A inclusão social de sujeitos diagnosticados com esquizofrenia diante das possibilidades interventivas no contexto escolar

Autores

  • Marcos Vitor Costa Castelhano Centro Universitário de Patos-UNIFIP
  • Mayara Millena Moreira Formiga
  • Mateus da Silva Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.61223/coopex.v14i3.328

Resumo

No contexto escolar, aponta-se que as inclusão dos alunos diagnosticados com esquizofrenia se faz essencial enquanto medida participativa, demonstrando a pertinência das atuações pedagógicas assertivas mediante da diversidade humana, levando em consideração que tal conscientização se presentifica de forma gradual nas entrelinhas da inclusão social. Pensando nisso, o artigo em questão objetiva discorrer sobre as possibilidades da inclusão social de alunos diagnosticados com esquizofrenia frente das possibilidades interventivas da educação contemporânea, levando em consideração as perspectivas dialógicas e interdisciplinares em saúde mental. Para fins de metodologia de pesquisa, valeu-se da modalidade de revisão narrativa para organizar as captações argumentativas estruturais utilizadas, abarcando tal feito através de artigos científicos, capítulos de livro e outras produções acadêmicas relacionadas, contando com as plataformas digitais do Google Acadêmico, Scielo e PePSIC como principais bases informacionais. Portanto, tendo mente a significância das propostas inclusivas em saúde perante do público intricadas nas condições psicóticas em vista dos ambientes escolares-educativos, apresenta-se uma exposição coesa e dialética sobre os caminhos interventivos defronte das necessidades pedagógicas-psicológicas nos meios educacionais da contemporaneidade.

 

PALAVRAS-CHAVE: Inclusão Social. Esquizofrenia. Educação. Contemporaneidade. Saúde Mental.

Referências

ASSIS, Cristiane de Sousa de. A inclusão de estudantes com o transtorno da esquizofrenia: um estudo de caso realizado em uma escola municipal do Recife. In: IX CINTEDI CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2020.

BRAGHIROLLI et al., E. M. Psicologia geral. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

KEGLER, Bruno. Redes de comunicação pública, visibilidade e permanência do acontecimento público tragédia Kiss (Santa Maria, Brasil, 2013). Tese de Doutorado apresentada ao Programa de PósGraduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul 2016. 232p.

LOZANO C, M.; ACOSTA, Rocío. ALTERAÇÕES COGNITIVAS NA ESQUIZOFRENIA. Revista Med, v. 17, n. 1, p. 87-94, 2009.

MELO, Antonio Henrique Ferreira; FREITAS, Fernando. Esquizofrenia, modelo biomédico e a cobertura da mídia. Saúde em Debate, v. 47, p. 96-109, 2023.

MARTINELLI, Paula et al. Imagem: do não-saber a uma epistemologia crítica. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022. 122p.

MORIYAMA, T. S.; NOTO, C.; BRESSAN, R. A.; ESTANISLAU, B. T. ESQUIZOFRENIA. IN: ESTANISLAU, B. T.; BRESSAN, R. A. Saúde mental na escola. Porto Alegre: ARTMED, 2014. P. 207-218.

PACHECO, J. G. Reforma Psiquiátrica, uma realidade possível: representações sociais da loucura e a história de uma experiência. Curitiba: Juruá, 2009.

PINHEIRO, Elizandra Lúcia Vasconcelos. A utilização da da plataforma Web Scala, como ferramenta de apoio a prática pedagógica na alfabetização de crianças com transtorno do espectro autista. Monografia (Especialização em Educação Especial e Inclusão Socioeducacional) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Belém, PA, 2023. 27p.

RESENDE, Elisabete Aparecida Mantovani Rodrigues de et al. EFETIVIDADE DOS PROGRAMAS PSICOEDUCACIONAIS NA PESSOA COM ESQUIZOFRENIA: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. ENVELHECIMENTO HUMANO E CONTEMPORANEIDADE: TÓPICOS ATUAIS EM PESQUISA, v. 1, n. 1, p. 138-154, 2023.

SANTOS, Cilene de Araujo. SANTANA, Maria Luzia da Silva. Inclusão de crianças e adolescentes com esquizofrenia ou psicoses a partir do olhar do professor e de equipe terapêutica. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 08, Vol. 12, pp. 159-170. Agosto de 2020.

Downloads

Publicado

2023-07-29

Como Citar

Costa Castelhano, M. V., Formiga, M. M. M., & Fernandes, M. da S. (2023). A inclusão social de sujeitos diagnosticados com esquizofrenia diante das possibilidades interventivas no contexto escolar. Revista Coopex., 14(3), 2474–2483. https://doi.org/10.61223/coopex.v14i3.328

Edição

Seção

Artigos

Categorias