Efetividade do ensino teórico-prático de manobras de reanimação cardiopulmonar em escolas

Autores

  • Gabriel dos Santos Medeiros Centro Universitário de Patos
  • Maria de Fátima Trigueiro da Silva
  • Victória Costa Ferreira
  • Hemerson Andrade Lucena
  • Umberto Marinho de Lima Júnior

DOI:

https://doi.org/10.61223/coopex.v14i2.162

Palavras-chave:

Reanimação Cardiopulmonar, Instituições Acadêmicas, Ensino, Aprendizagem

Resumo

Introdução: Parada cardiorrespiratória extra-hospitalar (PCR-EH) é uma causa constante de morte ao redor do mundo, destacando-se como um sério problema de saúde pública devido à sua elevada taxa de morbimortalidade. Entretanto, o reconhecimento precoce e tentativas imediatas de reanimação são aspectos importantes no aumento dos índices de sobrevivência desse evento. Com isso, vê-se a introdução do ensino do Suporte Básico de Vida (SBV), principalmente da Reanimação Cardiopulmonar (RCP) em instituições de ensino como uma intervenção efetiva e necessária Objetivo: Analisar a efetividade do ensino da Reanimação Cardiopulmonar (RCP) em instituições de ensino Métodos: Revisão Integrativa da Literadura, realizada na plataforma de busca na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Scientific Electronic Library Online (SciELO), utilizando-se Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) em inglês associados a utilização do operador booleano (AND) – Cardiopulmonary Resuscitation AND Schools AND Effectiveness, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, selecionaram-se dezessete artigos que constituíram a pesquisa. Resultados: Pode-se considerar que o ensino de RCP e SBV para crianças e adolescentes em idade escolar traz benefícios para a saúde pública, pois promove oportunização do conhecimento e treinamento de habilidades para preparo desses, que ainda se destacam como propagadores de informação. Conclusão: Diferentes programas de treinamento em RCP demonstraram alta eficácia para o treinamento em escolas. Os programas que treinam não-profissionais de saúde podem ajudar a salvar vidas e consequentemente diminuir os custos do sistema público de saúde, sendo o investimento para sua inclusão na grade escolar extremamente relevante como medida de saúde pública.

Referências

ABELAIRAS-GÓMEZ, C. et al. Training frequency for educating schoolchildren in basic life support: very brief 4-month rolling-refreshers versus annual retraining—a 2-year prospective longitudinal trial. BMJ Open, v. 11, n. 11, p. e052478, 30 nov. 2021. Disponível em: https://bmjopen.bmj.com/content/11/11/e052478.long. Acesso em 11 de maio de 2023.

BANFAI, B. et al. “The year of first aid”: effectiveness of a 3-day first aid programme for 7-14-year-old primary school children. Emerg Med J, p. 526–532, 2017. Disponível em: https://emj.bmj.com/content/34/8/526.long. Acesso em 11 de maio de 2023.

CAVE, D. M. et al. Importance and Implementation of Training in Cardiopulmonary Resuscitation and Automated External Defibrillation in Schools. Circulation, v. 123, n. 6, p. 691–706, 15 fev. 2011. Disponível em: https://www.ahajournals.org/doi/10.1161/CIR.0b013e31820b5328. Acesso em 11 de maio de 2023.

DOUCET, L. et al. App-based learning as an alternative for instructors in teaching basic life support to school children: a randomized control trial. Acta Clin Belg, p. 317–325, 2019.

EINSPRUCH, E. L. et al. Retention of CPR skills learned in a traditional AHA Heartsaver course versus 30-min video self-training: a controlled randomized study. Resuscitation, v. 74, n. 3, p. 476–486, set. 2007. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/17843286.2018.1500766. Acesso em 11 de maio de 2023.

HERMONT, A. P.; ZINA, L. G. .; SILVA, K. D. da; SILVA, J. M. da; MARTINS-JÚNIOR, P. A. Revisões integrativas em Odontologia : conceitos, planejamento e execução. Arquivos em Odontologia, v. 57, p. 3–7, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/arquivosemodontologia/article/view/25571. Acesso em 11 de maio de 2023.

ISBYE, D. L. et al. Laypersons may learn basic life support in 24min using a personal resuscitation manikin. Resuscitation, v. 69, n. 3, p. 435–442, jun. 2006. Disponível em: https://www.resuscitationjournal.com/article/S0300-9572(05)00459-4/fulltext. Acesso em 11 de maio de 2023.

KESICI, S. et al. Peer Education Model for Basic Life Support Training among High School Children: A Randomized Trial. Prehospital and Disaster Medicine, v. 36, n. 5, p. 553–560, out. 2021. Disponível em: https://www.cambridge.org/core/journals/prehospital-and-disaster-medicine/article/abs/peer-education-model-for-basic-life-support-training-among-high-school-children-a-randomized-trial/1CF1659B316AA9B45E27D1B9F172F7DB. Acesso em 11 de maio de 2023.

KOVÁCS, A. et al. Teaching cards as low-cost and brief materials for teaching basic life support to 6–10-year-old primary school children – a quasi-experimental combination design study. BMC Pediatrics, v. 22, p. 648, 8 nov. 2022. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC9641917/. Acesso em 11 de maio de 2023.

