Atenção à saúde de minorias sexuais e de gênero nos cursos de Odontologia das instituições públicas do Brasil

Autores

  • Louise de Araújo Rodas Universidade Federal de Campina Grande
  • Júlia Kiara da Nóbrega Holanda
  • William Harvey Machado de Sousa Lacerda Oliveira Universidade Federal de Campina Grande
  • Abrahão Alves de Oliveira Filho Universidade Federal de Campina Grande
  • Maria Angélica Sátyro Gomes Alves Universidade Federal de Campina Grande
  • Elizandra Silva da Penha

DOI:

https://doi.org/10.61223/coopex.v14i2.189

Palavras-chave:

Ensino, Minorias Sexuais e de Gênero, Odontologia

Resumo

As minorias sexuais e de gênero, conhecidas como comunidade LGBTQIAPN+, é o termo que se refere ao grupo social cuja identidade de gênero, orientação ou prática sexual diferem dos da maioria da sociedade que vivem. Nesse contexto, o cirurgião-dentista precisa reconhecer a heterogeneidade deste grupo para oferecer um serviço odontológico de qualidade, de forma que transmita confiança e ofereça assistência adequada, constatando-se o papel indispensável do ensino de diversidade sexual e de gênero nos cursos de odontologia das Instituições de Ensino Superior (IES) do país. Esse estudo se apresenta como uma pesquisa transversal com abordagem quantitativa, com amostra constituída pelos planos pedagógicos dos cursos de odontologia das IES públicas de todo o país, cujo objetivo foi avaliar componentes curriculares que abordam a temática da atenção à saúde a partir das minorias sexuais e de gênero, nos cursos de odontologia de IES públicas do Brasil. Os resultados mostraram que, em 2022, existiam cinquenta e sete IES ofertando cursos de odontologia no Brasil, sendo a maior parte no sudeste e nordeste. Apenas cinco IES, nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul, ofertam disciplina que aborde temas e conteúdos relacionados à saúde de minorais sexuais e de gênero, sendo a distribuição similar para disciplinas optativas e obrigatórias, com carga horária variando de 30h a 60h, em sua maioria no 3º semestre de graduação. Observou-se, portanto, que esse tema ainda é pouco abordado nas universidades públicas, demonstrando a necessidade de repensar os planos pedagógicos dos cursos de odontologia, buscando promover a inclusão e acolhimento dessa comunidade.

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Publicado

2023-05-28

Como Citar

de Araújo Rodas, L., da Nóbrega Holanda, J. K., Machado de Sousa Lacerda Oliveira, W. H., Alves de Oliveira Filho, A., Sátyro Gomes Alves, M. A., & Silva da Penha, E. (2023). Atenção à saúde de minorias sexuais e de gênero nos cursos de Odontologia das instituições públicas do Brasil. Revista Coopex., 14(2), 1090–1102. https://doi.org/10.61223/coopex.v14i2.189

Edição

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Artigos

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