Educação em tempos de crise: consequências no processo de ensino e aprendizagem

Autores

  • Victoria Regia Fernandes Caetano Araújo
  • José Lucas dos Santos Oliveira Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal da Paraíba. https://orcid.org/0000-0001-9113-0772
  • Edevaldo da Silva Professor Associado da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG/Patos) e Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal da Paraíba (PRODEMA/UFPB). https://orcid.org/0000-0002-8245-3438
  • Elzenir Pereira de Oliveira Almeida Professor Adjunto da Universidade Federal de Campina Grande - PB e Unifip - Centro Universitário de Patos - PB https://orcid.org/0000-0003-2453-4691

DOI:

https://doi.org/10.61223/coopex.v14i3.287

Palavras-chave:

Educação, Pandemia, Isolamento Social

Resumo

Durante a pandemia do COVID-19 houve consequências no processo de ensino e aprendizagem, sendo necessário estratégias para solucionar os danos causados nesse período. Desse modo, a pesquisa teve como objetivo identificar as estratégias do processo ensino e aprendizagem adotadas nas instituições públicas e privadas no período remoto. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Foram utilizados os seguintes descritores: educação; pandemia; isolamento social e ensino e aprendizagem. Assim, foram identificados 6140 artigos, sendo esses submetidos aos critérios de inclusão (artigos científicos na integra disponíveis online, nacionais, somente trabalhos da área de Educação, com acesso gratuito, em língua portuguesa, publicados entre os anos de 2020 a 2022) e aos critérios de exclusão (estudos publicados como forma de teses, dissertações, monografias, livros, manuais, resumos em língua estrangeira e/ou internacionais), restando 14 artigos. Para elaboração dos resultados foram utilizadas as seguintes variáveis: ensino remoto, estudo de caso experimental, tecnologias digitais, relato de experiência, tecnologias da informática, manuseio de computadores e celulares, metodologias ativas, questionário, método websurvey e análise reflexiva. A pesquisa foi realizada nos meses de fevereiro à Abril de 2023. Foi verificado que as estratégias mais utilizadas no processo de ensino e aprendizagem foram o uso de tecnologias digitais por meio de metodologias ativas, como jogos lúdicos, celulares, computadores, plataformas digitais e uso da internet. O presente estudo constatou uma precarização do trabalho docente, o qual foi potencializado pela pandemia e fragilidades no ensino remoto as quais debilitaram o processo de aprendizagem de muitos educandos, com relação as dificuldades nas condições de acesso à internet, a falta de interação escolar e o despreparo dos pais/responsáveis

Referências

ALMEIDA, Luana Costa; DALBEN, Adilson. organizar o trabalho pedagógico em tempos de COVID-19: no limiar do (im) possível. Educação & Sociedade, v. 41, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/sJBDsSZGLL9kt4b8YMB8wRN/?lang=pt. Acesso em: 27/05/2023

BARROS, Fernanda Costa; DE PAULA VIEIRA, Darlene Ana. Os desafios da educação no período de pandemia. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 1, p. 826-849, 2021. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22591. Acesso em: 27/05/2023

BRASIL. Lei nº. 13.979, de 06 de fevereiro de 2020. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília, DF, Atos do Poder Legislativo, 2020a. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/l13979.htm. Acesso em: 27/05/2023

CANI, Josiane Brunetti et al. Educação e covid-19: a arte de reinventar a escola mediando a aprendizagem “prioritariamente” pelas TDIC. Revista Ifes Ciência, v. 6, n. 1, p. 23-39, 2020. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/713. Acesso em: 27/05/2023

CORDEIRO, Karolina Maria de Araújo. O Impacto da Pandemia na Educação: A Utilização da Tecnologia como Ferramenta de Ensino. 2020. Disponível em: https://dspace.sws.net.br/jspui/handle/prefix/1157. Acesso em: 27/05/2023

CURY, Carlos Roberto Jamil. Educação escolar e pandemia. Pedagogia em ação, v. 13, n. 1, p. 8-16, 2020. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/23749. Acesso em: 27/05/2023

DE FREITAS VIEIRA, Márcia; DA SILVA, Carlos Manuel Seco. A Educação no contexto da pandemia de COVID-19: uma revisão sistemática de literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 28, p. 1013-1031, 2020. Disponível em: http://ojs.sector3.com.br/index.php/rbie/article/view/v28p1013. Acesso em: 27/05/2023