KUA, P. H. J. et al. Knowledge and attitudes of Singapore schoolchildren learning cardiopulmonary resuscitation and automated external defibrillator skills. Singapore Med J, p. 487–499, 2018. Disponível em: . Acesso em 11 de maio de 2023.

MARTÍNEZ-ISASI, S. et al. Basic life support training programme in schools by school nurses. Medicine, v. 100, n. 13, p. e24819, 2 abr. 2021. Disponível em: http://www.smj.org.sg/article/knowledge-and-attitudes-singapore-schoolchildren-learning-cardiopulmonary-resuscitation-and. Acesso em 11 de maio de 2023.

NAKAGAWA, N. K. et al. Effectiveness of the 40-Minute Handmade Manikin Program to Teach Hands-on Cardiopulmonary Resuscitation at School Communities. American Journal of Cardiology, v. 139, p. 126–130, 15 jan. 2021. Disponível em: https://www.ajconline.org/article/S0002-9149(20)31007-9/fulltext. Acesso em 11 de maio de 2023.

NAPP, A. et al. Implementation of basic life support training for school children: Online education for potential instructors? Results of a cluster randomised, controlled, non-inferiority trial. Resuscitation, v. 152, p. 141–148, 1 jul. 2020. Disponível em: https://www.resuscitationjournal.com/article/S0300-9572(20)30180-5/fulltext. Acesso em 11 de maio de 2023.

OLASVEENGEN, T. M. et al. Adult Basic Life Support: International Consensus on Cardiopulmonary Resuscitation and Emergency Cardiovascular Care Science With Treatment Recommendations. Resuscitation, v. 156, p. A35–A79, 1 nov. 2020. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0300957220304585. Acesso em 11 de maio de 2023.

PAGLINO, M. et al. A video-based training to effectively teach CPR with long-term retention: the ScuolaSalvaVita.it (“SchoolSavesLives.it”) project. Intern Emerg Med, p. 275–279, 2019. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11739-018-1946-3. Acesso em 11 de maio de 2023.

PANCHAL, A. R. et al. Part 3: Adult Basic and Advanced Life Support: 2020 American Heart Association Guidelines for Cardiopulmonary Resuscitation and Emergency Cardiovascular Care. Circulation, v. 142, n. 16_suppl_2, p. S366–S468, 20 out. 2020. Disponível em: https://www.ahajournals.org/doi/10.1161/CIR.0000000000000916. Acesso em 11 de maio de 2023.

PIVAČ, S.; GRADIŠEK, P.; SKELA-SAVIČ, B. Basic Resuscitation Training for Third-Cycle Primary School Students: A Qualitative Research of Training Providers’ Experiences. Inquiry: A Journal of Medical Care Organization, Provision and Financing, v. 59, p. 00469580221127134, 5 out. 2022. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC9537491/. Acesso em 11 de maio de 2023.

RAMESH, A. C. et al. Teaching Hands-Only CPR (HOCPR) skills to 8th-grade students in urban Bengaluru: Development of a comprehensive Hands-Only CPR programme for high school students. Indian Journal of Anaesthesia, v. 66, n. 2, p. 140–145, fev. 2022. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8963233/. Acesso em 11 de maio de 2023.

SCHMID, K. M. et al. Teaching Hands-Only CPR in Schools: A Program Evaluation in San José, Costa Rica. Ann Glob Health, p. 612–617, 2018. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6748223/. Acesso em 11 de maio de 2023.

SOUZA, R. P. DE; FARIA, J. C. P. Basic life support training in schools. ABCS Health Sciences, v. 46, p. e021303, 21 jul. 2021. Disponível em: https://www.portalnepas.org.br/abcshs/article/view/1499. Acesso em 11 de maio de 2023.

SÜSS-HAVEMANN, C. et al. Implementation of Basic Life Support training in schools: a randomised controlled trial evaluating self-regulated learning as alternative training concept. BMC Public Health, v. 20, p. 50, 13 jan. 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6958621/. Acesso em 11 de maio de 2023.

TANAKA, S. et al. A pilot study of Practice While Watch based 50 min school quality cardiopulmonary resuscitation classroom training: a cluster randomized control trial. Acute Medicine & Surgery, v. 7, n. 1, p. e455, 28 ago. 2019. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6971470/. Acesso em 11 de maio de 2023.

TONY, A. C. C. et al. Teaching Basic Life Support to schoolchildren: quasi-experimental study. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 28, p. e3340, 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692020000100408&tlng=en. Acesso em 11 de maio de 2023.

ZENANI, N. E. et al. Effectiveness of school-based CPR training among adolescents to enhance knowledge and skills in CPR: A systematic review. Curationis, p. e1–e9, 2022. Disponível em: https://curationis.org.za/index.php/curationis/article/view/2325. Acesso em 11 de maio de 2023.

Downloads

Publicado

2023-05-28

Como Citar

dos Santos Medeiros, G., Trigueiro da Silva, M. de F., Costa Ferreira, V., Andrade Lucena, H., & Marinho de Lima Júnior, U. (2023). Efetividade do ensino teórico-prático de manobras de reanimação cardiopulmonar em escolas. Revista Coopex., 14(2), 1103–1116. https://doi.org/10.61223/coopex.v14i2.162

Edição

Seção

Artigos

Categorias