A escola e os desafios da educação inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.61223/coopex.v14i3.258Resumo
Nos últimos anos e em quase todos os setores da sociedade a Educação Inclusiva vem sendo pauta de grandes discussões. Durante muito tempo, as pessoas com deficiência de qualquer natureza eram excluídas não só pelo seu grupo social, mas também pela a própria escola, estas pessoas eram consideradas improdutivas e inaptas sendo obrigadas a viver em instituições de cunho filantrópico ou religioso, perpassando toda a sua vida sem receber atendimento adequado nem tampouco tinham acesso às escolas. Diante disso, muitos foram privados do seu direito a educação e a socialização, não conseguindo avançar como cidadão capaz de opinar e ou mudar seu espaço social. Nesse sentido, o presente trabalho, resultado de uma pesquisa bibliográfica com base no tema A Escola e os desafios da Educação Inclusiva , busca refletir sobre o papel da Escola no processo da educação inclusiva, sobretudo, o novo modelo de educação com foco na aprendizagem, respeitando e valorizando as diferenças, despertando para a luta contra a exclusão e as barreiras do preconceito impostas pela sociedade. Apresentando respaldo teórico em Montoan (1997), Demo (1997), Freire (2000), Piaget (2007), Blanco (2003), dentre outros. Portanto, a presente pesquisa visa destacar a importância da Inclusão Escolar no desenvolvimento integral dos indivíduos contribuindo para sua formação como sujeito capaz de ultrapassar suas próprias limitações.
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