Meio ambiente enquanto possiblidade inclusiva no âmbito escolar: uma proposta transversal na educação contemporânea

Autores

  • Marcos Vitor Costa Castelhano Centro Universitário de Patos-UNIFIP
  • José Fábio Bezerra da Silva
  • Allan Douglas Alves Santiago
  • Jackeline Bezerra Santiago

DOI:

https://doi.org/10.61223/coopex.v14i3.330

Resumo

Entre as possibilidades trazidas pela educação ambiental, encontra-se as modalidades interventivas e dialógicas frente dos campos inclusivos, revelando que tais elementos giram em torno de perspectiva localizadas para além das atividades dentro da sala de aula, uma vez que permeia um conjunto de fatores políticos educacionais, assim como a própria formação do docente perante dos panoramas dialéticas entre intercessões ambientais e as propostas inclusivas.Partindo desses pressupostos, o presente estudo reflete e discute sobre a importância da aplicação de conhecimentos e práticas voltadas ao meio ambiente enquanto molde inclusivo no contexto escolar, levando em consideração as diretrizes transversais pautadas nos setores da educação contemporânea. Nos fins de pesquisa, valeu-se da elaboração de revisão de narrativa como forma de organizar as argumentações e informações captadas, tendo as plataformas digitais do Google Acadêmico, Scielo, ReSeek e PePSIC como principais fontes de recorrência de dados. Portanto, partindo dos aspectos ambientais e inclusivos enquanto temáticas e execuções centrais nos meios educacionais, esboça-se os demais tópicos relacionados ao texto científico em questão, objetivando alusões e perspectivas dinâmicas para além dos vieses superficiais, promovendo um olhar crítico perante do meio ambiente enquanto ferramenta participativa-escolar.

 

PALAVRAS-CHAVE: Meio Ambiente. Inclusão Social. Educação Ambiental. Transversalidade.

 

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Publicado

2023-07-28

Como Citar

Costa Castelhano, M. V., Silva, J. F. B. da, Santiago , A. D. A., & Santiago, J. B. (2023). Meio ambiente enquanto possiblidade inclusiva no âmbito escolar: uma proposta transversal na educação contemporânea . Revista Coopex., 14(3), 2420–2428. https://doi.org/10.61223/coopex.v14i3.330

Edição

Seção

Artigos

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