O desenvolvimento da linguagem em sujeitos diagnosticados com tea: um olhar através da psicologia clínica

Autores

  • Marcos Vitor Costa Castelhano Centro Universitário de Patos-UNIFIP
  • Délis Sousa Benevides
  • Gabriela Gomes Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.61223/coopex.v14i3.329

Resumo

Dentro dos paradigmas diagnósticos, enfatiza-se que os prejuízos na linguagem representam um dos pilares setoriais diante do percurso vivencial e do desenvolvimento do sujeito com TEA em suas singularidades formativas, demarcando-se alterações nas expressões linguísticas verbais e não-verbais perante dos seus sentidos comunicativos.

Partindo desse pressuposto, o presente estudo discorre sobre os carácteres gerais e específicos do desenvolvimento e aquisição da linguagem em sujeitos diagnosticados com TEA, levando em consideração as diferentes idiossincrasias nos possíveis quadros clínicos em suas amplitudes experienciais e diagnósticas, tendo como plano de fundo os enfoques psicológicos clínicos. Nos segmentos de pesquisa, direcionou-se as investigações argumentativas-dissertativas a partir da metodologia de revisão narrativa, tendo como parâmetro central os artigos e demais produções científicas publicados nos últimos três anos, valendo-se das plataformas do Google Acadêmico, Scielo e PePSIC como principais setores de pesquisa e captação informatizada. Portanto, considerando a importância do desenvolvimento da linguagem em suas variações sociocomunicativas defronte do TEA, segue os demais tópicos desse trabalho acadêmico, partindo da significância do psicólogo clínico nessas entrelinhas clínicas, metodológicas e propriamente vivenciais.

 

PALAVRAS-CHAVE: TEA. Linguagem. Psicólogo Clínico. Comunicação. Desenvolvimento.

Referências

ARAÚJO, C. A. Psicologia e os TEA. In: SCHWARTZMAN, J. S.; ARAÚJO, C. A. Transtornos do Espectro do Autismo. São Paulo: MEMNON, 2011. P. 173-201.

ARAUJO, J. K. P. ; CASTELHANO, M. V. C. ; SILVA, R. P. ; SILVA, J. T. S. E. ; JACOME, K. L. B. ; NOBREGA, V. L. M. ; OLIVEIRA, F. C. A. ; SILVA, A. M. ; CAVALCANTI, R. J. M. ; LINHARES, T. S. ; SANTOS, E. S. ; GONCALO, T. M. D. ; SANTOS, S. A. ; SILVA, D. ; ALVES, D. I. S. ; CAVALCANTE, A. P. G. . TEA DIANTE DAS PRERROGATIVAS INTERVENTIVAS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O SUJEITO PARA ALÉM DO DIAGNÓSTICO. REVISTA FISIO&TERAPIA, v. 122, p. 1-17, 2023.

CASTELHANO, M. V. C.. Os possíveis papéis do psicólogo clínico diante do diagnóstico diferencial do tea. REVISTA COOPEX, v. 14, p. 1616-1627, 2023b.

CASTELHANO, M. V. C.. Transtorno do espectro autista diante das possibilidades teóricopráticas da psicologia clínica: as interfaces do psicodiagnóstico. REVISTA COOPEX, v. 14, p. 1605-1615, 2023a.

DIAS, Fabrizia Miranda; RODRIGUES, Daniele Fernandes; DE SOUZA, Carlos Henrique Medeiros. 08. Autismo: a linguagem pragmática no ambiente escolar. Revista Philologus, v. 29, n. 85 Supl., p. 95-104, 2023.

FACION, J. R. Transtornos do desenvolvimento e do comportamento. Editora IPBEX, 2008.

LECY, Kizzi. Linguagem no Transtorno do Espectro do Autismo: Processos de Interpretação e Significação. Editora Dialética, 2022.

LEITÃO, Clara Monteiro; DE LIMA JÚNIOR, Umberto Marinho; DE SOUSA, Milena Nunes Alves. Implicações do tempo de tela no desenvolvimento neuropsicomotor de crianças autistas. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 23, n. 3, p. e11970-e11970, 2023.

MENESES, Elieuza Andrade et al. Transtorno do espectro autista (TEA) e a linguagem: a importância de desenvolver a comunicação. Revista Psicologia & Saberes, v. 9, n. 18, p. 174-188, 2020.

NOBREGA, V. L. M. ; CASTELHANO, M. V. C. ; FERREIRA, P. L. ; SILVA, M. T. L. ; SILVA, M. A. F. ; MAIA, C. K. B. ; SILVA, W. S. ; PEREIRA, J. E. G. ; SILVA, M. K. C. E. ; DUTRA, T. L. ; PALITOT, M. A. F. F. ; SILVA, A. L. A. ; ARAUJO, J. K. P. ; ALVES, D. I. S. . TEA E A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: REFLEXÕES SOBRE A INCLUSÃO NOS MEIOS EDUCACIONAIS. REVISTA FISIO&TERAPIA, v. 121, p. 1-16, 2023.

NUNES, Amanda et al. O uso de telas e tecnologias pela população infanto-juvenil: revisão bibliográfica sobre o impacto no desenvolvimento global de crianças e adolescentes. 2023.

PERISSINOTO, J. Condutas terapêuticas em linguagem e comunicação. In: SCHWARTZMAN, J. S.; ARAÚJO, C. A. Transtornos do Espectro do Autismo. São Paulo: MEMNON, 2011. P. 238-243.

VELLESO, R. L. Avaliação de linguagem nos Transtonos do Espectro do Autismo. In: SCHWARTZMAN, J. S.; ARAÚJO, C. A. Transtornos do Espectro do Autismo. São Paulo: MEMNON, 2011. P.209-214.

Downloads

Publicado

2023-07-28

Como Citar

Costa Castelhano, M. V., Benevides, D. S., & Maranhão, G. G. (2023). O desenvolvimento da linguagem em sujeitos diagnosticados com tea: um olhar através da psicologia clínica . Revista Coopex., 14(3), 2429–2438. https://doi.org/10.61223/coopex.v14i3.329

Edição

Seção

Artigos

Categorias