O cluster de confecções de Toritama - PE desenvolvimento e importância local

The Toritama clothing cluster - PE development and local importance

Autores

  • Bonifácio Benicio de Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
  • Maylle Alves Benício
  • Nágela Maria Henrique Mascarenhas INSA - Instituto Nacional do Semiarido
  • Talícia Maria Alves Benício Unifip
  • José Antônio Pires da Costa
  • Fabíola Franklin de Medeiros
  • Danilo Leite Fernandes
  • Tayana Adélia Palmeira Gomes Nepomucena Unifip

DOI:

https://doi.org/10.61223/coopex.v14i5.406

Palavras-chave:

Cluster, Jens, roupas

Resumo

Resumo: Este trabalho consta de uma revisão sobre clusters, no que diz respeito aos conceitos, caracterização e importância para a Gestão Estratégica de Negócios, enfocando a competitividade das empresas aglomeradas geograficamente. Levando em consideração desde as primeiras observações a respeito das vantagens da concentração industrial e da eficiência coletiva, apresentadas por Marshall no início do século XIX, e o reconhecimento de sua capacidade competitiva conferida a Michael Porter, que os chamou de clusters (clusters de negócios). No Brasil, são diversas as terminologias adotadas quando se trata de aglomerações de empresas, como por exemplo: clusters, distritos industriais, aglomerações industriais localizadas e arranjos produtivos locais (APLs).  Neste trabalho foi dado ênfase ao cluster de confecções no Agreste de Pernambuco, no município de Toritama.  

 

Referências

AMATO NETO, João. Redes de Cooperação Produtiva e clusters Regionais: oportunidades para as pequenas e médias empresas. São Paulo: Atlas, 2000.

BRITO, E.P.Z. et al. A Relação entre Aglomeração Produtiva e Crescimento: a Aplicação de um Modelo Multinível ao Setor Industrial Paulista. Revista de Administração Contemporânea – RAC, v. 14, n. 4, p. 615-632, 2010.

CARVALHO Galvani de, Juliane Webster; SCHULTZ, Glauco; WAQUIL, Paulo Dabdab. Análise da concentração espacial e da especialização da produção e do abate de suínos no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Revista Estudo & Debate, v. 30, n. 2, 2023.

LACERDA, C.C.O.; SOUZA, S.M.A. Análise da Competitividade do Cluster de Confecções no Município de Campina Grande, PB. REUNIR: Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade, v. 5, n. 2, p. 1-26, 2015.

CARVALHO, M.M.de. Estratégia competitiva: dos conceitos à implementação / Marly Monteiro de Carvalho, Fernando José Barbin Laurindo. – 2. ed. – 2. reimpr. – São Paulo: Atlas, 2010.

HOLANDA, L. M. C. de; SILVA, R. J. A. Estratégia e Criação do Conhecimento: um Estudo Exploratório no Setor de Confecções em Campina Grande – PB. Revista Desenvolvimento em Questão, Editora Unijuí, v. 5, n. 10, 2007.

FARIA, Emília de Oliveira. Do cluster ao ecossistema industrial: uma análise do comportamento das organizações em direção a um modelo circular de produção sob a lente da Simbiose Industrial. Tese de Doutorado submetida ao Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Doutor em Desenvolvimento Sustentável, área de concentração em Política e Gestão da Sustentabilidade UNB. 2022. 192p.

LIMA, Mariana Cavalcanti Pincovsky de. A metamorfose do belo: uma análise do setor de confecção no agreste Pernambuco. . Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010. 85p.

MELLO, Carine Aragão de. Análise da atratividade de um território gerador de viagens em um centro atacadista de vestuário no interior do Nordeste. Dissertação apresentada ao Programa de PósGraduação em Engenharia Civil do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) 2019. 170p.

MORAIS, Hannah Miranda; DE PAIVA JÚNIOR, Fernando Gomes; SILVA, Bianca Gabriely Ferreira. A produção reticular no arranjo produtivo local de confecções de Pernambuco. Revista Brasileira de Administração Científica, v. 13, n. 3, 2022.

