Ao mestre com carinho: o uso do filme no ensino de história

Autores

  • Michelle Dayse Marques de Lima

DOI:

https://doi.org/10.61223/coopex.v1i1.149

Resumo

O objetivo da pesquisa de que este artigo é fruto foi discutir como o ensino de
História mudou nas últimas décadas. Por muito tempo, os documentos escritos foram
considerados a principal fonte de informação para o historiador: eram vistos como os
únicos documentos confiáveis. Ao longo do século XX esta percepção mudou: hoje
tudo o que diz respeito ao ser humano é considerado fonte histórica , fala-nos algo sobre
ele. A partir desta mudança de paradigmas no camp o da História também o filme passou
a ser visto como um importante instrumento para os profissionais que lidam com a
análise das sociedades, o que inclui historiadores e professores de História. Mas tem os
constatado que estes professores têm usado este importante recurso didático de maneira
passiva, sem muito senso crítico. Geralmente o filme é passado em sala de aula apenas
para ilustrar um determinado conteúdo sem que seja feita uma an álise dele enquanto
artefato intelectual, portanto, subjetivo. Os professores de História devem estimular nos
seus alunos a percepção crítica do mundo que os rodeia . Portanto, o propósito de nossa
discussão foi levar os discentes de História das FIP a refletir sobre a complexidade que
existe em um filme, consider ando-o como fonte historiográfica e, como tal,
submetendo-o a rigorosos procedimentos de análise deixando, assim, de aceitá-lo como
verdadeiro

Referências

AUMONT, Jacques et al. A estética do filme. Campinas: Papirus, 1995.

BEHAR, Regina. Arte, imagem e ensino de história. Mimeog. s/d. 7pp.

. O uso do vídeo no ensino de História. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2000.

BERNARDET, Jean-Claude. O que é cinema. São Paulo: Brasiliense, 1996.

BITTENCOURT, Circe. Cinema, vídeo e ensino de história. Mimeog. s/d. 7pp.

FERRO, Marc. Cinema e história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

MALERBA, Jurandir (org.). A história escrita: teoria e história da historiografia. São Paulo: Contexto: 2006.

TERUYA, Marisa Tayra; LIMA, Carlos Adriano Ferreira. Documentários em aulas de história: algumas possibilidades de trabalho. In: SANTOS NETO, Martinho Guedes dos (Org.). Historia ensinada: linguagens e abordagens em sala de aula. João Pessoa: Idéia, 2008.

Downloads

Publicado

2023-05-09

Como Citar

Lima, M. D. M. de. (2023). Ao mestre com carinho: o uso do filme no ensino de história. Revista Coopex., 1(1), 26–38. https://doi.org/10.61223/coopex.v1i1.149

Edição

Seção

Artigos

Categorias