Importância da prática dos primeiros socorros no âmbito escolar
DOI:
https://doi.org/10.61223/coopex.v14i4.413Palavras-chave:
Instituições Acadêmicas, Primeiros Socorros, Educação em SaúdeResumo
Define-se primeiros socorros como sendo os cuidados imediatos que devem ser prestados a uma pessoa, cujo estado físico põe em perigo sua própria vida, aplicando medidas e procedimentos que visem manter os sinais vitais e evitar o agravamento de sua condição até a chegada do atendimento qualificado. A ligação entre saúde educação é algo relevante, a qual deu o embasamento para a criação do PSE, que integra e articula a educação em saúde, dando ênfase a lei Lucas (13722/18), onde a legislação brasileira começa a tratar a importância da dinâmica de primeiros socorros nas escolas. O objetivo do presente estudo é apresentar a importância do ensino acerca dos primeiros socorros no âmbito escolar. Assim, trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada nas bases de dados Medline, Lilacs e a Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), entre os anos de 2018 e 2023. Respeitando a triagem dos artigos a partir dos critérios de inclusão e exclusão adotados, foram selecionados 6 artigos para compor a amostra da revisão. O ensino de primeiros socorros no âmbito escolar mostra-se como uma importante intervenção na promoção em saúde e na educação de profissionais e discentes que fazem parte do ambiente escolar. Sendo que esse conhecimento é repassado a partir da participação em atividades educativas que abordem as formas de prevenção, avaliação e condutas a serem tomadas diante ao cenário de emergência prestando os primeiros cuidados à vítima, favorecendo a promoção da saúde e prevenção de eventualidades dentro e fora do ambiente escolar. Logo, infere-se a relevância da abordagem dessa temática em âmbito escolar, buscando a popularização dessa prática, de modo a garantir a segurança a partir da prestação de assistência imediata em situações de risco à integridade física das pessoas.
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