Eja e as possibilidades educacionais-políticas da democratização do saber: diálogos entre freire e o modelo psicológico crítico
DOI:
https://doi.org/10.61223/coopex.v14i3.327Resumo
A Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de integrar os processos educativos para sujeitos que antes não tinham acesso ao ensino, possibilita a inserção singular de jovens e adultos frente das participações educacionais-políticas nas variadas camadas sociais, promovendo a inclusão das classes mais vulneráveis presentes no cenário nacional. Partindo desses pressupostos, o artigo aqui exposto objetiva a análise das possibilidades educacionais-políticas do EJA através das lógicas paradigmáticas emancipatórias na democratização do saber em prática, partindo da proposição dialógica entre o pensamento freiriano e o modelo psicológico de matriz crítica, levando em consideração as contextualizações da contemporaneidade. Para os moldes de pesquisa, utilizou-se a metodologia de revisão narrativa pra compor as captações do referencial abarcado, assim como para as lapidações argumentativas, tendo as plataformas digitais do Google Acadêmico, Scielo, Portal de trabalhos da CAPES e RefSeek como principais bases informacionais de busca. Sendo assim, partindo da significância dos projetos sociais e metodologias educativas expressas pelo EJA, esboça-se de forma crítica e abrangente as possibilidades inclusivas e emancipatórias na inserção dessa modalidade de alunato, gerando-se um diálogo entre os processos pedagógicos freirianos e as acepções críticas da Psicologia da Educação.
PALAVRAS-CHAVE: EJA. Freire. Psicologia da Educação. Democratização. Contemporaneidade.
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