PEREIRA, C. E. C.; POLO, E. F.; SARTURI, G. Proposição de métricas para avaliação da competitividade em clusters: uma aplicação no grupamento têxtil e de confecções do Brás. ANPAD/2013.

PORTER, M.E. The Competitive Advantage of Nations. Harvard Business Review, p. 74-91. 1990.

PORTER, M.E. Clustersand the new economics of competition. Harvard Business Review, p. 77-90, 1998.

PORTER, M.E. Competição: Estratégias Competitivas Essenciais. Tradução por: Afonso Celso da Cunha Serra. Rio de Janeiro. Campus. 1999. Páginas 167-208.

RANGEL, Felipe; DE FÁTIMA CORTELETTI, Roseli. O polo de confecções do Agreste Pernambucano: Origens e configurações atuais. Estudos de Sociologia, p. e022013-e022013, 2022.

ROSENDO, Roberto Cezar; PEDONE, Luiz. PROSUB-Programa de Desenvolvimento de Submarinos. Revista da EGN, v. 22, n. 1, p. 33-68, 2016.

SANCHES, M.A.R. Cooperação e Competição na Indústria de alimentos de Amendoim de Marília. 2003. 323 f. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) – Escola de Administração de Empresas de São Paulo - EAESP/FGV.

SARTURI, G. et al. Análise da Competitividade do Cluster da Serra Gaúcha (Brasil) em Relação ao Cluster Valle del Maule (Chile) através do modelo Teórico de Zaccarelli et al. (2008). ANPAD. Maio de 2013.

SALES, Jullyta Karolayne Macêdo Couto. Desafios na gestão de empresas familiares produtoras de confecção em Caruaru–PE: Uma abordagem em 2021-2022. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Coordenação do Curso de Ciências Econômicas do Campus Agreste da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, 2022. 48p.

SILVA, Marcella de Andrade. Práticas de Sustentabilidade Social na Cadeia de Suprimentos: um estudo no Polo de confecções do agreste de Pernambuco. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Administração de Empresas da Universidade Federal de Pernambuco, 2022. 68p..

SILVA, Jandeilson Severino da. As práticas de gestão nos negócios informais de confecções em Caruaru-PE. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. 73p.

SIQUEIRA, J.P.L.D et al. Análise da competitividade dos clustersindustriais de calçados de Franca e Birigui. Revista Gestão Organizacional, v. 4, n. 2, p. 102-112, 2011.

SOUZA, S.M.A.de. Relações entre as formas de governança de arranjos produtivos com a competitividade e o desenvolvimento local sustentável. 2010. 278 f. Tese (Doutorado em Recursos Naturais) - Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2010.

VICARI, F. M. Uma proposta de roteiro para diagnóstico de clusters. (2009). 275 f. Tese (Doutorado em Engenhara de Produção) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos. 2009.

VIEIRA, L.H.S. Arranjos Produtivos Locais (APLs) no Estado do Espírito Santo: Política Pública, Processo Decisório e Percepção de Atores. 2016. 223 f. Tese (Doutorado em Administração Pública e Governo) - Escola de Administração de Empresas de São Paulo. 2016.

ZACCARELLI, S.B. et al. Clusterse redes de negócios: uma nova visão para a gestão dos negócios. São Paulo: Atlas, 2008.

Downloads

Publicado

2023-10-23

Como Citar

Souza, B. B. de, Benício, M. A., Mascarenhas, N. M. H., Benício, T. M. A., Costa, J. A. P. da, Medeiros, F. F. de, Fernandes, D. L., & Nepomucena, T. A. P. G. (2023). O cluster de confecções de Toritama - PE desenvolvimento e importância local: The Toritama clothing cluster - PE development and local importance. Revista Coopex., 14(5), 3733–3744. https://doi.org/10.61223/coopex.v14i5.406