Nível de conhecimento e estigma em graduandos da área de saúde acerca dos transtornos psiquiátricos
DOI:
https://doi.org/10.61223/coopex.v14i2.193Palavras-chave:
Conhecimento, Saúde mental, Estigmas, Transtornos psiquiátricosResumo
A doença mental é um problema que afeta todas as faixas etárias, embora seja mais comum entre os jovens. A doença mental, como outras doenças, afeta a qualidade de vida e, conseqüentemente, os indivíduos à sua volta. O conhecimento deste tema por parte de estudantes da área de saúde é essencial para compreender melhor os pacientes e integrar práticas complementares de cuidado ao paciente de saúde mental. Logo, este estudo tem como objetivo geral identificar os níveis de estigma e conhecimento dos alunos de cursos da área de saúde acerca dos transtornos psiquiátricos e como objetivos específicos: Descrever o tipo de conhecimento que a amostra apresenta em relação aos transtornos psiquiátricos; comparar o nível de conhecimento entre os alunos de diversos cursos da área de saúde; discutir acerca da estigmatização dos estudantes de saúde com relação a pacientes psiquiátricos. O presente estudo trata-se de uma pesquisa de campo de caráter descritivo com abordagem quantitativa realizada com 171 estudantes de cursos de graduação na área da saúde, ressalte-se tratar de uma amostra não probabilística por conveniência. Os cursos que apresentaram maiores índices de conhecimento sobre os transtornos psiquiátricos foram medicina, radiologia, psicologia, biomedicina e farmácia, enquanto que os cursos de medicina, psicologia e biomedicina apresentaram os menores níveis de atitudes estigmatizantes. Nesse sentido, compreende-se que existem diferenças entre os cursos, porém, os níveis de conhecimento sobre os transtornos psiquiátricos são consideravelmente baixos e se faz necessário a realização de intervenções para promover conhecimento para esta população que tanto necessita dessas informações em sua vida profissional.
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