Revisão integrativa das cartilhas educativas sobre paciente cirúrgico

Autores

  • José Jeidson Alexandre Abrantes Centro Universitário Santa Maria
  • Felipe Augusto Casseb dos Santos Centro Universitário do Pará
  • Rafaela Seixas Pinho Centro Universitário do Pará
  • Carlyne Souza Lamego Sanjad Centro Universitário Santa Maria
  • Fernando Rodrigues Badiani Faculdade de Medicina do Vale do Aço
  • Wendel Sebastian Ramalho Lacerda Centro Universitário Santa Maria
  • Nicolas Eduardo Ferreira Silva Centro Universitário Santa Maria
  • Fellipe Hemeterio de Medeiros Centro Universitário Santa Maria
  • Ana Clara de França Silva Azevedo Centro Universitário Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.61223/coopex.v14i1.176

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Materiais educativos, Benefícios, Paciente cirúrgico

Resumo

A educação em saúde possui potencial de excitar o sujeito ao cuidado individual e coletivo, valorizar os aspectos associados no processo de conhecimento da realidade e dos campos relacionados à tomada de decisão, bem como de processos de modificação da realidade.  Envolvem a participação da população no seu contexto cotidiano, com finalidade de capacitar pessoas para a busca da melhoria das suas condições de saúde, estimulando o diálogo, a reflexão, a ação partilhada e o questionamento. Destaca-se a utilização de materiais educativos nesse processo, que segue um processo sistemático de seleção de mensagens e desenvolvimento de conteúdo, revisão e avaliação. Dessa forma, o escopo precípuo deste artigo é realizar uma revisão integrativa de literatura sobre a importância das cartilhas educativas sobre paciente cirúrgico no contexto de educação em saúde. Este estudo foi efetivado por meio de publicações publicadas nos últimos 5 anos em forma de artigos científicos encontrados nas Base de dados Bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SciELO), SCOPUS e U.S National Library of Medicine (Pubmed). Por meio dos estudos, verificou-se que o maior efeito relatado pelos artigos selecionados está relacionado a desfechos clínicos, como melhoria do atendimento ao paciente ou mudança na prática clínica, proporcionando melhoria da satisfação e do conhecimento do paciente. Neste sentido, o emprego de abordagens educacionais pode aumentar o conhecimento dos pacientes sobre as complicações pré e pós-operatórias.

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Publicado

2023-05-23 — Atualizado em 2023-05-23

Versões

Como Citar

Alexandre Abrantes, J. J., Casseb dos Santos, F. A., Seixas Pinho, R., Souza Lamego Sanjad, C., Rodrigues Badiani, F., Ramalho Lacerda, W. S., Ferreira Silva, N. E., Hemeterio de Medeiros, F., & de França Silva Azevedo, A. C. (2023). Revisão integrativa das cartilhas educativas sobre paciente cirúrgico. Revista Coopex., 14(1), 870–886. https://doi.org/10.61223/coopex.v14i1.176

Edição

Seção

Artigos

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