DE PÁDUA RIBEIRO, Márden; CLÍMACO, Fernanda Câmpera. Impactos da pandemia na educação infantil. Pedagogia em Ação, v. 13, n. 1, p. 96-110, 2020. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/23756. Acesso em: 27/05/2023

FERREIRA, Denise Helena Lombardo et al. Processo de ensino e aprendizagem no contexto das aulas e atividades remotas no Ensino Superior em tempo da pandemia Covid-19. Revista práxis, v. 12, n. 1sup, 2020. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/praxis/article/view/3464. Acesso em: 27/05/2023

FIOCRUZ. O que é uma pandemia. Disponível em: https://www.bio.fiocruz.br/index.php/br/noticias/1763-o-que-e-uma-pandemia#:~:text=Segundo%20a%20Organiza%C3%A7%C3%A3o%2C%20pandemia%20%C3%A9,sustentada%20de%20pessoa%20para%20pessoa. Acesso em: 28/05/2023.

FURTADO, Geciel Ranieri; DE CAMPOS BELÉM, Breno. A pandemia de covid-19 e o ensino remoto no ensino superior. In: Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre. 2020. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/ueadsl/article/view/17631. Acesso em: 27/05/2023

GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro; DE SOUZA MINODA, Dalva; FONSECA, Renata Gadoni Porto. Impactos da pandemia da COVID-19 na Educação: com a palavra os professores. Revista Thema, v. 21, n. 2, p. 586-601, 2022. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1902. Acesso em: 27/05/2023

MARQUES, Humberto Rodrigues et al. Inovação no ensino: uma revisão sistemática das metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 26, p. 718-741, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/C9khps4n4BnGj6ZWkZvBk9z/?lang=pt. Acesso em: 27/05/2023

NOBRE, Ana. Explorando desafios pedagógicos digitais no ensino profissional durante a pandemia da COVID-19. EmRede-Revista de Educação a Distância, v. 8, n. 1, 2021. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/732. Acesso em: 28/05/2023

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE. Histórico da pandemia de COVID19. 2020. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemiacovid-19. Acesso em: 28/05/2023

PINHO, Paloma de Sousa et al. Trabalho remoto docente e saúde: repercussões das novas exigências em razão da pandemia da Covid-19. Trabalho, Educação e Saúde, v. 19, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/fWjNP9QqhbGQ3GH3L6rjswv/abstract/?lang=pt. Acesso em: 28/05/2023

SOUZA, Marcela Tavares de; SILVA, Michelly Dias da; CARVALHO, Rachel de. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein (São Paulo), v. 8, p. 102-106, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/eins/a/ZQTBkVJZqcWrTT34cXLjtBx/abstract/?lang=pt. Acesso em: 28/05/2023

SILVA, Millyane Lima da. Os desafios enfrentados pela educação em tempos de pandemia. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano. 07, Ed. 04, Vol. 02, pp. 134-145. Abril de 2022. ISSN: 2448-0959, Link de acesso: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/enfrentados-pela-educacao. Acesso dia: 29/05/2023.

TROITINHO, Maria da Conceição Ribeiro et al. Ansiedade, afeto negativo e estresse de docentes em atividade remota durante a pandemia da Covid19. Trabalho, Educação e Saúde, v. 19, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/W93PH7nPTTMtYpDDC3bZXTR/. Acesso em: 29/05/2023.

UNICEF. Perdas de aprendizagem com a covid-19 podem custar a esta geração de estudantes quase US$ 17 trilhões em ganhos durante a vida. 2021. https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/perdas-de-aprendizagemcom-covid-19-podem-custar-a-esta-geracao-de-estudantes-ganhos-durante-a-vida. Acesso em: 29/05/2023.

VIEIRA, Márcia de Freitas; SILVA, Carlos Manuel Seco da. A Educação no contexto da pandemia de COVID-19: uma revisão sistemática de literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S.l.], v. 28, p. 1013-1031, dez. 2020. ISSN 2317-6121. Disponível em: . Acesso em: 29/05/2023.

Downloads

Publicado

2023-07-11

Como Citar

Araújo, V. R. F. C., Oliveira, J. L. dos S., Silva, E. da, & Almeida, E. P. de O. (2023). Educação em tempos de crise: consequências no processo de ensino e aprendizagem. Revista Coopex., 14(3), 2026–2042. https://doi.org/10.61223/coopex.v14i3.287

Edição

Seção

Artigos

Categorias