Eficácia dos bons hábitos alimentares em pacientes oncológicos com disbiose intestinal: revisão sistemática

Autores

  • Elizangela Lacerda Oliveira UNIFIP
  • Ana Paula Pereira da Silva
  • Paloma Cyntia da Silva Figueiredo Siqueira
  • Larruama Priscylla Fernandes de Vasconcelos
  • Débora Gomes de Souza Araújo

DOI:

https://doi.org/10.61223/coopex.v14i1.132

Palavras-chave:

Microbiota intestinal. Disbiose intestinal. Câncer. Alimentação.

Resumo

Objetivo: o objetivo desse trabalho foi descrever, por meio de uma revisão sistemática, com base nos achados da literatura, a eficácia dos bons hábitos alimentares em pacientes oncológicos com disbiose intestinal.

Métodos: trata-se de uma revisão sistemática da literatura, na qual as informações foram obtidas a partir de buscas nas bases de dados Scielo, PubMed e Bireme. Foram incluídos artigos originais, escritos em português, inglês e espanhol, indexados no período de 2015 a 2021, que abordassem a temática de forma adequada. Ao final, 10 artigos foram selecionados após análise de títulos, palavras-chave e leitura de resumos.

Resultados: Estudos mostraram que há uma diminuição de bactérias benéficas e aumento de bactérias maléficas em pacientes com câncer e que a barreira intestinal encontra-se perturbada nesses pacientes. Alguns compostos utilizados em terapia oncológica são tóxicos para a mucosa intestinal, interrompendo funções da barreira intestinal. Outros estudos também mostraram que a administração de probióticos melhoram o sistema imunológico, tem ação anticancerígena e diminuem os sintomas que surgem durante o tratamento de pacientes com câncer.

Conclusões: Diante disso, os estudos mostraram que a microbiota pode perder a sua integridade em pacientes com câncer que realizam tratamento oncológico, bem como potencializar os sintomas desagradáveis que surgem durante o tratamento. Portanto, a adoção de hábitos alimentares saudáveis, utilização de fibras, probióticos, prebióticos e simbióticos como método terapêutico para tratar problemas da microbiota, como a disbiose, se mostrou eficaz para pacientes oncológicos.

Palavras-Chave: Microbiota intestinal. Disbiose intestinal. Câncer. Alimentação.

Downloads

Publicado

2023-04-12

Como Citar

Lacerda Oliveira, E., Pereira da Silva, A. P., Cyntia da Silva Figueiredo Siqueira, P., Priscylla Fernandes de Vasconcelos, L., & Gomes de Souza Araújo, D. (2023). Eficácia dos bons hábitos alimentares em pacientes oncológicos com disbiose intestinal: revisão sistemática. Revista Coopex., 14(1), 589–602. https://doi.org/10.61223/coopex.v14i1.132

Edição

Seção

Artigos

Categorias