Educação em tempos de crise: consequências no processo de ensino e aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.61223/coopex.v14i3.287Palavras-chave:
Educação, Pandemia, Isolamento SocialResumo
Durante a pandemia do COVID-19 houve consequências no processo de ensino e aprendizagem, sendo necessário estratégias para solucionar os danos causados nesse período. Desse modo, a pesquisa teve como objetivo identificar as estratégias do processo ensino e aprendizagem adotadas nas instituições públicas e privadas no período remoto. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Foram utilizados os seguintes descritores: educação; pandemia; isolamento social e ensino e aprendizagem. Assim, foram identificados 6140 artigos, sendo esses submetidos aos critérios de inclusão (artigos científicos na integra disponíveis online, nacionais, somente trabalhos da área de Educação, com acesso gratuito, em língua portuguesa, publicados entre os anos de 2020 a 2022) e aos critérios de exclusão (estudos publicados como forma de teses, dissertações, monografias, livros, manuais, resumos em língua estrangeira e/ou internacionais), restando 14 artigos. Para elaboração dos resultados foram utilizadas as seguintes variáveis: ensino remoto, estudo de caso experimental, tecnologias digitais, relato de experiência, tecnologias da informática, manuseio de computadores e celulares, metodologias ativas, questionário, método websurvey e análise reflexiva. A pesquisa foi realizada nos meses de fevereiro à Abril de 2023. Foi verificado que as estratégias mais utilizadas no processo de ensino e aprendizagem foram o uso de tecnologias digitais por meio de metodologias ativas, como jogos lúdicos, celulares, computadores, plataformas digitais e uso da internet. O presente estudo constatou uma precarização do trabalho docente, o qual foi potencializado pela pandemia e fragilidades no ensino remoto as quais debilitaram o processo de aprendizagem de muitos educandos, com relação as dificuldades nas condições de acesso à internet, a falta de interação escolar e o despreparo dos pais/responsáveis
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