O processo de avaliação psicológica infantil: uma revisão narrativa de literatura

Autores

  • Layrtthon Carlos de Oliveira Santos Centro Universitário de Patos (UNIFIP)
  • Amanda Albino dos Santos Bezerra Centro Universitário de Patos (UNIFIP)

DOI:

https://doi.org/10.61223/coopex.v14i3.334

Resumo

Introdução. A avaliação psicológica infantil é um processo bastante complexo, cujos recursos utilizados para avaliar os aspectos cognitivos e afetivos em cada fase do desenvolvimento da criança devem ser apurados, para que possam auxiliar na identificação de potencialidades e dificuldades da criança. Objetivo: Este estudo teve como objetivo compreender o processo de avaliação psicológica infantil, entendendo quais são os seus objetivos, os instrumentos comumente utilizados e sua metodologia. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório por meio de pesquisa bibliogáfica com análise narrativa, baseado em buscas eletrônicas de artigos indexados nas bases de dados da SCIELO (Scientific Eletronic Library Online), LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e PePSIC (Periódicos de análise deste que Eletrônicos de Psicologia), publicados entre os anos de 2015 a 2020. Das produções encontradas na literatura foram selecionados seis artigos que passaram a compor o corpus de análise para este estudo por se enquadrarem a todos os critérios de inclusão. Resultados: Os resultados obtidos por meio da análise das produções selecionadas apontam para a prevalência de estudos cujo foco de análise partem de relatos da experiência de pesquisadores ao desenvolverem o processo de avaliação psicológica com crianças, ainda, para a maior incidência por parte dos autores pelo uso de testes projetivos e técnicas como entrevista e observação sistemática, e também para o frequente uso de instrumentos que se propõem a medir construtos como a iteligência. Conclusão: Importa salientar que a avaliação psicológica infantil compreende-se como um processo complexo, dinâmico e individualizado, passível de reflexão e questionamentos, sendo compreendida não como algo concreto e imútavel, mas sim como uma dentre tantas possibilidades. Dadas  as limitações inerentes a este estudo ressalta-se a relevância de novas pesquisas pela possibilidade de desenvolvimento da área, pela reflexão sobre a qualidade do fazer psicológico, assim como de suas lacunas, o que contribuiria para uma melhora significativa da prática de avaliação psicológica infantil no país.

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Publicado

2023-07-29

Como Citar

Santos, L. C. de O., & Bezerra, A. A. dos S. (2023). O processo de avaliação psicológica infantil: uma revisão narrativa de literatura. Revista Coopex., 14(3), 2484–2504. https://doi.org/10.61223/coopex.v14i3.334

Edição

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Artigos

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