Lixo ou resíduo: explorando termos e conceitos

Autores

  • Sueny Carla da Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Janaina Barbosa da Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Viviane Farias Silva Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.61223/coopex.v14i2.251

Resumo

Esse artigo discorre sobre a complexidade envolvida no conceito de lixo no Brasil. Nessa perspectiva, a pesquisa tem como objetivo dialogar com as estruturas de pensamento do lixo, ao referenciar as abordagens dos seus sinônimos e como sua aplicação se reproduz no contexto social. A pesquisa foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica, tendo caráter qualitativo, descritivo e explicativo. Os resultados do estudo mostram a necessidade de reinventar o conceito de lixo, atribuindo uma essência substantiva dotado de valor, ao invés de repensar o uso de outros termos para transmitir essa conotação. Assim, fica evidente que, quando se trata de políticas educacionais, o termo adequado a ser utilizado é lixo, portanto, a ciência deve deixar entendível o uso das semânticas com o intuito de contribuir com um diálogo coerente com a sociedade. O modo como está sendo pensado mais atrapalha do que propõem resultados efetivos.

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Publicado

2023-07-02

Como Citar

Silva, S. C. da, Silva, J. B. da, & Silva, V. F. (2023). Lixo ou resíduo: explorando termos e conceitos. Revista Coopex., 14(2), 1810–1825. https://doi.org/10.61223/coopex.v14i2.251

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Seção

Artigos