Amorim (3° ano) 2018, atualmente é acadêmica do 7º período do curso de Bacharelado em Enfermagem pelo Centro Universitário de Patos -UNIFIP, localizada na cidade de PATOS-PB, na condição de bolsista através do Programa Universidade para todos (PROUNI). Membro do Projeto de Pesquisa Cuidados e Práticas Assistenciais em Enfermagem: Prevenindo Doenças e Educando à População, atua como monitora nas disciplinas de Semiologia e Semiotécnica I, Semiologia e Semiotécnica II e Enfermagem na Saúde da Mulher.

Bárbara Dalila dos Santos Teixeira, Centro Universitário de Patos - PB

Ensino médio e técnico em Eletrotécnica, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2019), atualmente cursando o 7º período da graduação em enfermagem pelo Centro Universitário de Patos - UNIFIP, na condição de bolsista através do Programa Universidade para todos (PROUNI).  Integrante do Projeto de Pesquisa Cuidados e Práticas Assistenciais em Enfermagem: Prevenindo Doenças e Educando à População. Além disso, atua como monitora das disciplinas de Semiologia e Semiot´écnica I, Semiologia e Semiotécnica II e Enfermagem Cirúrgica II.

Ana Paula Dantas da Silva Paulo, Centro Universitário de Patos - PB

Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Auditoria em Saúde pela FASP. Graduada em enfermagem pela Faculdade de Enfermagem Nova Esperança (2010). Atualmente é Docente nas Faculdades Integradas de Patos de atuando como Professora titular da disciplina de Enfermagem Clínica, Semiologia e Semiotécnica de enfermagem I, e Pratica Assistida I Professora de Aulas Práticas das respectivas disciplinas. Além disso é o docente orientador do Projeto de Pesquisa Cuidados e Práticas Assistenciais em Enfermagem: Prevenindo Doenças e Educando à População.

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Publicado

2023-09-24

Como Citar

Leitão de Almeida Araújo, G., dos Santos Dutra, M. R., da Silva Guedes, F., Dalila dos Santos Teixeira, B., & Dantas da Silva Paulo, A. P. (2023). Importância da prática dos primeiros socorros no âmbito escolar. Revista Coopex., 14(4), 3404–3411. https://doi.org/10.61223/coopex.v14i4.413

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Artigos

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