A eficácia do ensino do suporte básico de vida aos leigos como redutor da mortalidade por parada cardiorrespiratória

Autores

  • Livia Layanne Lopes Fernandes Rodrigues
  • Eduarda Feitosa Bezerra
  • Laura Mourão Aragão
  • Daniella Ribeiro Benício Alexandre
  • Antonio Campos de Sousa Filho
  • Nicole Joane Pereira e Silva
  • Ailton do Nascimento Targino

DOI:

https://doi.org/10.61223/coopex.v14i3.350

Palavras-chave:

Parada cardiorrespiratória, Suporte básico de vida, Sobrevida

Resumo

Introdução: A parada cardiorrespiratória (PCR) é definida pela pausa das funções cardíacas e pulmonares efetivas, sendo apontada como uma emergência cardiovascular que ocorre com frequência em locais públicos. O Suporte Básico de Vida (SBV) se encarrega da abordagem inicial do paciente com RCP, e é formada por ações para rápida constatação da parada, compressões torácicas externas, desfibrilação precoce e atendimento avançado. Evidencia-se que, a chance de sobrevivência do indivíduo em PCR está relacionada a uma abordagem rápida e efetiva, sendo imprescindível qualificar os leigos em SBV, a fim de que o atendimento seja iniciado pelas pessoas que estão no local da emergência. Objetivo: Analisar a importância do ensino do SBV para o aumento do índice de sobrevida de pacientes em RCP. Método: Foi realizada uma revisão integrativa de literatura nas bases de dados Natural Library of Medicine (PubMed), EBSCOhost Research Platform (EBSCO),  ScienceDirect e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), entre os anos de 2012 a 2022. Para a procura dos artigos, utilizaram-se os Descritores em Ciências da Saúde em inglês "Cardiopulmonary Resuscitation" AND "Health Education" AND“Mortality” AND “Defibrillators, Implantable”, sendo selecionados 14 artigos mais pertinentes sobre o tema. Resultados: Ensinamentos sobre SBV e a disponibilização de DEAs em locais públicos tem influência positiva na sobrevida de indivíduos em PCR, uma vez que, ao iniciar as medidas antes da chegada dos socorristas, há maior probabilidade de retorno da circulação com resultado neurológico favorável. Conclusão: Deve-se incentivar os programas de primeiros socorros para capacitação de pessoas leigas, com a finalidade de tornar a prática do SBV uma ferramenta importante na redução da mortalidade por PCR.

Referências

. Introdução. A área de conhecimento da Psicologia do Esporte é de amplo campo de atuação. Um dos pontos cruciais dessa área concentra-se na Avaliação Psicológica. Estudar essa temática é pertinente, visto que tal vertente necessita de aprofundamento técnico científico no manejo da Avaliação Psicológica no contexto esportivo, a fim de promover melhores resultados na promoção da saúde mental de atletas e competidores. Objetivo. Diante do exposto, esta pesquisa objetivou verificar na literatura como a avaliação psicológica está sendo conduzida em praticantes de exercícios físicos, enfatizando quais os instrumentos e técnicas são mais utilizadas nas áreas esportivas atualmente. Metodologia. Para tanto, realizou-se uma revisão narrativa da literatura, através de consultas nas bases de dados eletrônicas da CAPES (Periódicos), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Google Scholar, artigos em língua portuguesa, por meio de busca avançada realizadas no período de 01/08/2020 a 31/08/2020. O universo amostral priorizou os estudos descritos como avaliação psicológica nas áreas esportivas, no período de 2010 a 2020, cruzando e utilizando de forma combinada palavras-chave e excluindo manuscritos em idiomas diferentes da língua portuguesa ou que fugissem da temática. Resultados. Foram encontrados cento e cinquenta artigos nessa temática e destes, apenas quatro foram analisados dentro dos critérios de inclusão para obtenção do que foi proposto. Esse estudo identificou na literatura os métodos utilizados para avaliação psicológica eficaz em atletas e praticantes de exercícios físicos. Conclusão. No decorrer deste trabalho foi assinalada a condução da avaliação psicológica em praticantes de exercício físico, na literatura, sendo possível identificar as nuances da avaliação psicológica nessa área, acompanhando as técnicas utilizadas para a realização como: entrevistas, observação sistemáticas de treinos, questionários, bem como, testes adaptados de acordo com o alvo da avaliação, percebendo assim, a importância de técnicas e métodos bem planejados.

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Publicado

2023-08-01

Como Citar

Rodrigues, L. L. L. F., Bezerra, E. F., Aragão, L. M., Alexandre, D. R. B., Sousa Filho, A. C. de, Silva, N. J. P. e, & Targino, A. do N. (2023). A eficácia do ensino do suporte básico de vida aos leigos como redutor da mortalidade por parada cardiorrespiratória . Revista Coopex., 14(3), 2519–2537. https://doi.org/10.61223/coopex.v14i3.350

Edição

Seção

Artigos

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