A importância de exercícios físicos para indivíduos da terceira idade: melhoria na qualidade de vida

Autores

  • Wesley Ronney Aires de Souza
  • Filipe Lima da Silva
  • Lucas Tiburtino de Lacerda
  • Antônio Leonardo Morais da Silva
  • Fábio Alexandre dos Santos Lira
  • Flávio Franklin Ferreira de Almeida
  • Elzenir Pereira de Oliveira Almeida
  • Tayana Adélia Palmeira Gomes Nepomucena Unifip https://orcid.org/0009-0000-2745-7674

DOI:

https://doi.org/10.61223/coopex.v14i1.181

Palavras-chave:

qualidade de vida, Qualidade de vida. Envelhecimento. Motivação. Musculação

Resumo

Introdução: O envelhecimento é um processo natural do corpo humano onde ocorrem várias mudanças ao longo da vida. A Organização Mundial de Saúde (OMS) pontua que manter hábitos saudáveis e a prática de exercícios físicos pode prevenir/minimizar e reverter problemas relacionados ao envelhecimento. Objetivo: abordar a importância dos exercícios físicos realizadas por pessoas idosas a fim de melhorar a qualidade de vida. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura de caráter qualitativo. As bases de dados utilizadas foram Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), incluindo artigos em português, inglês e espanhol, entre os anos de 2017 e 2022, tendo como descritores (DECs): exercícios físicos; atividades físicas; idosos; qualidade de vida; envelhecimento; hábitos saudáveis; terceira idade; doenças em idosos. Resultados: Foram analisados 12 estudos e  observou-se que a prática de exercícios físicos tem impacto positivo na vida de pessoas da terceira idade e que a longevidade com qualidade está ligada a prática cotidiana de exercícios físicos. Conclusão: conclui-se que os exercícios físicos auxiliam no envelhecimento saudável, minimizando os riscos de doenças físicas e mentais, além de proporcionar melhor qualidade de vida aos idosos.

Biografia do Autor

Tayana Adélia Palmeira Gomes Nepomucena, Unifip

Graduada em bacharelado em Direito pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP), especialista em Mediação e Arbitragem, pelo Centro Universitário de João Pessoa-PB (UNIPÊ), pós-graduanda, a nível de especialização em Direito Penal, pela Faculdade Damásio de Jesus e em Direito Tributário, pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET). Durante a graduação atuou como monitora da disciplina Direito Penal I, realizou estágio em escritório de advocacia, Defensoria Pública e Ministério Público. Obteve aprovação em concurso público realizado pelo Tribunal de Justiça da Paraíba para atuar como estagiária na Vara de Execuções Penais da Comarca de Patos-PB. Trabalhou como Coordenadora Adjunta do Núcleo de Atividades Complementares do curso de bacharelado em Direito das Faculdades Integradas de Patos-FIP e foi Coordenadora Institucional do Centro de Conciliação e Mediação de Patos-PB (Convênio realizado entre o Tribunal de Justiça da Paraíba e Faculdades Integradas de Patos), o qual integra o Núcleo de Práticas Jurídicas. Foi professora titular da disciplina Mediação e Arbitragem do curso de bacharelado em Direito das Faculdades Integradas de Patos (FIP). Atualmente mantém vínculo com a FIP e é Coordenadora Acadêmica do Centro Educacional Palmeira Gomes.

Referências

ANTUNES, R. et al. Qualidade de vida, vitalidade e força de preensão manual em idosos praticantes de exercício físico. Cuadernos de Psicologia del Deporte. v. 22, n.1, 2022.

ARAÚJO, Lucineide Souto de. Et al. Envelhecer com saúde e qualidade de vida. Temas em saúde. v. 19, n. 3, 2019.

CASSIANO, Andressa do Nascimento et al. Efeitos do exercício físico sobre o risco cardiovascular e qualidade de vida em idosos hipertensos. Ciência & Saúde Coletiva. v. 25, n. 6, 2020.

CONFEF, Conselho Federal de Educação Física. Memórias, fatos e registros dos 20 anos da regulamentação da profissão de educação física no Brasil e da criação do sistema CONFEF/CREFs. Rio de Janeiro: CONFEF/CREFs , 2018. 71 .

COSTA, Tiffany Bianca Lage de. Impacto do exercício físico no comportamento de idosas com Alzheimer. Enferm Foco. v. 12, n. 6, 2021.

LIU, Guangsuo. Comparison between differntt exercises on the health and physical conditioning of the elderly. Revista Brasileira de Medicina e Esporte. v. 28, n.6, 2022.

MEDEIROS, Raul José de Araújo et al. Exercício físico e hábitos alimentares em idosos: uma reflexão teórica. Research, Society and Development. v. 10, n.17, 2021.

MELO, Laércio Almeida. LIMA, Kenio Costa. Fatores associados às multimorbidades mais frequentes em idosos brasileiros. Ciência & Saúde Coletiva. v. 25, n. 10, 2020.

MENDES, Karina Dal Sasso; SILVEIRA, Renata Cristina de Campos Pereira; GALVÃO, Cristina Maria. Revisão Integrativa: Método de Pesquisa para a Incorporação de Evidências na Saúde e na Enfermagem. Texto & Cotexto

Enfermagem, Florianópolis, 2008 Out-Dez; 17(4): 758-64. 20

REIS, Cleyton da Silva. ANDRADE, Juliana Alves Miranda. Benefícios da Atividade Física para Idosos. Revista Eletrônica Nacional de Educação Física. Edição especial. v. 5, n.5, 2022.

SANTOS, Givanildo de Oliveira. Exercícios físicos e o envelhecimento: revisão de literatura. Revista Científica Multidisciplina Núcleo do Conhecimento. ed. 09, v. 3, 2020.

SILVA, Lucas Lelis. Efeitos da prática de atividade física e exercício físico para a saúde dos idosos. 2022. 41 fls. Educação Física. Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2022.

TELES, Halysson Luiz. QUIRINO, José Renato de Assis. Atividade física e qualidade de vida na terceira idade. 2020. 16 fls. Educação Física. Faculdade de Ciências da Educação e Saúde – FACES, Brasília, 2020.

Downloads

Publicado

2023-05-24

Como Citar

Souza, W. R. A. de, Silva, F. L. da, Lacerda, L. T. de, Silva, A. L. M. da, Lira, F. A. dos S., Almeida, F. F. F. de, Almeida, E. P. de O., & Nepomucena, T. A. P. G. (2023). A importância de exercícios físicos para indivíduos da terceira idade: melhoria na qualidade de vida. Revista Coopex., 14(1), 887–896. https://doi.org/10.61223/coopex.v14i1.181

Edição

Seção

Artigos

Categorias